Em Tito e o mar, nosso personagem querido embarca em mais uma aventura: dessa vez, no fundo do mar. Demonstrando a diversidade de espécies marinhas e valorizando suas habilidades e características mais marcantes, o urselho faz amigos de todas as cores e formas – no oceano, um lugar que ele ama –, até voltar ao aconchego dos braços de sua humana.
Neste roteiro, você encontrará sugestões, abordagens e possíveis atividades que vão explorar a capacidade de leitura, escrita e imaginação das crianças.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EF07
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EF01
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF01
Dica
Para preparação de leitura, sugira que os estudantes levem um bichinho de brinquedo companheiro. Incentive que desfrutem da leitura com seu amiguinho, tendo em mente o produto final deste roteiro.
Tito e o mar, além de tematizar a descoberta de espécies marinhas, também reforça o companheirismo e as aventuras de uma garotinha com seu pequeno urselho. Assim, para familiarizarmos as crianças com o tema, sugerimos questões disparadoras nestes dois sentidos: ambiental e afetuoso.
• Vocês trouxeram um bichinho de que gostam. Qual é o nome dele?
• De onde ele veio?
• Qual é sua história?
Promova uma breve apresentação dos brinquedos, questionando seus nomes e, assim, estreitando os laços entre as crianças, o elemento brinquedo/personagem e o livro que lerão. Sobre a temática geral, continue questionando:
• Vocês já foram à praia? Como foi ver o mar pela primeira vez?
• Quais criaturas do mar vocês conhecem? Qual é sua preferida e por quê?
• Se o seu bichinho fosse à praia, com o que ele ficaria mais curioso, na sua opinião?
Aqui, é esperado que as crianças desenvolvam suas primeiras narrativas em relação ao companheirinho que trouxeram, compartilhando com os colegas os turnos de fala e escuta. As questões posteriores à apresentação reforçam o laço, ativam experiências e conhecimentos prévios da criança, bem como iniciam o processo de expectativa de leitura.
Também é válido estabelecer a diferença entre os termos mar e oceano, levando em consideração o título da obra e seu conteúdo. Para isso, destacamos algumas informações interessantes nos boxes a seguir.
mar
1. Grande massa e extensão de água salgada que cobre três quartos da superfície da terra; oceano.
2. Cada uma das porções definidas dessa extensão em que está dividido o oceano.
(adaptado de Michaelis, 2025).
Para saber mais
Diferenças principais
• Tamanho: o oceano é muito maior e mais profundo que o mar.
• Localização: o mar fica perto da terra, enquanto o oceano está em áreas mais abertas.
• Profundidade: o oceano é mais fundo, e o mar é mais raso.
“O oceano é como um gigante, e o mar é como seu filho menor. Eles são parecidos, mas o oceano é muito maior e mais profundo” (Carvalho, 2020).
Para a familiarização com a obra, atenha-se inicialmente à imersiva capa de Sarah Khoury, questionando:
• O que você acha que Tito encontrará no fundo do mar?
• Repare em sua expressão. Como ele parece estar? Será que ele sentirá medo em algum momento?
• Tito usa óculos de mergulho para não perder nenhum detalhe de sua aventura. Além desse, qual acessório você colocaria em seu bichinho se ele fosse viver uma aventura parecida?
Prossiga com a reflexão acerca da obra, lendo o texto da quarta capa e reforçando a participação dos bichinhos trazidos, a fim de favorecer a capacidade imaginativa e proporcionar uma vivência em dois ângulos, em que as crianças imaginem seu próprio companheiro por meio de Tito.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EO01
Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que
as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI02EF04
Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
EI02EF04
Dica
Para a mediação de leitura, sugerimos que você seja o modelo leitor. Inicialmente, priorize o texto e a narrativa, trabalhando com expectativas de leitura e confirmação de hipóteses; em um segundo momento, opte pela leitura de imagem, texturas e detalhamentos.
Tito e o mar é uma poderosa obra, repleta de potencialidades de leitura que abrangem, poeticamente, desde questões de aspecto ambiental até formas de comportamento que melhoram o convívio social – além de muitas outras possibilidades em seus contextos de leitura, conforme destacamos a seguir.
Pelos olhos de Tito: curiosidades do fundo do mar
Ao longo da narrativa, Tito fala sobre características que despertam curiosidade: criaturas com milhares de ouvidos; um peixe muito engraçado; ou até mesmo um com sua própria iluminação. Explore as ilustrações desses animais, buscando seus nomes no fim da obra e questionando:
• Como vocês acham que esses animais se alimentam, se locomovem e se relacionam entre si?
• Tito parecia interessado neles. Vocês também têm curiosidades assim?
• O que parece motivar Tito a ter coragem de conhecer essas novas criaturas?
