Na sala de aula

ROTEIRO DE LEITURA

capa uma festa para todos

Uma festa para todos

Francesca Pirrone
Francesca Pirrone
Tradução: Janette Tavano
Gênero: Livro ilustrado
Idade: 4 anos
Segmento: Educação Infantil
Tema: Amizade

Uma festa para todos acompanha Porquinho em sua celebração de aniversário, planejada por ele com todo carinho. Após receber cada um de seus amigos e quando finalmente vai provar as gostosuras da festa, descobre que quase tudo já tinha acabado. Ainda bem que seus amigos não o deixam na mão: usam a criatividade e celebram a vida de Porquinho como ele merece!

Neste roteiro de leitura, você encontrará dicas para que o trabalho com a obra desperte, nas crianças, o prazer pela leitura e a vontade de compartilhar bons momentos com os amigos.

Antes da leitura

,

Para essa leitura, recomendamos a formação de uma roda com as crianças sentadas no chão sobre almofadas, tapetes e outros elementos que proporcionem um ambiente acolhedor e confortável. Além disso, você pode decorar o ambiente com bexigas, bandeirinhas coloridas e outros elementos que remetem a um clima de festa de aniversário. Dependendo do seu contexto de docência e da estrutura da escola, você pode, ainda, distribuir saquinhos de pipoca para as crianças comerem durante a leitura.

Para a familiarização com o tema, proporcione um momento de diálogo com as crianças, introduzindo questões sobre afeto, amor, empatia e amizade, que serão trabalhadas na leitura. Para isso, você pode iniciar essa etapa com as seguintes perguntas:

• Vocês gostam de fazer aniversário?

• Gostam de ir às festas de aniversário de outras pessoas?

• Do que vocês mais gostam nesse tipo de festa?

• O que vocês acham que não pode faltar nas comemorações?

Trata-se de um tema que as crianças costumam gostar muito. Por isso, é esperado que participem ativamente com respostas que remetam aos presentes, ao bolo, às brincadeiras e às decorações em festas de aniversário. Independentemente do contexto socioeconômico da turma, estimule as crianças a contar o que costumam fazer em aniversários, seus e de pessoas próximas. Destaque que o importante não é o tamanho da festa ou tudo o que ela tem de material, mas sim as pessoas presentes, o afeto envolvido e a celebração de mais um ano de vida.

Para a familiarização com a obra, incentive a leitura inferencial, na qual as crianças começam a antecipar a história e a se envolver com a narrativa antes da leitura, promovendo habilidades interpretativas. Para isso, mostre a capa do livro e leia o seu título, uma festa para todos. A seguir, faça estas perguntas:

• O que o Porquinho está fazendo na ilustração da capa?

• O que será que ele vai fazer durante a história?

• Como vocês acham que será essa festa?

• Será que ele vai gostar da festa?

• O que será que pode acontecer?

Conecte os elementos da capa com experiências pessoais das crianças, incentivando-as a imaginar o que podem encontrar na história. Os desenhos nas páginas que antecedem a história já dão pistas do que haverá para comer na festa; portanto, incentive que as crianças prestem atenção a todos os elementos.

Durante a leitura

,

Faça a leitura do livro, modelando a entonação e o ritmo. Use esses recursos para envolver as crianças na história e servir como modelo de leitura literária em voz alta. No caso de Uma festa para todos, é interessante usar uma entonação mais animada e festiva, alternando com um tom de voz triste e desanimado no momento em que Porquinho descobre que a comida acabou.

Engajamento e participação

Durante a leitura, envolva as crianças fazendo pausas e pedindo que completem frases ou adivinhem o que vai acontecer. Nessas pausas, você pode fazer perguntas como:

• Vocês gostariam de estar nessa festa do Porquinho?

• O que vocês comeriam se estivessem nessa festa?

Esse é um momento em que as crianças costumam gostar de participar, porque mobiliza a opinião a partir do gosto de trechos específicos. Estimule-os para que, ao opinarem, as crianças não identifiquem apenas uma cena ou parte da história, mas que consigam ir além e argumentem sobre suas escolhas.

Resolução de problemas

Ao chegar à parte da história na qual Porquinho percebe que a comida acabou, antes de contar o que acon-tece no final, faça uma pausa maior para dialogar com as crianças sobre como elas agiriam nessa situação. Você pode partir das seguintes questões:

• O que vocês fariam no lugar de Porquinho?

• E o que fariam se fossem os amigos de Porquinho?

roteiro uma festa para todos 01

Ao incentivá-las a pensar em diferentes soluções, você as ajudará a refletir sobre suas próprias estratégias diante de desafios e problemas, promovendo o pensamento crítico e a criatividade. Além disso, a atividade promove a importância de colaborar e trabalhar em equipe, uma vez que, ao compartilharem suas ideias, as crianças aprendem que há diversas maneiras de enfrentar um problema e que, juntos, podem encontrar soluções ainda melhores.

