Na sala de aula

ROTEIRO DE LEITURA

Clique no botão abaixo para imprimir

capa tito no campo

Tito no campo

Sarah Khoury
Sarah Khoury
Tradução: Janette Tavano
Gênero: Narrativa
Idade: 4 anos
Segmento: Literatura Infantil
Tema: Animais

Tito no campo é uma história delicada e acolhedora que apresenta as diferentes faces da vida no campo. O protagonista, um bichinho curioso e aventureiro, percorre esse ambiente repleto de descobertas, observando os animais, brincando e vivenciando momentos de trabalho e descanso. A narrativa destaca a beleza e a simplicidade da rotina no campo, convidando os pequenos leitores a explorar esse universo cheio de detalhes e encantamento.

Este roteiro propõe atividades para incentivar as crianças a conhecer mais sobre os animais e os elementos do campo, além de estimular a observação, a imaginação e a conexão com a natureza.

Antes da leitura

,

Dica

Seja na cidade ou no campo, a leitura de Tito no campo propõe uma pausa no ritmo acelerado do cotidiano e é um lembrete para observarmos com calma o que está ao nosso redor: os sons, os pequenos movimentos, as transformações da natureza, mesmo que às vezes essa natureza esteja em detalhes sutis do ambiente escolar.

Sendo assim, se houver a possibilidade, a experiência pode se tornar ainda mais significativa ao realizar a leitura ao ar livre, debaixo de uma árvore, olhando para o céu ou em um canto tranquilo do pátio. E, caso a escola já esteja inserida em um ambiente mais natural, esse movimento de contemplação pode até fazer parte da rotina; nesse caso, proponha que as crianças agucem ainda mais o olhar, deitem na grama e simplesmente aproveitem o momento, deixando que a história se misture ao ambiente.

Antes de abrir o livro, converse com a turma sobre a experiência de observar o que se passa ao nosso redor e na natureza. Pergunte:

• Em quais momentos vocês param para observar a natureza?

• No dia a dia, vocês costumam contemplar ou olhar para o céu, para a lua ou para os galhos cheios de folhas de uma árvore, por exemplo?

• Vocês acham que, quando estamos mais próximos da natureza, ficamos mais tranquilos?

As respostas das crianças vão variar de acordo com suas vivências e muito provavelmente serão influenciadas pelo ambiente em que vivem. Algumas podem dizer que observar a natureza e suas transições, por exemplo, nascer e pôr do sol, é algo que faz parte do cotidiano. Outras podem compartilhar que não têm esse costume e só fazem isso quando alguém aponta ou quando estão realmente imersas na natureza. Ficar tranquilo ou mais agitado nesse ambiente também vai ser algo bem subjetivo, pode ser que alguns estudantes relatem que, ao estar no campo, por ter mais espaço, acabam fazendo mais atividades físicas como correr e brincar, deixando o corpo naturalmente mais agitado.

Essa conversa inicial tem o intuito de perceber como as crianças se relacionam com o campo e com a natureza, expondo a percepção de que os fenômenos naturais, que estão presentes no nosso dia a dia, podem ser contemplados; e isso, de certa forma, nos acalma e apresenta outro ritmo de vida, um ritmo mais tranquilo, que aquieta a mente.

Mostre a capa do livro Tito no campo para as crianças e peça para observarem a imagem com atenção. Foque especialmente a figura de Tito e os elementos que o cercam. Faça perguntas abertas para estimular a imaginação e a leitura visual:

• Onde Tito está sentado?

• O que ele está segurando?

• Para onde será que ele vai?

• Quem será que está pedalando a bicicleta?

É esperado que os estudantes percebam que Tito está sentado na garupa de uma bicicleta e que alguém está pedalando; nesse momento, é possível trazer a discussão sobre quem será o protagonista da história: será que vamos acompanhar Tito ou é Tito que vai com alguém para o campo?

Algumas crianças podem reconhecer o dente-de-leão e associá-lo a desejos ou sopros, outras podem imaginar que Tito está indo visitar alguém ou simplesmente passeando. O intuito dessa conversa é ativar a curiosidade sobre o livro e a história que vem a seguir.

Durante a leitura

,

A leitura de Tito no campo proporciona uma graciosa imersão na vida rural, explorando o ritmo do campo, as interações com os animais e a conexão com a natureza. A seguir, destacamos algumas potencialidades que podem ser exploradas com as crianças durante e após a leitura.