Após a criação de expectativas e o uso das imagens e identificações da própria obra, convide as crianças a imaginar respostas para os questionamentos iniciais. Espera-se que elas, assim como Tito, encantem-se com a diversidade de características e possibilidades que essas criaturas apresentam. Também é possível que queiram compartilhar experiências individuais sobre criaturas diferentes com as quais possam ter tido contato em alguma ida ao mar; nesse caso, acolha as histórias, valorizando o compartilhamento de experiências e a associação à obra lida.
Admirando o que há de diferente
Além das habilidades dos animais com quem encontra, Tito destaca suas aparências de forma muito especial: superando as primeiras impressões, ele atribui adjetivos positivos e se permite a aproximação. Reflita com as crianças sobre como as primeiras impressões, inclusive de pessoas, podem estar equivocadas, fazendo com que a aproximação, a amizade e o respeito sejam impossíveis. Utilizando o exemplo de Tito e retomando textos e ilustrações que reforçam essa ideia, questione as crianças sobre suas experiências anteriores, por exemplo: se já se enganaram sobre alguém; ou se são amigas hoje de alguém com quem não se davam bem.
Para saber mais
Valorizando as múltiplas características, assim como o interesse de Tito por elas, sugerimos curiosidades sobre diversas criaturas marítimas que certamente acentuaram o encantamento por esse universo tão rico e diverso, com ainda inúmeras descobertas a serem feitas pela ciência.
Sobre os muitos ouvidos das águas-vivas
Imagine que você está em uma piscina e sente a água se mexendo quando alguém pula. As águas-vivas sentem algo parecido, mas de um jeito muito mais sensível. Elas usam esses “ouvidos especiais” para:
1. Saber se há perigo por perto (como um predador).
2. Navegar pelo oceano sem bater em coisas.
3. Encontrar comida (adaptado de Planeta Biologia, 2025).
Sobre a luz do peixe abissal
A luz dos peixes abissais é criada por uma reação química dentro do corpo deles. Alguns peixes têm órgãos especiais que produzem essa luz, como pequenos faróis. Eles usam essa habilidade para:
1. Atrair comida: a luz atrai pequenos animais que servem de alimento.
2. Se esconder: alguns peixes usam a luz para se camuflar, confundindo os predadores.
3. Se comunicar: a luz ajuda os peixes a enviar mensagens uns para os outros (Costa, 2019).
Sobre o baiacu
O baiacu é um mestre da defesa. Quando ele se sente ameaçado, enche o corpo de água e vira uma bola gigante para afastar os inimigos! (Adaptado de Nunes, 2017).
Personificando afetos
Depois de toda a aventura, Tito reflete sobre como é bom descansar sob o sol e estar com a pessoa que mais ama. Promova um momento em que as crianças possam expressar de que forma se sentem amadas, que tipos de afetos gostam de receber etc. Para isso, conduza os questionamentos sugeridos e utilize o brinquedo que acompanha as crianças para pedir que reproduzam os abraços e carinhos de que gostam.
• Depois de um dia todo fora, quem você mais gosta de encontrar em casa?
• Quando algum familiar que cuida de você te recebe, como é o abraço que você ganha?
• Você acha que seu bichinho gostaria de ganhar esse mesmo tipo de carinho? Por quê?
É esperado que as crianças compartilhem afetos e memórias significativas que envolvam essa temática. O ato de chegar da escola ou de algum longo passeio, por exemplo, pode ser um disparador interessante a se trabalhar para a escuta dessas narrativas pessoais. Desse modo, o que a obra mostra cria um vínculo de leitura a partir desse lugar de carinho e segurança, motivado pela reflexão sobre os textos e as ilustrações.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI02EF01
Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI03EO02
Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
EI03EO02
Após a leitura, promova um espaço de diálogo e acolhimento dos estudantes, refletindo sobre seus processos de fruição e incentivando a expressão de suas ideias acerca dos temas tratados. Para isso, sugerimos perguntar:
• Tito parecia feliz depois de seu dia de aventuras?
• E quando voltou para a garotinha, como ele se sentia? Você também gosta de ser recebido com tanto carinho assim?
• Quais criaturas mais chamaram sua atenção? Por quê?
• Assim como Tito, você também aprecia os detalhes em um passeio?
Acolha as respostas, adicionando ideias de aventuras que eles e seus bichinhos podem ter. É possível que, já neste momento, a imaginação dos pequenos leitores entre em ação, principalmente acerca de atentar aos detalhes de um passeio. Ouça as narrativas e impressões que podem surgir dessas perguntas disparadoras, re-tomando a obra e valorizando as percepções individuais de cada estudante. Adapte, se necessário, as questões em relação aos animais de pelúcia que estarão com eles, pensando em seus habitats naturais e favorecendo a criatividade.
