Em Um vestido para a Lua, somos apresentados à saga de um empenhado costureiro e sua desafiadora tarefa: fazer o vestido mais bonito do mundo para ninguém menos que a própria Lua.
A cada nova fase, no entanto, ele enfrenta dificuldades em atender o desejo de tão ilustre cliente. Em um universo de texturas e dedicação, a pergunta que paira no ar é: qual terá sido a solução para tamanha encomenda?
Neste roteiro, você encontrará aprofundamentos temáticos, possibilidades de atividades e reflexões sobre o desejo de pertencimento, autoestima e perseverança.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP02
Enquanto preparação de leitura, sugerimos um momento inicial com luz baixa e, se disponível, projeções que remetam à temática espacial.
Para a familiarização com o tema, sugerimos perguntas que ativem e acolham os conhecimentos das crianças, em um momento de diálogo. Para isso, propomos estas questões:
• Qual é a sua peça de roupa preferida? Por que ela é tão especial pra você?
• Quais são os diferentes formatos que a lua pode ter? Quais são os nomes deles?
Caso as crianças tenham dificuldade com a questão das fases da lua, indicamos a explicação em animação a seguir, que contempla, inclusive, demais informações sobre o satélite natural.
Disponível em: https://linkja.net/FasesDaLua
Enquanto familiarização da obra, sugerimos uma continuidade do momento de conversa e acolhimento. Chame a atenção dos estudantes para os detalhes da capa, questionando-os, por exemplo:
• Quem está na capa do livro?
• Qual é o nome da história?
• Como você acha que será esse vestido?
Professor, explore também a quarta capa do livro, em que mais detalhes da narrativa são revelados, princi- palmente seu conflito (o fato de o tamanho do vestido nunca ser adequado). Faça questionamentos como:
• Por que você acha que o vestido nunca ficava bem na Lua?
• Como o costureiro pode resolver isso?
Aqui, espera-se que os estudantes relacionem a problemática do tamanho da Lua às fases pelas quais transita. Em todo caso, as questões feitas na familiarização com o tema podem ser retomadas.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos
gráfico-visuais em textos multissemióticos.
Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
EF15LP18
Para a mediação, sugerimos uma primeira leitura autônoma, por parte dos estudantes, e a releitura, com acompanhamento do professor, atentando-se, principalmente, ao trabalho de ilustração.
De maneira geral, Um vestido para a Lua trata do desejo, da autoestima e da persistência do costureiro em executar seu trabalho da melhor forma. Enquanto potencialidades de leitura, sugerimos questionamentos que direcionem os olhares nesse sentido.
Procure mostrar como a Lua era celebrada em seu estado natural e como as pessoas se vestiam da melhor maneira para apreciá-la. Faça perguntas como:
• Como as pessoas se vestiam para passear sob o luar? Elas parecem felizes? Por quê?
Busque orientar os estudantes para que percebam os detalhes das vestimentas, sua ligação com elementos espaciais e até mesmo sua influência no personagem cachorro.
• Por que uma noite cintilante de luar era um convite aos passeios?
• Você também gosta de se arrumar para ocasiões especiais?
Outro aspecto a ser explorado é o desejo e a frustração, tanto da Lua quanto do costureiro, em praticar seu trabalho. Inicialmente, ele está bem-humorado e sempre demonstra amar seu ofício. No entanto, em suas inúmeras provas de vestido, ele começa a achar que errou as medidas e lamenta perder tanto teci- do. Oriente as crianças a perceber o carinho e a responsabilidade que ele tem para com seus materiais. Para isso, sugerimos que você faça estas perguntas:
• O costureiro parece gostar do que faz? Como podemos perceber isso?
• Como ele se sente com suas roupas não dando certo para a Lua? Ele continua bem-humorado?
Mesmo com tanto carinho, o costureiro reconhece que a beleza da Lua, em si, não precisava de mais nenhum ornamento. Oriente os alunos a perceber que as belezas naturais e as particularidades são características únicas e especiais que precisam, muitas vezes, apenas ser percebidas e valorizadas.
