Upa, upa, cavalinho acompanha um cavalinho que galopa por diferentes cenários: do campo ao mar, indo até o espaço e encontrando diversos amigos animais pelo caminho. Os versos sonoros e ritmados tornam a leitura interativa e sensorial, perfeita para ser acompanhada por gestos, balanços e brincadeiras corporais. O desfecho do livro estimula a imaginação das crianças, ressaltando o brincar como a essência da infância.
Este roteiro traz atividades e sugestões para explorar a história com bebês e crianças pequenas de um ano e sete meses até três anos e onze meses, tornando a leitura uma oportunidade de movimento e descoberta.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI02TS03
Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02EF02
Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
EI02EF02
Dica
Na preparação para a leitura com bebês e crianças pequenas, é importante lembrar que o livro não deve ser um objeto intocável. Os bebês estão explorando e aprendendo a manuseá-lo, e isso pode envolver amassá-lo ou até rasgá-lo. O manuseio pode ser ensinado de forma suave e gradual. A leitura deve ser feita com os bebês, e não apenas para eles. A verdadeira interação acontece quando você está perto, à altura deles, criando um espaço de envolvimento e descoberta onde a leitura se torna uma experiência sensorial e afetiva.
Para familiarizar as crianças com o tema antes da leitura, comece reproduzindo o som do galope de um cavalo, batendo levemente as mãos nas pernas ou no chão. Esse som despertará a curiosidade dos pequenos e criará uma conexão inicial com a história.
Em seguida, você pode anunciar que fará uma leitura, utilizando um ritual que já costuma usar para iniciar as histórias, como uma música, um verso ou um gesto especial. Antes de mostrar o livro, pergunte às crianças:
• Que animal vocês acham que faz esse som?
• Sobre qual bicho vocês acham que será a história de hoje?
Essa introdução estimula a participação ativa dos pequenos e cria um clima de expectativa para a leitura.
Após a familiarização com o tema, mostre a capa do livro para as crianças, apontando para o animal e perguntando se o reconhecem. Algumas perguntas possíveis:
• Que animal é este aqui na capa do livro?
• Alguém aqui já viu um cavalo de verdade?
• Onde vivem os cavalos?
• Para onde será que este cavalo azul está indo? Vamos descobrir?
Dependendo da idade das crianças, as respostas serão mais complexas e elaboradas. De qualquer maneira, essa é uma etapa importante de antecipação da leitura que cria expectativa sobre a narrativa e convida o leitor a iniciar a experiência literária.
Em seguida, leia o título do livro em voz alta, destacando o ritmo da frase para já introduzir a musicalidade da história. Depois desse momento de interação, inicie a leitura, explorando o tom de voz, os gestos e os movimentos para tornar a experiência mais envolvente para as crianças.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI02EF03
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura
de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-
-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
EI02EF08
Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais
(parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
EI02EF08
Dica
Upa, upa, cavalinho pode ser lido individualmente, com o bebê no colo; ou em grupo, tornando-se uma experiência coletiva e interativa. Na leitura individual, aproxime o livro, permitindo que a criança observe as imagens e sinta o ritmo dos versos. Já em grupo, você pode acompanhar a leitura com gestos e balanços, incentivando a participação dos bebês. Em ambos os casos, a mediação deve ser sensível às reações dos pequenos, tornando o momento lúdico e envolvente.
A leitura para bebês e crianças pequenas vai além do texto escrito – ela envolve musicalidade, interação e estímulos sensoriais. A seguir, destacamos duas potencialidades do livro que podem ser exploradas durante ou após a leitura.
O ritmo da leitura
Os versos de Upa, upa, cavalinho tornam a leitura quase como uma canção. Essa estrutura facilita a imersão dos bebês, que respondem naturalmente a padrões rítmicos e sonoros. Durante a leitura, experimente variar a entonação e brincar com a musicalidade do texto, cantando os versos ou acompanhando com palmas e balanços. O ritmo envolvente ajuda os bebês a antecipar o que vem a seguir, promovendo atenção e engajamento.
“Upa, upa, cavalinho,
Upa, upa muito alegre…
… upa, upa, cavalinho,
upa, upa e salta leve!”
As ilustrações como convite à observação
As imagens do livro oferecem uma excelente oportunidade para estimular a atenção visual. O contraste de cores e os cenários variados pelos quais o cavalinho passa despertam a curiosidade dos pequenos, incentivando-os a acompanhar com o olhar e até a apontar para os elementos das páginas.
