Todos juntos é uma história que celebra a união a partir da brincadeira. Nesse enredo encantador, o Porquinho, o Coelho e seus amigos vivenciam uma jornada repleta de pipas, destacando a importância do respeito e da cooperação durante o momento de se divertir.
Este roteiro é um convite para que o estudante possa refletir sobre a cooperação nos momentos de diálogo e experienciar as potencialidades do trabalho em equipe com a confecção de uma pipa.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EO04
Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03EF07
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EF07
Para a familiarização com o tema, mostre ao grupo a obra Soltando pipa V (2007), de Ivan Cruz.
Dica
Se possível, organize um espaço de leitura em uma área externa, como um gramado com árvores ou um jardim.
Explique aos estudantes que Ivan Cruz criou uma série de obras denominadas Brincadeiras de crianças, nas quais ele retrata cenas da infância.
Em diálogo com o grupo, pergunte-lhe:
• Vocês conhecem a brincadeira que está sendo retratada nas obras apresentadas?
• Algum de vocês já brincou com pipas?
É esperado que alguma criança da turma já tenha vivenciado essa experiência, então a incentive a compartilhar com detalhes:
• Como foi brincar com pipas?
• Outras crianças ou adultos estavam participando?
• Você recebeu alguma ajuda para confeccionar a pipa ou colocá-la no alto?
Essas perguntas são importantes, pois serão o ponto de partida para o tema do nosso roteiro. Finalize esse mo-mento valorizando o trabalho em equipe que possa existir durante a brincadeira. Caso nenhuma das crianças tenha experimentado essa brincadeira, você pode explicá-la também acionando algumas memórias da sua infância.
• A figura do Porquinho sugere um movimento. Por que será que ele está balançando?
• Observando a ilustração da capa e o título Todos juntos, sobre o que vocês acham que será essa história?
Este é um momento para que os estudantes manifestem livremente suas hipóteses sobre a obra. Acolha as contribuições com atenção, respondendo às hipóteses apresentadas e destacando aquelas que relacionam o movimento do Porquinho ao sopro do vento. Em seguida, dê continuidade ao roteiro de leitura.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EF07
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EO01
Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que
as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03EO01
Inicie a leitura do livro e, ao chegar às páginas indicadas, faça uma pausa para destacar de que forma a ilustração mostra o vento. Chame a atenção para elementos visuais, como folhas voando ou roupas se movimentando, e pergunte às crianças o que perceberam.
• Como está o tempo? É um dia ensolarado? Está chovendo? Está ventando?
• Observando a ilustração, quais são os recursos utilizados que nos fazem perceber que está ventando?
É esperado que o grupo cite os elementos utilizados na ilustração que fazem referência ao movimento causado pelo vento. Podemos observar esses recursos nas flores, nas orelhas dos personagens, na cauda das pipas e nos riscos ondulados em azul. As ilustrações de um livro contam a história junto com o texto escrito; sendo assim, você deve garantir que os estudantes vejam as imagens durante a mediação da leitura.
Emoções e respeito nas brincadeiras
No que se refere à página retratada a seguir, converse com as crianças e pergunte-lhes:
• Como o Porquinho e o Coelho estão se sentindo?
• Por que vocês acham que eles ficaram assim?
• O que você faz quando se sente triste durante uma brincadeira?
• E o que você pode fazer para deixar seus amigos felizes?
Explique que, em brincadeiras coletivas, é fundamental respeitar os colegas, compartilhar e colaborar para que todos se sintam incluídos e aproveitem juntos. Quando ajudamos os outros e cuidamos deles, criamos um ambiente de diversão e amizade, como o Porquinho e o Coelho demonstraram na história.
Empatia e cooperação nas brincadeiras
Quando chegar à página retratada ao lado, reforce o espírito de empatia e cooperação presente na ação do Coelho e do Porquinho.
• O que vocês acharam da atitude do Porquinho e do Coelho?
• Durante uma brincadeira, vocês já ajudaram ou foram ajudados? Como isso aconteceu?
Conduza a conversa para que as crianças possam refletir em uma perspectiva positiva sobre a ação de ajudar. Durante uma brincadeira coletiva, é importante que todos ajudem e respeitem os colegas, como o Coelho e o Porquinho fizeram. Eles mostraram empatia e cooperação, cuidando um do outro para que todos pudessem se divertir.
Glossário
em-pa-ti-a
1. Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.
2. Compreensão de sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.
3. Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.
co-o-pe-rar
1. Agir ou trabalhar junto com outro, ou outros para um fim comum; colaborar.
2. Agir conjuntamente para produzir um efeito; contribuir: as nossas boas obras cooperam para a nossa futura felicidade.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EO03
Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03CG05
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03CG05
No momento de diálogo e acolhimento após a leitura, os estudantes devem compartilhar suas impressões e seu entendimento sobre a história. Pergunte:
• O que é mais importante em uma brincadeira: ganhar, ou se divertir com os amigos?
