Em Tito e o rio, somos convidados a acompanhar o curioso e aventureiro urselho (meio urso, meio coelho) em mais uma de suas aventuras – um mergulho rico em conhecimento e beleza, até o encontro do rio com o mar. Colecionando amigos animais de muitas espécies, Tito empresta seu olhar atento e afetuoso ao leitor, passeando por ilustrações poéticas e delicadas, ricas em cores e texturas, que incentivam crianças de todas as idades a conhecer e preservar o meio ambiente.
Neste roteiro, você encontrará dicas, atividades e possíveis abordagens para o trabalho com a obra e a temática de educação ambiental – tão importante nos dias de hoje.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EF07
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI02EF03
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura
de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-
-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
EI02EF03
Dica
Para preparação do ambiente de leitura, priorize a disposição em roda, em ambientes abertos, como jardins ou à sombra de uma árvore, buscando remeter aos elementos naturais que tematizam a obra.
Para familiarização com a temática do livro, busque compreender o conhecimento prévio da turma sobre os cenários que ambientam a obra, conduzindo o diálogo com questões como:
• Vocês já viram ou tomaram banho em um rio?
• Foi um dia divertido? Quem te acompanhou nessa jornada?
• Quais animais podemos encontrar lá?
Neste ponto, espera-se que as crianças acessem memórias afetivas em relação ao dia especial e de diversão vivenciado com essa experiência, remetendo à ambientação e à temática da obra a ser lida. Aos estudantes que não tiveram a oportunidade, é possível solicitar que imaginem como seria esse dia, quem gostariam que estivesse junto para se divertir também e como eles se sentiriam nesses momentos.
Para saber mais
Para enriquecer os conhecimentos iniciais sobre rios, suas classificações e a importância geral desses cursos de água para a vida humana, indicamos o artigo Os rios, publicado pelo site Escola Kids, de linguagem acessível e com informações objetivas.
Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/os-rios.htm.
Para a familiarização com a obra, mostre a capa para a turma, sugerindo uma observação dos detalhes e demais seres que acompanham o protagonista. Faça perguntas como:
• Qual é o título da obra? Qual dos animais é o Tito?
• Onde ele está? O que ele está olhando, tão curioso?
• O que os outros animais parecem estar fazendo?
• Você já viu alguma dessas plantas ou animais? Onde eles estavam?
Busque também aproximar as experiências que encontrarão na obra à vivência das crianças, questionando, por exemplo, como Tito chegou até o rio; se ele estava sozinho; o que foram fazer em um lugar tão agradável. É esperado que as crianças tenham um olhar atento às imagens centrais, destacando esses elementos em um primeiro momento. Assim, chame a atenção para os detalhes que compõem o cenário, destacando a ilustração, suas variações de cores e formas e as impressões que são causadas quando contemplamos o ambiente representado. Nesse sentido, cria-se uma dimensão de expectativa de leitura, bem como de identificação com a história como um todo.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI02EF04
Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
EI02EF08
Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais
(parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
EI02EF08
Dica
Para mediação de leitura, indicamos que você seja o modelo leitor, enfatizando a entonação das frases interrogativas e chamando a atenção para os detalhes que compõem os cenários pelos quais o protagonista vai passando.
Tito e o rio é um livro que proporciona um mergulho lúdico na vida de habitantes e plantas aquáticas, abrindo caminho para temas relevantes e curiosos sobre a natureza que nos rodeia e a própria natureza dos afetos, da imagem e da poesia. Desse modo, sugerimos algumas potencialidades que podem ser apresentadas e exploradas ao longo da leitura.