Durante a leitura, chame a atenção para detalhes das ilustrações, nomeando cores, formas e personagens, ampliando o repertório visual e linguístico dos bebês. Essa interação favorece a conexão entre palavra e imagem, promovendo os primeiros contatos com a linguagem escrita de forma natural e prazerosa.
A imaginação e o brincar
O livro Upa, upa, cavalinho convida as crianças a embarcar em uma jornada lúdica e imaginativa, acompanhando a trajetória de um cavalo que galopa por diferentes cenários, como o mar, o espaço e o sol. O final aberto da história estimula a imaginação, convidando os leitores a revisitar as páginas e criar novas possibilidades para o destino do cavalinho. Para explorar essa potencialidade, pergunte às crianças:
• Para onde vocês acham que o cavalinho vai depois da última página?
• Olha, apareceu uma menina, quem é ela?
• Será que esse cavalo de brinquedo é o mesmo da história?
• Vocês já brincaram como ela?
• Se vocês tivessem um cavalinho mágico, para onde gostariam de galopar?
• Como seria um lugar completamente novo para o cavalinho visitar? O que ele encontraria lá?
A mediação pode estimular as crianças a criar suas próprias continuações para a história, seja oralmente, por meio de desenhos ou até a partir da composição de novos versos ritmados. Além disso, é uma oportunidade para destacar o brincar como a essência da infância, mostrando como a literatura pode ser um convite à criatividade e ao movimento.
Para saber mais
O livro Upa, upa, cavalinho (originalmente Arre, arre, caballito) recebeu esse título em referência aos versos iniciais da tradicional cantiga popular Upa, upa, cavalinho, que se tornou conhecida no Brasil especialmente após sua popularização pela animação infantil Galinha Pintadinha nos anos 2000. A obra original tem um forte apelo musical, com versos ritmados, rimas e repetições.
Durante o processo editorial, a principal preocupação foi preservar essa musicalidade na versão em português. A tradução literal não conseguia manter os efeitos sonoros essenciais para a experiência de leitura, então a solução veio com uma adaptação cuidadosa: a editora brasileira entrou em contato com a editora chilena e solicitou autorização para ajustar alguns versos. A autora, Pilar Muñoz, aprovou com entusiasmo as mudanças propostas, garantindo que a nova versão mantivesse o ritmo e a ludicidade do original. Assim, Upa, upa, cavalinho ganhou vida na Editora Via Lúdica como um livro sonoro, que convida as crianças a brincar com a linguagem e explorar os sons de forma envolvente.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI02TS01
Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
EI02CG03
Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
EI02CG03
Após a leitura, permita que as crianças tenham um momento para explorar o livro espontaneamente, manuseando as páginas, tocando nas ilustrações e observando as palavras escritas. Deixe que sintam a textura do papel, virem as páginas no próprio ritmo e apontem para imagens ou letras que chamem sua atenção.
Enquanto exploram, nomeie o que aparece no livro, reforçando a relação entre imagem e palavra escrita. Para as crianças que estejam na fase de letramento, é interessante dizer em voz alta trechos curtos da narrativa, acompanhando com o dedo o percurso das palavras na página. Esse contato inicial, mesmo que de forma espontânea, ajuda os bebês a começarem a perceber que o texto carrega significado e faz parte da experiência de leitura.
ATIVIDADES
Brincando de galopar
O texto do livro convida naturalmente ao ritmo e ao balanço, como se o leitor estivesse montado no cavalinho e viajando por diferentes lugares. Que tal explorar os movimentos presentes na narrativa por meio de interações suaves? Balançar os bebês no colo ou no chão pode ajudar a reforçar a sensação do trote de um cavalinho, trazendo ainda mais significado para a história. Experimente segurar os bebês no colo e imitar o ritmo do livro, alternando entre balanços leves e pequenos pulos, sempre observando suas reações.
Para os maiores, incentive-os a “galopar” pelo ambiente, acompanhados por uma cantoria dos versos do livro. Esse momento fortalece o vínculo afetivo com a história e estimula a percepção corporal das crianças.
A trote, a galope, a passo
Para ampliar a experiência da leitura, apresente a música A trote, a galope, a passo e convide os bebês a se movimentarem ao som dela. Enquanto a música toca, explore diferentes ritmos e intensidades. Nos momentos mais suaves, faça balanços leves e ritmados; nos trechos mais animados, incentive pequenos pulos ou deslocamentos pelo espaço.
Para ajudar os bebês a perceber o ritmo do galope, bata levemente as mãos nas pernas ou no chão simulando o trote de um cavalinho. Se possível, incentive os bebês a tentar reproduzir esse som, seja com as próprias mãos ou observando o movimento dos adultos. E com os maiores é possível percorrer a sala imitando um cavalo a galopar.