Por quê?
• Durante uma brincadeira ou atividade em grupo, quais atitudes podemos ter para que seja agradável a todos?
• Como podemos pedir desculpas ou corrigir algo feito por nós que possa ter deixado os outros desconfortáveis durante a atividade?
É esperado que a turma busque referências na história para responder. Essas reflexões vão auxiliar os estudantes no momento de viverem as situações que envolvem coletividade propostas neste roteiro de leitura.
ATIVIDADES
Lista coletiva de materiais
No livro Todos juntos, o Porquinho e o Coelho construíram suas pipas. Proponha-lhes:
• Que tal construirmos nossas pipas também?
Assista com as crianças ao vídeo Como Fazer: Pipa ou Papagaio. Em seguida, sugira que, juntos, elaborem uma lista dos materiais apresentados no vídeo para a confecção do objeto. Informe que essa lista será enviada com um bilhete para as famílias, solicitando os recursos necessários. Durante a escrita da lista, você pode ser o escriba ou convidar um estudante que escreva convencionalmente para essa função. O registro pode ser feito em uma folha de papel grande, tipo cartolina. Para anexar depois ao bilhete que irá para casa, você pode tirar uma foto.
Confecção da pipa
A organização do espaço durante a confecção da pipa deve favorecer o trabalho em equipe, então organize a turma em pequenos grupos, montando mesas coletivas de trabalho, e incentive a colaboração entre os estudantes. Você pode retomar com o grupo o vídeo Como Fazer: Pipa ou Papagaio e também a lista coletiva produzida anteriormente para checagem dos materiais.
É importante comunicar às crianças que, após a confecção do brinquedo, elas terão um momento para brincar em grupo.
Vamos brincar
Leve os estudantes para um espaço amplo a fim de que juntos explorem o brinquedo que confeccionaram na proposta anterior. Recomendamos que essa vivência seja realizada ao ar livre, para que possam experimentar a interferência do vento. Na falta de uma área externa que favoreça o desenvolvimento da atividade, você pode organizar um passeio para algum campo aberto, como um de futebol, que fique próximo à escola. Explorar o território onde a escola está inserida é importante para o desenvolvimento da identidade dos estudantes dentro de uma referência positiva de pertencimento. As instituições escolares não devem ser consideradas uma ilha, mas sim parte da comunidade.
Dos estudantes
A “pipa sonora de mão” é uma variação criativa e divertida das pipas tradicionais, ajudando a ampliar o repertório sobre esse brinquedo. Ela permite explorar o movimento do vento de maneira única, trazendo novas possibilidades de interação e diversão. No link a seguir, você encontrará as instruções para fazer a sua e experimentar algo novo.
https://linkja.net/pipasonorademao
Para mais inspirações sobre o espírito coletivo, recomendamos o vídeo que traz a contação da história Ubuntu, Mandiba.
Dos professores
Para saber mais sobre o artista Ivan Cruz, segue a indicação da página Artistas do Brasil.
Para aprofundamento em seu trabalho, sugerimos o vídeo de um jogo cooperativo que pode ser ensinado aos estudantes.
Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:
Referências
MÃE corrente | Parlenda | Pega-pega | Série Auê 3a Temporada. Nélio Spréa e Otavio Zucon. [S. l.: Parabolé Educação e Cultura]. 1 vídeo (2 min. 01). Disponível em: https://linkja.net/MaeCorrenteParlenda. Acesso em: 01 dez. 2024.
PIPAS Sonoras de Mão / Série Jogos brincadeiras e experiências DoReMiPaty #3. [S. l.: s. n., 2020]. 1 vídeo (1 min. 36).
Publicado pelo canal DoReMiPaty. Disponível em: https://linkja.net/MaeCorrenteParlenda. Acesso em: 03 nov. 2024.
CONTAÇÃO de história: Ubuntu, Mandiba – Educação Infantil e Ensino Fundamental (aula online). [S. l.: s. n., 2020]. 1 vídeo (7 min. 06). Publicado pelo canal Professorqueconta – Contos Africanos. Disponível em: https://linkja.net/ubuntu. Acesso em: 01 dez. 2024.
SACOLAS ARTISTAS DO BRASIL. Ivan Cruz: título “O Artista é igual à pipa”, técnica acrílico sobre tela (0,60×0,80m), 2007. Acervo particular. Foto Ludmila Guerra. Disponível em: https://linkja.net/IvanCruz. Acesso em: 1 dez. 2024.
COMO fazer: pipa ou papagaio. [S. l.: s. n., 2015]. 1 vídeo (5 min. 02). Publicado pelo canal Ticolicos.
Disponível em: https://linkja.net/fazerpipa. Acesso em: 01 dez. 2024.