Um companheiro, muitas aventuras
Tito é um brinquedo que ganha vida ao lado de sua criança: como o grande companheiro que é, sua jornada em Tito e o rio começa motivada a pegar uma fita que voa dos cabelos da garotinha. Em sua trajetória – e como acontece em toda a sua amizade – ele representa o incentivo e a coragem para embarcar em novas aventuras. É também ele quem abre portas para um mundo de possibilidades que, sozinhas, poderiam parecer assustadoras, mas ganham outro sentido quando há um rosto amigo por perto. Portanto, destaque com as crianças a importância da amizade e do cuidado, tema que perpassa toda a obra, chamando a atenção para os aspectos afetivos entre os protagonistas, assim como para a própria busca pelo objeto perdido na forma de mais um gesto de cuidado. Questione, por exemplo:
• O que motiva Tito a sair em aventura? Por que vocês acham que ele fez isso?
• Tito vai fazendo muitas amizades, até que decide retornar. Por que ele volta? Ele parece feliz ao chegar?
• É mais fácil viver uma nova experiência sozinho ou ao lado de alguém em quem confiamos? Por que vocês acham que isso acontece?
Aqui, é esperado que as crianças reparem nos gestos de afeto e coragem dos protagonistas, tanto por suas expressões quanto pelas suas atitudes. Reforce esses aspectos demonstrando os detalhes extremamente sensíveis que são colocados ilustrativamente e dão o tom central da obra: o afeto, o cuidado e o valor de uma companhia tão especial quanto a dessa amizade.
Olhar por outro ângulo
Quando está em um impasse em sua busca, Tito procura olhar o ambiente por uma nova perspectiva. A valiosa lição pode ser explorada tanto em imagem quanto por meio de uma conversa. Promova uma reflexão em que se valorize um novo olhar ao nos depararmos com uma questão de difícil resolução. Para isso, faça perguntas como:
• Você já procurou algo e não encontrou? O que fez?
• Na história, Tito escolhe olhar o ambiente por outro ângulo. Vamos tentar reparar em nosso ambiente de forma diferente? O que vocês viram?
Peça que as crianças deitem no chão e olhem em diferentes direções, valorizando percepções que estavam fora de seu campo de visão habitual. O deslocamento de ambiente, sugerido na preparação do ambiente de leitura, pode contribuir muito com essa exploração de potencialidade.
Todos por um objetivo
Ao longo de sua jornada, Tito encontra vários animais típicos daquele espaço, apresentando-os ao leitor pelo seu próprio olhar. Em todos esses encontros, ele recebe uma poderosa ajuda, sem a qual não encontraria a fita que procura. Busque, com esse ponto da narrativa, valorizar as relações de empatia e companheirismo retratadas na obra, que resultam, por fim, no sucesso em encontrar a fita de cabelo e no retorno do personagem aos seus braços de afeto.
• Você acha que Tito conseguiria encontrar a fita sem ajuda dos vários animais com quem fez amizade?
• Vocês também já contaram com a ajuda de amigos ou pessoas de que gostam para resolver algo que não conseguiriam sozinhos? Como se sentiram com essa ajuda?
Aqui, espera-se que as crianças consigam aproximar a experiência de leitura às próprias vivências, retomando e reforçando memórias afetivas, bem como ressignificando noções da importância em cooperar, ser empático, etc.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EO04
Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03EO02
Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
EI03EO02
Após a leitura, promova um espaço de diálogo e acolhimento, retomando temas trabalhados ao longo da leitura, como o companheirismo, a diversidade e a importância de conhecer para preservar bens tão preciosos como os recursos naturais. Para isso, sugerimos questionamentos como:
• Vocês gostaram de conhecer mais sobre o rio acompanhando Tito?
• Vocês acharam que Tito foi corajoso? Qual é a motivação dele para viver tantas aventuras?
• Os animais ajudaram muito Tito por onde ele passou. O que podemos aprender com isso?
• Como vocês acham que a garotinha se sentiu com o retorno de Tito? Ela também pode aprender a ter mais coragem?
Aqui, incentive as crianças a falar sobre suas percepções da obra, ativando seus próprios conhecimentos e memórias. É possível que as ações fiquem mais voltadas à imagem de Tito, que aparece na maior parte das aventuras. No entanto, ressalte o papel da criança, que leva seu amigo em aventuras e o trata sempre com muito carinho, sendo uma enorme motivação para que Tito volte ao seu ponto de partida. Acolha as respostas da turma, valorizando as narrativas individuais que certamente surgirão acerca dos apontamentos e da experiência de leitura como um todo.