Essa atividade promove a percepção corporal, a musicalidade e a relação entre som e movimento.
Link para a música A Trote, a galope, a passo: https://linkja.net/a-trote-a-galope-a-passo-YouTube.
Inspiração de atividade com movimento: CRECHE IV –A: MUSICALIZAÇÃO: A trote, a galope, a passo https://www.youtube.com/watch?v=Mf0oLSkyPZM.
Casquinhas de Cavalo: instrumento musical
Para encerrar a experiência com a obra Upa, upa, cavalinho de forma sensorial e musical, convide os pequenos a explorar o som do galope por meio de instrumentos feitos com cascas de coco.
Disponibilize pedaços de casca de coco (lixados e seguros para o manuseio) e incentive os bebês a explorar os sons, batendo-os levemente um contra o outro ou no chão. Para aqueles que ainda não conseguem segurar sozinhos, os adultos podem ajudá-los a experimentar diferentes ritmos, sempre respeitando as reações e os interesses de cada um.
Com os maiores é possível propor que pintem a parte de fora das cascas de coco com tinta. Esta atividade proporciona uma rica experiência musical e tátil, estimulando a percepção sonora, a coordenação motora e a relação entre ritmo e movimento. Além disso, permite que os bebês brinquem com os sons do cavalinho de maneira concreta e envolvente.
O vídeo a seguir apresenta instruções de como fazer os instrumentos com cascas de coco: Como fazer instrumentos musicais para crianças #03, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zXvZceeWFrE.
Dos estudantes
Para ampliar o repertório de músicas das crianças, indicamos o álbum Conversa de bicho, de Kitty Driemeyer. É possível ouvi-lo nas plataformas YouTube ou Spotify.
Disponível em:
Dos professores
A leitura com bebês é fundamental para o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e da interação social. Experiências narrativas desde os primeiros meses de vida contribuem para a organização do pensamento e a compreensão do mundo ao redor, estimulando o interesse pela leitura e a descoberta de novos significados.
Para ampliar o repertório sobre o tema, indicamos os seguintes vídeos:
• BNCC na Prática para Educação Infantil: leitura para bebês:
https://www.youtube.com/watch?v=s3OuFqjyC3E.
• Leitura para bebês:
https://www.youtube.com/watch?v=KOv6_HetY7k&t=556s.
• 3 dicas para ler para bebês:
https://www.youtube.com/watch?v=t8sGHsan9GM.
Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:
Referências
EMEI Tempo de Infância. CRECHE IV –A: MUSICALIZAÇÃO: A trote, a galope, a passo. EMEI Tempo de Infância, 8 nov. 2019. 1 vídeo (1 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Mf0oLSkyPZM. Acesso em: 3 fev. 2025.
ENSINOINFANTILNUMCLIQUE. Como fazer instrumentos musicais para crianças #03. EnsinoInfantilNumClique, 20 ago. 2018.
1 vídeo (2 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zXvZceeWFrE. Acesso em: 3 fev. 2025.
KITTY DRIEMEYER. Álbum conversa de bicho. Kitty Driemeyer, 5 fev. 2018. 11 vídeos (22 min).
Disponível em: https://linkja.net/conversa-de-bicho-YouTube. Acesso em: 3 fev. 2025.
KITTY DRIEMEYER. Álbum conversa de bicho. Kitty Driemeyer, 1 out. 2004. 11 músicas (22 min).
Disponível em: https://linkja.net/conversa-de-bicho-Spotify. Acesso em: 3 fev. 2025.
KITTY DRIEMEYER. A Trote, A Galope, A Passo. Tema. Kitty Driemeyer, 5 fev. 2018. 1 vídeo (1 min).
Disponível em: https://linkja.net/a-trote-a-galope-a-passo-YouTube. Acesso em: 3 fev. 2025.
NOVA ESCOLA. 3 dicas para ler para bebês. Nova Escola, 1 jul. 2020. 1 vídeo (5 min).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t8sGHsan9GM. Acesso em: 3 fev. 2025.
NOVA ESCOLA. BNCC na Prática para Educação Infantil: leitura para bebês. Nova Escola, 17 jan. 2019. 1 vídeo (6 min).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s3OuFqjyC3E. Acesso em: 29 abr. 2025.
NOVA ESCOLA. Leitura para bebês. Nova Escola, 27 jul. 2011. 1 vídeo (13 min).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KOv6_HetY7k&t=556s. Acesso em: 3 fev. 2025.