Na sala de aula

ROTEIRO DE LEITURA

capa sr gato e a garotinha

Sr. Gato e a garotinha

Wang Yuwei
Wang Yuwei
Tradução: Suria Scapin
Gênero: Livro ilustrado
Idade: 8 anos
Segmento: Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Tema: Emoções

Na premiada obra Sr. Gato e a Garotinha, acompanhamos um inverno muito diferente na vida do solitário artista felino que dá nome ao livro. Após encontrar uma menina em meio à neve, Sr. Gato experimenta sentimentos únicos ao se ver acompanhado: aquece a criança, cuida dela e a alimenta; o que enche seus dias de inspiração, arte e carinho. Ao fim do inverno, porém, sua nova amiga parte e deixa uma lição importante de vida, tempo e afeto.

Neste roteiro, você acompanhará sugestões de reflexões, atividades e diálogos de leitura que abordarão, entre outras temáticas, a ausência, o luto e as expressões de sentimentos como um todo.

Antes da leitura

,

Para preparar-se para a leitura, sugerimos duas etapas – a primeira, uma pesquisa do significado de termos que não necessariamente aparecem na obra, mas que expandirão seus sentidos. Termos como “luto” e “ausência” são sugestões válidas para essa contextualização.

A segunda sugestão diz respeito ao ambiente de leitura, buscando o acalanto que o Sr. Gato e a Garotinha transmitem. Em casos de dias mais frios, uma possibilidade é recriar, com almofadas e cobertores, um espaço aconchegante, valorizando a proximidade e os laços significativos com a obra. Em dias quentes, a observação de flores ou a leitura em espaço aberto, como um jardim disponível, remetem à conexão com a natureza proposta pela narrativa.

Glossário

au-sên-ci-a

1. Afastamento, por curto prazo, de uma pessoa do lugar em que se deveria achar.

2. Falta de comparecimento ou de presença.

3. Tempo em que se está ausente.

Sugerimos, também, que você organize uma maneira de anotar os sentimentos e as emoções que os estudantes citarem ao longo das experiências, a fim de serem utilizados na atividade Nomeando sentimentos.

Para familiarizar os estudantes com o tema, buscamos identificar o sentido atribuído pelos alunos acerca dos termos que abrangem a obra. Para tanto, sugerimos as seguintes perguntas: Para dar início ao momento de familiarização com o tema, faça algumas perguntas relacionadas à temática da história, como:

Para saber mais

De acordo com a Associação Brasileira de Pediatria (2023), “o luto é uma reação emocional intensa diante de uma perda. Essa perda não se resume apenas à morte, mas também a variadas situações dolorosas ocorridas durante toda a vida, tais como: o rompimento de uma amizade, a saída de um trabalho, uma decepção, uma despedida, dentre muitas outras.”

• O que é cuidar para você?

• Você já teve algum animalzinho de estimação?

• Você já sentiu falta de alguém que cuidou de você, ou de quem você cuidou?

Para a familiarização com a obra, sugerimos as seguintes perguntas, que têm o intuito de instigar a reflexão sobre como os personagens da capa se relacionam uns com os outros por meio dos atos de cuidar e de serem cuidados, e sobre como é possível perceber as mudanças de comportamento, motivadas por emoções:

• Quais são os personagens que estão na capa?

• Eles parecem agitados ou bem calmos?

• O que o Sr. Gato parece estar fazendo?

• Você já observou algum bichinho dormindo? O que você sentiu com isso?

É possível que os estudantes aproveitem o momento para contar relatos sobre seus animais de estimação. Nesse caso, reserve um bom tempo da aula, pois as crianças costumam gostar de falar sobre tais temas. É possível, também, que algum estudante conte sobre um parente ou amigo que já tenha falecido. Nesse caso, separamos uma matéria em Para ampliar o repertório para que você se aprofunde em como conduzir uma conversa sobre luto.

Nessa etapa, professor, busque valorizar e direcionar o olhar dos alunos para o contraste de cores e tamanhos que a Garotinha proporciona, demonstrando, por exemplo, que o Sr. Gato parece fazer parte do fundo, representado muito maior, enquanto a Garotinha, mesmo que pequena, chama bastante a atenção.