ATIVIDADES
Uma roda de histórias incríveis
Tendo como objetivo retomar os aspectos poéticos e sensíveis lidos em Tito e o mar, bem como fortalecer as relações da turma com narrativas (suas e dos outros), promova uma roda de Histórias incríveis em que cada estudante tenha a liberdade de contar (imaginar, fabular, relatar) oralmente um dia de aventura com seu bichinho companheiro. Incentive que todos descrevam o mundo visto por esse amiguinho, que suas aventuras passem as emoções sentidas e que também o narrador, o estudante em turno de fala, esteja inserido e representado nessa história.
Acolha as impressões dos colegas sobre as histórias contadas, ressaltando a importância de aspectos estruturais (como começo, meio e fim de uma narrativa), mas dando ênfase principalmente à construção de personagem e espaço, grandes recursos, como pudemos apreciar na obra lida, para se dividir sentimentos e emoções poeticamente.
O que sente meu companheiro de aventuras?
Tendo em mente os bichinhos de pelúcia trazidos pelas crianças e as narrativas de suas aventuras, sugira que elas representem seu amiguinho, assim como Tito é representado. Disponibilize os materiais artísticos possíveis e incentive retomadas à obra lida, para que todos vejam como o personagem Tito foi desenhado no livro. Durante a observação do personagem, chame a atenção dos estudantes para as formas simples e as expressões de Tito, que transmitem seus sentimentos e suas percepções, para que eles possam usar como inspiração para suas produções artísticas.
A atividade de ilustrar seu próprio companheiro fortalece a relação significativa entre a obra, a leitura poética e as experiências individuais de cada estudante, além de oportunizar uma forma de expressão do bichinho, rompendo as barreiras da imaginação.
Uma experiência imersiva
Por fim, promova uma experiência imersiva em sala de aula. Para isso, convide os pequenos leitores a revisitar suas histórias e a obra lida, pensando nos sons que esses ambientes produzem naturalmente. Sugerimos o vídeo Deep Ocean: 10 hours of relaxing oceanscapes | BBC Earth, do canal BBC Earth no YouTube, que capta a sonoridade e mostra as imagens do fundo do oceano em alta qualidade. É interessante destacar aqui os movimentos de plantas e bichos em relação aos sons que são produzidos no ambiente, a forma de captação desses sons e os efeitos que são produzidos em seus ouvintes.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t_S_cN2re4g.
A partir da experiência imersiva, questione as crianças:
• Você já imaginou que os sons no fundo do mar eram assim?
• O que vocês sentem quando ouvem, em silêncio, esse ambiente?
• Como vocês acham que Tito estava no fundo do mar? E como você e seu bichinho ficariam ao ver e ouvir esse mundo totalmente diferente do nosso?
É esperado que as crianças associem a obra, as criaturas e as impressões às imagens exibidas, já que muitos de seus personagens são filmados também. É possível ainda que mais sons sejam demonstrados, de acordo com as narrativas contadas pelas crianças, expandindo a experiência sensorial a mais formas de ouvir e sentir.
Dos estudantes
De forma objetiva e científica, o vídeo 11 criaturas mais surpreendentes da Fossa das Marianas apresenta criaturas marinhas fantásticas, explicando hábitos, características e habilidades. Além de demonstrar alguns dos seres que aparecem na obra lida, o vídeo amplia o repertório dos estudantes sobre a temática.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SIFS4gpfUuw.
Dos professores
Tendo em mente os enfoques sobre afetividade abordados na obra e o fato de que este é um elemento-chave para uma prática docente mais humana e eficaz, sugerimos o livro Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade (2001), no qual Terezinha Rios, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, fala sobre a importância da afetividade na relação pedagógica, destacando que o professor deve ser sensível às necessidades emocionais dos estudantes.
Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:
Referências
BBC EARTH. Deep Ocean: 10 Hours of Relaxing Oceanscapes | BBC Earth. BBC Earth, 20 jun. 2018. 1 vídeo (600 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t_S_cN2re4g. Acesso em: 24 abr. 2025.
CARVALHO, Ana. Aventuras no mundo aquático. Belo Horizonte: Editora Formato, 2020. p. 15.
COSTA, João. A vida nas profundezas do mar. Rio de Janeiro: Editora Marinha, 2019. p. 18.
MAR. In: MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos, 2025 (adaptado).
Disponível em: https://linkja.net/mar-Michaelis. Acesso em: 8 fev. 2025.
NUNES, Teresa. Como o baiacu incha? Ponto Biologia, 10 out. 2017.
Disponível em: https://pontobiologia.com.br/como-baiacu-incha/#google_vignette. Acesso em: 8 fev. 2025.
PLANETA BIOLOGIA. Água-Viva: O que é, características, curiosidades. Planeta Biologia, 26 abr. 2025.
Disponível em: https://planetabiologia.com/agua-viva/. Acesso em: 8 fev. 2025.
REFÚGIO MENTAL. 11 criaturas mais surpreendentes da Fossa das Marianas. Refúgio Mental, 25 jul. 2019. 1 vídeo (11 min).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SIFS4gpfUuw. Acesso em: 8 fev. 2025.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.