Ser gentil é fácil apresenta a história de um porquinho carismático que ajuda seus amigos com pequenos gestos de bondade. Ao longo de sua rotina, ele mostra como ações como sorrir ou colaborar podem transformar o dia das pessoas ao seu redor, criando um ambiente mais acolhedor e positivo.
Este roteiro oferece atividades voltadas para crianças de 4 a 6 anos, incentivando reflexões sobre atitudes gentis e sobre como elas podem melhorar as relações interpessoais no cotidiano. A obra convida as crianças a praticar a bondade e a reconhecer a importância de pequenas ações em suas vidas.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
Demonstrar atitudes de
cuidado e solidariedade na
interação com crianças e
adultos.
EI02EO01
Para a familiarização com o tema, propicie um momento de troca de opiniões e prepare as crianças para se conectarem com a história:
• Vocês já ouviram falar da palavra “gentileza”?
• O que vocês acham que essa palavra significa?
• O que significa quando alguém diz que você é gentil?
• Vocês conhecem alguém que é muito gentil? Quem? Quais gestos de gentileza essa pessoa realiza?
Dica:
Caso seja possível, crie um ambiente acolhedor para a leitura e organize almofadas ou tapetinhos em um círculo. Coloque o livro no centro, sobre uma das almofadas. Se o clima permitir, considere realizar a leitura no jardim da escola ou em um espaço ao ar livre, o que pode enriquecer as reflexões sobre como ser gentil com o meio ambiente.
A definição de “gentileza” pode ajudar o professor a enriquecer essa conversa.
É importante deixar claro aos estudantes que os atos de gentileza são praticados, no dia a dia, por pessoas gentis. Aqui estão alguns exemplos de gestos de gentileza que podem ser praticados: ceder o assento a pessoas idosas ou com deficiência; agradecer às pessoas que lhe fazem favores; cumprimentar as pessoas com um bom dia, boa tarde ou boa noite; pedir licença quando precisar passar pela frente das pessoas; dar passagem ao carro de outra faixa, que precisa passar na sua frente; e elogiar, sempre que possível, as pessoas com quem convive. As gentilezas devem ser praticadas com leveza, ou seja, com sinceridade e simplicidade, pois melhoram o convívio entre as pessoas.
Para saber mais:
Gentileza: é a qualidade do que é gentil; do que é amável. É uma amabilidade; uma delicadeza praticada por algumas pessoas. A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, e que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza é cuidadoso, distinto e delicado.
Antes de começar a ler o livro, mostre sua para as crianças e proponha algumas perguntas, como:
• O que esse porquinho está fazendo aqui?
• Por que será que ele está sorrindo?
• O que vocês acham que o porquinho faz para ser gentil?
As perguntas propostas visam despertar a curiosidade das crianças e estimular sua reflexão sobre o que o por- quinho da capa está fazendo; por que ele está sorrindo; e de que maneira ele pode ser gentil. As respostas es- peradas podem variar, mas o objetivo é o de incentivar a observação do comportamento do personagem e o de conectar a ideia de gentileza a ações como ajudar, compartilhar e cuidar de outros. Esse momento também pre- para as crianças para os temas centrais da história, que são a importância de ser gentil e como pequenas ações podem impactar positivamente o outro, criando uma atmosfera de expectativa e engajamento para a leitura.
Por fim, diga, para iniciar a leitura: “Bom, agora vamos ver o que esse porquinho faz para ser gentil e quem ele ajuda ao longo da história!”.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
Demonstrar empatia pelos
outros, percebendo que
as pessoas têm diferentes
sentimentos, necessidades e
maneiras de pensar e agir.
Ampliar as relações
interpessoais, desenvolvendo
atitudes de participação e
cooperação.
EI03EO03
A leitura é uma ferramenta poderosa para desenvolver a imaginação, a empatia e o senso crítico das crian- ças. Ao mergulharem nas histórias, elas têm a oportunidade de refletir sobre sentimentos, ações e suas consequências. A exploração das ilustrações e das emoções dos personagens, por exemplo, permite que os pequenos se conectem com a narrativa de forma profunda e significativa. Além disso, a releitura e a análise dos detalhes ajudam a fixar valores e ensinamentos importantes.
Observando sentimentos e ações
As ilustrações dos personagens são um convite para observá-los e a pensar no que estão sentindo antes e depois de serem ajudados pelo porquinho. Os questionamentos podem ser feitos durante a leitura ou em uma releitura, para que as crianças observem o enredo com mais cuidado. Veja, a seguir, algumas perguntas que podem ser feitas às crianças:
• O que o coelho está sentindo nesta imagem?
• O que aconteceria se o porquinho não esperasse para pegar essa maçã? Será que ela estaria mais gostosa depois da espera?
• O que o passarinho está sentindo nesta imagem?
• O que poderia ter acontecido com a flor se o porquinho não ajudasse?