Essas perguntas têm, também, o intuito de instigar a reflexão sobre como os personagens da capa se relacionam uns com os outros por meio dos atos de cuidar e de serem cuidados, e sobre como é possível perceber as mudanças de comportamento, motivadas por emoções. Para dar início à familiarização com a obra, mostre a capa do livro e pergunte:

Durante a leitura

,

Sr. Gato e a Garotinha proporciona, para além dos temas, explorações de recursos visuais e de descrições muito ricas para texturas – atentando-nos a isso, sugerimos o seguinte:

O toque de cuidado

Durante a releitura, você pode, por exemplo, utilizar um urso de pelúcia trazido pelos estudantes, destacando a maciez descrita; folhas coletadas no jardim, percebendo suas diferenças ao toque; entre outros itens que aparecem ao longo da narrativa. Esses aspectos de textura também surgem nas próprias ilustrações: chame a atenção para os pelos do Sr. Gato, para a roupa da Garotinha e para as folhas de outono. Por meio de uma roda de conversa, busque as associações que os alunos fazem, por exemplo, a partir de pares como “o macio e o carinhoso”, “o áspero e a solidão”, etc.

Dicas

Leitura inicial pelo professor como modelo de leitor. Sugerimos diferentes tons de voz para os momentos em que o Sr. Gato está sozinho e triste (mais grave e pausado) e para quando está acompanhado (mais feliz, eufórico, animado), por exemplo. 

A palavra-objeto

Há, também, a potencialidade de se trabalhar a capacidade imagética que a forma das palavras carrega na obra. Em um movimento metalinguístico, a autora e ilustradora faz uso dos significados escrito e visual. 

Faça pausas durante a leitura, demonstrando esses recursos e, principalmente, acentuando a leitura nesses momentos. Também é importante questionar a interpretação desses recursos, como por meio desta pergunta:

• Por que vocês acham que a autora escreveu o “muito pequena” com letras de formatos e tamanhos diferentes? Que sensação isso passa para nós?

Nesse caso, professor, é possível (e desejável) que os alunos se expressem da forma compreendida (sussurrando, por exemplo). Proporcione um tempo de aula para que essas manifestações possam ser devidamente acolhidas.

roteriro sr gato e a garotinha 01

Isso, de maneira geral, fortalece a interpretação de sentido e desvincula a leitura de aspectos apenas ligados à leitura dos códigos, isoladamente.

Colorido do afeto

Você pode, ainda, demonstrar como as cores das ilustrações são muito mais frias quando há apenas a presença do Gato, e como, na presença da Garotinha, os tons são mais vibrantes e, possivelmente, primários/quentes. 

roteriro sr gato e a garotinha 02

Após a leitura

,

Agora que a leitura completa foi feita, abra espaço para as impressões obtidas pelos pequenos leitores. Sugerimos algumas questões para essa parte do processo:

• O Sr. Gato parecia triste ou feliz antes do aparecimento da Garotinha?

• Como ele fica depois da chegada de sua nova amiga?

É possível que os alunos percebam que o Sr. Gato parecia mais sério antes da chegada da Garotinha; é possível também que percebam sua mudança ao longo da convivência com a menina. Explore essa percepção de expressões.

A partir das conversas iniciais, aprofunde os questionamentos, de modo que as temáticas da efemeridade e do próprio luto apareçam sem os termos em si. Sugerimos estas perguntas:

• O Sr. Gato sabia que a Garotinha não estaria com ele por muito tempo, já que pesquisou o assunto em uma enciclopédia. Como ele se comportou depois de descobrir isso?

• A Garotinha começou a dormir mais e mais. O que poderia estar acontecendo?

Aqui, professor, é possível que os alunos falem sobre temáticas um pouco mais sensíveis, como uma doença. Acolha as falas fazendo uso do material Para ampliar o repertório, a fim de dar suporte ao papel do educa-dor nessas situações.
Para uma valorização dos bons momentos, busque uma finalização a partir de questões como:

• A Garotinha tinha relação com as plantas, nutrindo-as e fazendo-as surgir. O que isso pode representar?