Para isso, destaque a fala do costureiro, suas expressões e as imagens que finalizam o diálogo dos protagonistas.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
EI03CG03
Enquanto propostas de diálogo e acolhimento, ouça as impressões das crianças, identificando temas centralizadores da obra, como a autoestima, a perseverança e a autoimagem. Para tanto, sugerimos alguns questionamentos, como:
• Como a Lua estava se sentindo no início da história? Você acha que as pessoas concordavam com ela?
• De que forma o humor do costureiro mudou ao longo de seu trabalho? Isso já aconteceu com você?
• Como a Lua estava ao final da história? Por que ela estava assim?
Aproveite para destacar, durante a conversa, a beleza de comportamentos naturais, como a gentileza, os sorrisos, o bom humor etc.
ATIVIDADES
Os olhos do luar
Peça para que os alunos identifiquem se a história é contada por um personagem (narrador-personagem) ou por alguém que não está presente na narrativa (narrador onisciente ou observador).
A partir da constatação de um narrador em terceira pessoa, oriente os alunos para que recontem a história sob a perspectiva da Lua. Incentive que suas sensações sejam narradas em alguns momentos específicos, como quando ela decide ter um vestido, em cada uma das provas da roupa, e quando, por fim, percebe que sua beleza está na própria naturalidade de sua existência. Os recontos podem ser escritos ou expostos de forma oral.
A nossa Lua, a Lua de Tarsila
Utilizando a reprodução do quadro A Lua, de Tarsila do Amaral, sugira que os estudantes recriem os cená- rios do livro a partir de seus próprios desenhos recortados, ou até mesmo de colagens de revistas e jornais sobre a pintura, contextualizando ambas as obras. É interessante, professor, relembrar as ilustrações do livro neste momento. Os resultados podem ser expostos em um varal artístico em sala ou em demais espaços de convivência da escola.
Disponível em: https://linkja.net/tarsila_a_lua
Um dia de gala
Em parceria com as famílias dos alunos, organize, em sala, um desfile de moda diferente: disponibilize aces- sórios inusitados (como itens de festa como óculos e chapéus divertidos) e incentive que os alunos caminhem confiantemente por um tapete ou caminho feito no espaço disponível. Um grupo pode simular fotógrafos, e outro, a plateia. As emoções sentidas podem ser posteriormente expostas de forma escrita ou em uma roda de conversa, compreendendo as sensações de cada um.
Dos estudantes
Para definir um conceito, por vezes abstrato às crianças, indicamos o curta Autoestima, da Mauricio de Souza Produções, em que, de forma objetiva, o tema e suas relações é abordado.
Disponível em: https://linkja.net/Autoestima
Dos professores
Para aprofundar a importância temática em sua prática com a obra, indicamos a monografia de Roberta Daniela Campos Mendes, defendida na Universidade Federal de Minas Gerais e aprovada por essa instituição, intitulada A literatura como possibilidade de construção da autoimagem positiva de crianças da Educação Infantil, dispo- nível na íntegra em:
Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:
Referências
FASES da lua – episódio completo de “O Show da Luna”. [S. l.]: O Show da Luna, 2022. Disponível em: https://linkja.net/FasesDaLua.
Acesso em: 14 out. 2024.
MENDES, Roberta Daniela Campos. A literatura como possibilidade de construção da autoimagem positiva de crianças da Educação Infantil. Orientadora: Professora Doutora Kátia Pedroso Silveira. 2019. 52 f. Monografia (Especialista em Educação, Diversidade e Intersetorialidade) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://linkja.net/MonografiaLiteraturaEducacaoInfantil. Acesso em: 13 out. 2024.
TURMA da Mônica – Autoestima. Direção: Mauricio de Sousa Produções. [S. l.]: Controladoria-Geral da União, 2020. Disponível em: https://linkja.net/Autoestima. Acesso em: 14 out. 2024.