Para saber mais

O Porquinho pode até não gostar muito, mas o milho é um alimento muito importante para diversas populações no mundo. Existe mais de uma centena de espécies de milho no mundo e, além da alimentação, ele é usado na fabricação de sacolas, cabeças de fósforo, baterias elétricas e mais uma porção de coisas. Você pode apresentar essas e outras informações e imagens sobre esse grão para as crianças acessando este

link: https://linkja.net/CuriosidadesMilho

Após a leitura

,

Após a leitura, realize um novo momento de diálogo sobre as temáticas abordadas pelo livro.

Esse momento é voltado para a escuta ativa, o acolhimento das emoções e as impressões das crianças sobre a história. A conversa é dinâmica, guiada pelas reações da turma, mas algumas questões podem ajudar a conduzir o diálogo:

• Como vocês se sentiram quando a comida acabou na festa? E quando os amigos de Porquinho encontraram uma solução?

• O que vocês aprenderam sobre apoiar e ajudar os amigos?

• Quais outras soluções criativas vocês pensariam se estivessem na festa do Porquinho?

Nesse momento, é importante que as crianças tenham liberdade para imaginar soluções criativas e inesperadas, sem precisar se prender ao que é factível. Essas reflexões ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais, como empatia, colaboração e resiliência, além de promover a criatividade e o pensamento crítico.

ATIVIDADES

Uma história, muitos finais

Convide as crianças a imaginar e encenar, em grupos, de forma improvisada, novos finais para a história a partir do ponto em que a comida acaba. Antes de começar a encenação, revise com as crianças o enredo e os principais eventos que levaram ao momento em que a comida acaba. Convide cada grupo a encenar seu final alternativo, incentivando-os a narrar ou “contar” a história com falas simples, expressões faciais e gestos que ajudem a mostrar os sentimentos e as decisões dos personagens. Após cada apresentação, faça perguntas para ajudar as crianças a refletirem sobre as escolhas feitas por cada grupo. Por exemplo: “Por que escolheram esse final?” ou “Como essa solução ajudou o Porquinho e seus amigos?”. Essa atividade desenvolve a criatividade, a capacidade de recontar narrativas e de se expressar utilizando o próprio corpo.

Escolha suas cores

Destaque que as ilustrações do livro são feitas com riscos em preto e que a autora pintou apenas algumas partes das ilustrações, utilizando poucas cores: amarelo, laranja, azul e vermelho. Converse sobre o tema, estimulando as crianças a opinar por que acham que a ilustradora fez essas escolhas. Peça para que criem desenhos de festas inspirados nas ilustrações do livro utilizando apenas lápis preto para os desenhos e quatro cores escolhidas por elas para colorir.

Minha festa de aniversário

Solicite que cada família dos alunos envie fotos de um dos aniversários de seus filhos. Apresente as fotos e peça para que cada criança conte um pouco sobre aquela festa. Enquanto a criança compartilha essa história, ajude-a a focar detalhes específicos, perguntando sobre elementos da imagem, como:

• Onde aconteceu essa festa?

• Quem estava com você nesse dia?

• Você se lembra de quem tirou essa foto?

• Quais eram as comidinhas?

• Teve algum prato ou doce de que você gostou mais?

Após o compartilhamento das imagens e relatos, faça uma roda de conversa para explorar as semelhanças e diferenças entre as festas das crianças e a festa do Porquinho. Pergunte o seguinte:

• Quais foram as partes parecidas com a festa do Porquinho?

• E as diferentes?

Encoraje as crianças a fazer comentários sobre as histórias uns dos outros, destacando momentos engraçados, comoventes ou inesperados que surgiram nas fotos e comparando esses momentos com os da história.

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

Assista com a turma ao episódio do Quintal da Cultura intitulado A festa de recepção da Dorô. Disponível em: https://linkja.net/FestaDoro

Dos professores

Convide as crianças a ouvir e dançar a música Festa na Floresta, do grupo Tiquequê.

Disponível em: https://linkja.net/FestaNaFloresta

Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:

Referências

ABRAMILHO. Curiosidades do milho. Disponível em: https://linkja.net/CuriosidadesMilho. Acesso em: 28 out.2024.

QUINTAL DA CULTURA. A festa de recepção da Dorô. YouTube. Disponível em: https://linkja.net/FestaDoro. Acesso em: 23 out.2024.

TIQUEQUÊ. Festa na Floresta. YouTube. Disponível em: https://linkja.net/FestaNaFloresta. Acesso em: 23 out.2024.

plugins premium WordPress