ATIVIDADES
Frases que aproximam
Tito e o rio mostra, além das belezas de um ambiente preservado em toda sua riqueza de fauna e flora, a relação de amizade que motiva e encoraja a viver novas aventuras, inclusive fazendo novos amigos no caminho. Assim, proponha aos estudantes a criação de Frases que aproximam. A ideia central é motivar uma ação afirmativa que valorize os laços de amizade e o cuidado que dedicamos àqueles que estão à nossa volta.
Para isso, atue como escriba da turma, liste no quadro as frases sugeridas e proponha uma leitura coletiva de todas elas. Incentive as crianças a descrever conflitos que podem ser evitados com uma comunicação menos violenta, tendo como foco e utilizando as frases como ponto de partida do diálogo. A elaboração e a observação da importância do afeto no âmbito da comunicação cotidiana, além de ser um aspecto ligado diretamente à essência afetiva do livro, promove a reflexão sobre práticas cotidianas, ainda mais quando se pensa na convivência enquanto turma, diariamente, nos ambientes escolar, familiar e social.
Ilustrando ações!
Tendo em mente que a turma organizará um material de exposição para conscientização sobre a importância do afeto e da comunicação não violenta, incentive a ilustração de ações possíveis e transformadoras. A partir de materiais disponíveis em sala, estimule a liberdade criativa, ressaltando os sentimentos envolvidos nestes aspectos de comunicação: como nos sentimos quando somos tratados de forma grosseira, ou como é possível transformar o dia de várias pessoas quando somos solícitos e gentis, etc.
Reforce a liberdade criativa dos estudantes, bem como suas percepções enquanto indivíduos, uma vez que também fazem parte do espaço público e, mais do que se imagina, percebem as questões sociais e emocionais das quais fazem parte.
Um lembrete ao coração
Ao finalizarem a produção das frases e ilustrações sobre a convivência empática em grupo, bem como ações e palavras que podem aproximar e fortalecer a turma, promova a montagem de um painel cujo título, Um lembrete ao coração, faça referência à convivência coletiva pautada no afeto e no cuidado com o outro.
O painel, que pode ser fixado em sala de aula, contribui para que todos lembrem que, mesmo em momentos de frustração, a união fortalece nossas novas descobertas; que ser gentil e tratar bem os amigos garante a certeza de um lugar melhor para onde retornar; e, assim como Tito e sua grande companheira, ter um amigo facilita muito a jornada por todos os aprendizados que temos pela frente.
Dos estudantes
O programa Universidade das Crianças, originado no núcleo de comunicação científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), transforma curiosidades comuns em programas de áudio e animações esclarecedoras. No capítulo sugerido, descobrimos de onde vem realmente a água dos rios.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5V4_LYVbCD0.
Dos professores
O relato de experiência de professores e mestrandos da pósgraduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é um inspirador resultado do ensino às crianças sobre a temática do cuidado e da conservação da água, dentro da esfera do ensino de Ciências na Educação Infantil.
Disponível em: https://linkja.net/aguaeducacaoinfantilartigo.
Referências
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA UFMG. Universidade das crianças – de onde vem a água do rio. Comunicação Científica UFMG, 3 jul. 2014. 1 vídeo (2 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5V4_LYVbCD0. Acesso em: 6 fev. 2025.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Os rios. Escola Kids [s.d.]. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/osrios.htm. Acesso em: 5 fev. 2025.
SOUZA, Érica de Souza e; MACHADO, Ailton Cavalcante; TERÁN, Augusto Fachín; PEREIRA, Laura Belém; RODRIGUES FILHO, Januário Nogueira. O tema água na educação infantil: relato de experiência. Experiências em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 16, n. 1, 2021.
Disponível em: https://linkja.net/aguaeducacaoinfantilartigo. Acesso em: 6 fev. 2025.