Entre o pequeno e o grande: o que cabe no olhar de Tito

No campo, Tito enxerga tudo: o minúsculo e o imenso, o que se move devagar e o que passa depressa, o que brilha e o que quase se esconde. Há uma beleza silenciosa em observar o mundo como ele observa, não com pressa, mas com cuidado e gentileza. Ao longo da história, Tito encontra desde pequenos insetos até grandes animais, mostrando que a vida no campo é feita de descobertas em diferentes escalas.

tito no campo roteiro de leitura 01
tito no campo roteiro de leitura 02

Existe grandeza nas pequenas coisas: uma fileira de formigas carregando sementes; uma joaninha que voa; os pintinhos ciscando; o rato do campo em meio à plantação de trigo. E há delicadeza nas coisas grandes também, como uma vaca observadora; uma melancia que cresce grande e redonda; uma árvore que dá sombra e frutas.

tito no campo roteiro de leitura 03

Para acolher esse olhar, sugerimos as seguintes perguntas, que podem ser compartilhadas com a turma durante uma segunda leitura do livro:

• O que é grande no campo e nos impressiona?

• As coisas grandes podem ser delicadas?

• Quais são as coisas pequenas que conseguimos achar pelo campo?

• O que é pequeno no campo pode nos impactar, assim como as coisas grandes?

• Será que a gente também consegue prestar atenção em coisas assim no nosso dia a dia?

As respostas podem vir na forma de memórias, invenções ou experiências, e cada criança pode trazer algo pessoal e subjetivo que chamou sua atenção, seja no livro ou em suas próprias vivências em meio à natureza. A leitura pode instigar as crianças a passar a notar detalhes ao seu redor, estimulando a observação atenta da natureza e promovendo conversas sobre os diferentes seres vivos que habitam esse ambiente.

As ilustrações: entre potências e sutilezas

Outra potência de Tito no campo está na relação entre o texto e as imagens. As ilustrações não apenas acompanham o texto: elas ampliam, sugerem, inspiram e acolhem. É comum que a frase escrita seja direta, enquanto a imagem instiga o leitor a imaginar tudo o que pode estar acontecendo além do que é dito.

tito no campo roteiro de leitura 04
tito no campo roteiro de leitura 05

Escolha uma ou duas páginas duplas para explorar com as crianças. Por exemplo, na página que diz: “As árvores sempre fornecem lanchinhos pra nós…”, o texto é simples, mas a imagem revela Tito brincando com as frutas, os animais se aproximando, o gesto de partilha, o colorido da cena. E, no momento seguinte, na página que mostra Tito no campo de trevos, podemos observar alguns animais escondidos sutilmente. Pergunte:

• O que vocês veem nesta imagem?

• Quem está comendo?

• O que mais está acontecendo aqui, além do que está escrito no texto?

• Quais tesouros estão escondidos aqui?

Esse tipo de leitura compartilhada valoriza o livro ilustrado como uma narrativa em duas vozes: a da palavra e a da imagem. Incentive as crianças a procurar detalhes escondidos, personagens que aparecem discretamente, ações que o texto não nomeia, mas a ilustração convida a imaginar.

Após a leitura

,

Separe um momento pós-leitura para conversar com os estudantes sobre suas percepções acerca do livro. Pergunte quais foram as sensações que vivenciaram, se gostaram da história e se ficaram com vontade de ir ao campo:

• O que vocês sentiram nessa “ida ao campo” com Tito?

• Gostaram da história?

• Qual animal vocês mais gostariam de ver de pertinho?

• O que vocês acham da vida no campo? É tranquila? Ou dá trabalho?

• Vocês acham que as pessoas podem se aproximar da natureza mesmo não morando no campo? Como?

Diferentes percepções podem surgir sobre o campo, algumas crianças podem dizer que a leitura trouxe um sentimento de relaxamento e leveza, outras podem falar que preferem a vida agitada da cidade. Acolha as respostas enfatizando a importância do campo e da natureza para nossa vida; afinal, é um meio importantíssimo não só para nos sustentarmos, mas para o equilíbrio do planeta Terra.

Por fim, traga uma provocação:

• E se Tito for um brinquedo com o qual a menina imagina suas aventuras?

Na primeira e na última página, conseguimos observar a menina no campo e depois indo dormir. Será que todo esse tempo ela estava com Tito? Isso abre caminhos bonitos para pensar o brincar, a imaginação e os mundos que as crianças inventam.

ATIVIDADES

Sons e sensações do campo

Esta atividade propõe explorar, de forma oral e interativa, os sons dos animais e as sensações que a vida no campo transmite, incentivando a imaginação, a oralidade e a conexão com a história de Tito no campo.

1. Sons do campo

Após a leitura, converse com as crianças sobre os animais que aparecem na história e pergunte:

• Quais animais vocês viram no livro?

• Como cada um deles faz seu som?

Incentive as crianças a imitar os sons dos animais (mugido da vaca, cacarejo da galinha, relincho do cavalo, zumbido da abelha). Para tornar a atividade mais dinâmica, você pode fazer o som e as crianças tentam adivinhar o animal correspondente.

2. Como é estar no campo?

Convide as crianças a imaginar que estão no campo e pergunte:

• O que vocês sentiriam nos pés? A terra, a grama, a água de um riacho?

• O que dariam para um animal comer?

• Qual cheiro poderia estar no ar? O de flores, frutas, feno ou até do chão molhado depois da chuva?