• Você acha que o Sr. Gato escolheria conhecer a Garotinha e viver os momentos felizes com ela mesmo sabendo de sua partida? Por quê?

Espera-se que os alunos compreendam a importância da amizade, respondendo às questões a partir de suas experiências pessoais. Faça analogias relacionadas ao convívio com primos ou familiares de longe que, em al-gum momento, têm de voltar para casa, por exemplo.

ATIVIDADES

Nomeando sentimentos 

1. Para que os estudantes percebam que as emoções, sentimentos e comportamentos dos personagens mudam conforme a narrativa, propomos uma atividade de associação. Para isso, retome tais momentos, organizados como no quadro a seguir:

Situação inicial – O Sr. Gato pinta na parte exterior de sua casa até encontrar uma Garotinha muito peque-na sob uma folha. 

Conflito – A Garotinha anima muito a vida do Senhor Gato, mas ele descobre que ela não estará presente por muito tempo em sua vida. 

Clímax – A Garotinha permanece dormindo por muito mais tempo até que, infelizmente, desaparece. 

Desfecho – O Sr. Gato busca lembranças dos momentos felizes com sua amiga, enchendo-se de esperança de um dia reencontrá-la.

2. Em seguida, retome a lista de emoções e sentimentos que você anotou e peça para que os estudantes indiquem em quais momentos eles se encaixam melhor.

Se forem usados post-its, você pode fixar as palavras diretamente nas paisagens, como nas que aparecem a seguir, observando os contrastes:

roteriro sr gato e a garotinha 03

Desenhando memórias

O Sr. Gato é um artista; e a Garotinha, por sua vez, também deixa muitos desenhos em sua casa (ele até os coloca em porta-retratos para se lembrar de sua amiguinha). Sugira, professor, que os alunos imaginem e desenhem (com os materiais disponíveis) como as emoções e os sentimentos da lista feita na atividade anterior podem aparecer e ser representados nessas ilustrações. 

As alegrias que me contam

Oriente que as crianças perguntem sobre bons momentos vividos e dos quais pais, avós e demais familiares sentem saudade. Busque orientar quais situações dessa narrativa demonstraram emoções mais evidentes e como elas aparecem nas fotografias de família. Relacione as fotografias com as reflexões sobre os momentos que deixam saudade e que estão ali registrados nas imagens.

Enquanto produto final, as fotografias da sala podem ser copiadas e guardadas em um “Álbum da saudade”, proporcionando o registro e valorização da expressão dos sentimentos de cada um dos envolvidos.

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

Sugerimos Bao, curta-metragem da Pixar, vencedor do Oscar de 2019, que trata do sentimento de ausência e dos mecanismos que uma mãe desenvolve para lidar com eles.

Trailer: https://linkja.net/Bao

Disney+: https://linkja.net/BaoDisneyPlus

Dos professores

Para seu aprofundamento, professor, sugerimos a leitura do artigo acadêmico Educadores e a morte, em que Maria Julia Kovács, professora livre-docente do Instituto de Psicologia da USP, discute como a instituição escolar e os educadores veem a morte e sua implicação nesse processo.

Disponível em: https://linkja.net/ArtigoEducadoresEAMorte

Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:

Referências

AUSÊNCIA. In: MICHAELIS: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2024. Disponível em: https://linkja.net/ConceitoAusencia. Acesso em: 08 nov.2024.

BAO. Direção: Domee Shi. Produção: Becky Neiman. [S. l.]: Disney/Pixar, 2018. 8 minutos.

KOVÁCS, Maria Julia. Educadores e a morte. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 71-81, 2012. Disponível em: https://linkja.net/ArtigoEducadoresEAMorte. Acesso em: 7 out. 2024.

SBP, Sociedade Brasileira de Pediatria. Luto infantil. Pediatria para famílias, [S. l.], maio 2023. Disponível em: https://linkja.net/LutoInfantil. Acesso em: 8 out. 2024.

plugins premium WordPress