As perguntas propostas buscam incentivar as crianças a observar sentimentos e ações dos personagens nas ilustrações, bem como a refletir sobre eles, estimulando a empatia e a interpretação emocional. Ao perguntar o que o coelho, o passarinho e a flor estão sentindo, as crianças são convidadas a analisar como os persona- gens reagem antes e depois de serem ajudados pelo porquinho, promovendo uma compreensão mais pro- funda sobre as consequências das ações de gentileza. Além disso, questões como o impacto de esperar para pegar a maçã ou a importância de ajudar a flor reforçam a ideia de que a paciência, o cuidado e a ajuda ao próximo são fundamentais para um ambiente harmonioso e respeitoso, incentivando os pequenos a refletir sobre como seus próprios gestos podem afetar os outros de maneira positiva.
Recontando a história
Outra possibilidade em um momento de releitura é trabalhar a ordem cronológica da história, incentivando as crianças a se lembrarem da narrativa e a recontarem a história. Veja, a seguir, perguntas que podem ser feitas a elas:
• Quem o porquinho ajuda primeiro?
• Quais são as plantas que aparecem na história?
• Quem estava com muito frio?
• O que o porquinho fez com cada amigo na página final?
Essas reflexões ajudam a consolidar o entendimento da narrativa e a propiciar a percepção de como peque-
nas ações podem fazer uma grande diferença na vida dos outros.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
Recontar histórias ouvidas
e planejar coletivamente
roteiros de vídeos e de
encenações, definindo os
contextos, os personagens,
a estrutura da história.
Produzir suas próprias
histórias orais e escritas
(escrita espontânea), em
situações com função social
significativa.
EI03EF06
Após a leitura, realize um novo diálogo com as crianças sobre as temáticas abordadas pelo livro, incentivan- do-as a compartilhar suas experiências e sentimentos sobre gentileza. Veja, a seguir, perguntas que podem ser feitas a elas:
• Vocês conseguem se lembrar de um momento em que alguém foi gentil com vocês? Como foi isso? E como isso fez vocês se sentirem?
• Como vocês se sentem quando fazem algo gentil para outra pessoa?
• Qual é a importância de ser gentil com alguém?
• Será que devemos ser gentis somente com as pessoas que conhecemos?
• Como podemos ser gentis na escola?
As possíveis respostas das crianças podem incluir momentos em que um amigo as ajudou, situações em que se sentiram felizes ou acolhidas ao receberem gentileza, ou até pequenas ações, como compartilhar brinque- dos, que também podem ser formas de gentileza no ambiente escolar.
ATIVIDADES
Mímica gentil
Para estimular a compreensão da história e o trabalho em equipe, proponha uma atividade de mímica em du- plas. Cada dupla pode folhear as páginas do livro e escolher uma cena de gentileza realizada pelo porquinho para imitá-la. Enquanto uma dupla faz a mímica, as outras crianças tentarão adivinhar qual ação de gentileza eles estão representando, como a cena em que o porquinho ajuda um passarinho com frio a construir uma casa para aquecê-lo.
E se eu fosse um porquinho gentil?
As crianças podem criar novas páginas para o livro, imaginando outras formas de gentileza que o porquinho poderia realizar. Cada criança desenhará e descreverá uma nova cena, mostrando como ele ajuda seus ami- gos de maneiras diferentes. Ao final, as novas páginas podem ser reunidas em um pequeno livro da turma, ampliando a história já lida com suas próprias ideias de ações gentis.
Baú da gentileza
Em sala de aula, as crianças podem escrever ou desenhar gestos gentis que observaram ou fizeram ao longo do dia, como ajudar um amigo, falar bom dia para algum funcionário da escola, cuidar dos materiais, regar uma planta, etc. As mensagens serão depositadas em um baú e, ao final da semana, o professor o abrirá para compartilhar as ações com a turma, destacando e valorizando os pequenos gestos.
Dos estudantes
O curta-metragem O Robô e a Baleia, disponível no YouTube, reflete sobre a importância de superar nossos próprios medos para poder ajudar outros, destacando, também, a necessidade de união e cooperação para oferecer apoio e resolver situações difíceis.
Disponível em: https://linkja.net/ORoboEABaleia
Dos professores
O vídeo Empatia, gentileza e compaixão explora a definição de cada um desses conceitos e a importância de praticá-los nas relações humanas. Além disso, ressalta a relevância da inteligência socioafetiva e a necessi- dade de educar as crianças nas escolas para desenvolver essas habilidades, promovendo um ambiente mais solidário e harmonioso.
Disponível em: https://linkja.net/EmpatiaGentilezaCompaixao
Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:
Referências
EMPATIA, gentileza e compaixão – Mentes em Pauta – Ana Beatriz. Direção: Ana Beatriz. YouTube: PodPeople – Ana Beatriz, 2019.
Disponível em: https://linkja.net/EmpatiaGentilezaCompaixao. Acesso em: 17 out. 2024.
ROBOT overcomes its fears to help others – Animated short film “The Robot and the Whale”. Direção: Jonas Forsman. Produção:
Hobab. Roteiro: Jonas Forsman. YouTube: Premium Films, 2023. Disponível em: https://linkja.net/ORoboEABaleia. Acesso em: 17 out.
2024.
SIGNIFICADOS. Significado de “Gentileza”. Significados, [S. l.], 2011. Disponível em: https://linkja.net/SignificadoGentileza. Acesso em:
18 out. 2024.