As respostas podem ser compartilhadas oralmente, permitindo que cada criança descreva o que imagina e sente. Essa atividade amplia o vocabulário sensorial e incentiva a expressão oral de forma lúdica e envolvente.

No caso de escolas localizadas em áreas próximas à natureza ou imersas nela, a atividade pode ser feita diretamente com os recursos que encontramos no ambiente. Ou seja, será possível fazer uma dinâmica muito mais sensorial e próxima dos elementos propostos, como pisar na grama, ouvir a água de um riacho, observar os animais.

Os pequenos e grandes detalhes da natureza

Inspirando-se nos pequenos e grandes detalhes do campo que aparecem no livro, convoque as crianças a observar os elementos da natureza ao seu redor. Se possível, disponibilize binóculos e lupas para auxiliar nessa exploração. Para substituir os binóculos, rolos de papel higiênico ou de papel toalha podem ser usados para brincar de observação, ajudando as crianças a focar o olhar em diferentes detalhes da paisagem.

Em seguida, peça que registrem suas observações. Os desenhos podem ser feitos com tinta aquarela ou acrílica, e você pode incentivar as crianças a misturar as cores para chegar a tons mais próximos aos da natureza.

Alguns estudantes podem atentar aos pequenos seres, como insetos, enquanto outros podem preferir desenhar elementos maiores, como árvores. Para finalizar, promova uma conversa em que cada um compartilhe o que observou e registrou durante a atividade.

Caso a escola não tenha um espaço com natureza, uma alternativa é realizar a atividade em um parque ou praça próximos.

Brincar de campo

Na primeira infância, o jogo simbólico ou faz de conta é uma brincadeira essencial que permite que as crianças vivenciem e reproduzam experiências pelas quais passaram ou temas que fazem parte de suas vidas. Após a leitura e as conversas anteriores, convide as crianças a viver um “dia no campo” por meio da brincadeira. Para aquelas que já vivem no campo, essa pode ser uma oportunidade de representar o que conhecem de forma lúdica, com seu próprio olhar. Já para as que vivem em contextos urbanos, será uma forma de imaginar e explorar esse universo.

Usando elementos naturais (como galhos, folhas, sementes, pedras e argila) e materiais recicláveis (como papelão, rolos de papel, tecidos e fios de lã), elas podem construir animais que aparecem no livro, como vacas, galinhas, porcos e cavalos. Com gravetos ou palitos de madeira, podem fazer os cercados onde ficam os animais. A intenção não é que os animais e os cenários sejam muito parecidos com os reais, e sim promover essa brincadeira com elementos não estruturados que estimulam a imaginação da criança.

Após a confecção, a atividade pode acontecer ao ar livre, como no jardim da escola, onde os pequenos organizarão a “fazenda”, criando espaços para os animais “descansarem”, “comerem” ou “passearem”. Caso não exista essa possibilidade, crie um cenário na sala com tapetes ou tecidos verdes e marrons que simulem a terra e o verde do campo.

Essa atividade valoriza tanto a imaginação quanto a escuta e o compartilhamento das vivências das crianças, reconhecendo e respeitando os diferentes modos de viver e brincar.

tito no campo roteiro de leitura 06
tito no campo roteiro de leitura 07

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

Para ampliar o repertório dos estudantes, os vídeos a seguir proporcionam uma imersão na vida no campo, permitindo que, mesmo na cidade, eles conheçam de forma próxima e detalhada dois aspectos essenciais dessa realidade: um vídeo explora a diversidade de animais presentes no campo, enquanto o outro mostra a variedade de frutas cultivadas na região rural.

Sítio do Gervano – a lida dos animais e a riqueza da simplicidade na roça, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=5zglCqY9b_Y.

Paraíso das frutas – colheita farta no sítio, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=4G-gc94k8p0.

Dos professores

Mesmo em ambientes urbanos, é possível proporcionar às crianças experiências de contato com a natureza por meio do brincar. O vídeo Pílulas | Brincando com a natureza na cidade mostra como a cidade também oferece oportunidades para explorar, imaginar e se conectar com o mundo natural, sem precisar ir longe.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iwfaRlbOW08.

Referências

ALANA. Pílulas | Brincando com a natureza na cidade. Alana, 6 jul. 2016. 1 vídeo (2 min).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iwfaRlbOW08. Acesso em: 6 fev. 2025.

CLEIDE LIFESTYLE. Paraíso das frutas – colheita farta no sítio. Cleide Lifestyle, 19 mar. 2022. 1 vídeo (18 min).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4G-gc94k8p0. Acesso em: 6 fev. 2025.

COISAS DA ROÇA – Mundo Caipira. Sítio do Gervano – a lida dos animais e a riqueza da simplicidade na roça – Vídeo 2.  Coisas da Roça – Mundo Caipira, 14 set. 2021. 1 vídeo (28 min).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5zglCqY9b_Y. Acesso em: 6 fev. 2025.

plugins premium WordPress