O livro Plop Plop: o coração da chuva acompanha a trajetória de uma gotinha que, ao despertar para o mundo, inicia sua jornada pelo ciclo da água. Com uma escrita delicada e poética, María José Ferrada conduz o leitor por essa viagem, enquanto as ilustrações afetuosas de Marco Paschetta ampliam a experiência, transformando o caminho da gotinha em uma metáfora sobre a transformação e a renovação na natureza.
Este roteiro apresenta propostas que exploram o ciclo da água por meio de um percurso que envolve descobertas sensoriais, expressões artísticas e momentos de reflexão, despertando o encantamento pela água e sua presença essencial na vida.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
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Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
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Dica
Aproveite um dia de chuva para fazer a leitura perto de uma janela, permitindo que o som da chuva se misture com a narrativa. Se não houver chuva, você pode utilizar uma gravação suave de som de chuva para criar um ambiente imersivo no início da discussão sobre a obra.
Sugestão de áudio disponível em: https://linkja.net/som-de-chuva-para-dormir-YouTube.
Ao som das gotas caindo, seja de uma chuva real ou fictícia, convide as crianças para uma conversa acerca do que elas sabem sobre a água. Algumas perguntas possíveis:
• Vocês já pararam para pensar sobre como se formam as gotas que caem na chuva?
• De onde elas vêm?
• E depois que elas caem, para onde vão?
• Como é o som da chuva?
As crianças podem trazer hipóteses como “A água da chuva vem do céu” ou “Depois que as gotas caem, elas ficam na terra ou no mar”. Acolha as respostas e, mantendo um tom de suspense, diga que na leitura irão descobrir um pouco mais sobre essa trajetória. Esse momento é importante para que elas expressem seus conhecimentos prévios e serve como uma sondagem para o tema que será abordado durante a leitura.
Após a conversa sobre o tema, explore a capa e a contracapa do livro, assim como as ilustrações nas páginas de guarda, fazendo perguntas que propõem uma análise cuidadosa das imagens.
• Por que vocês acham que este livro se chama Plop plop: o coração da chuva?
• Quem são os personagens que estão na capa do livro?
• Onde eles estão?
• Eles parecem estar dançando, será que um ajuda o outro? O que eles têm a ver com a chuva?
• Por que eles têm cores diferentes?
As crianças podem fazer a associação dos personagens com a gota d’água e um fogo ou o calor. Eles estão no mar e parece que a gota d’água está levitando em direção ao céu. Dê atenção à cor da saia que a gotinha está usando, é da mesma cor que o personagem que representa os raios de sol. Quanto ao título do livro, é possível que algumas crianças percebam que o autor utilizou “plop plop” para representar o som que a chuva faz.
Na folha de guarda, novamente podemos observar essa dança entre os dois personagens. Agora eles estão em outro ambiente, mas também com bastante água. Pare um momento para que as crianças observem a ilustração e apontem o que veem nela, para então iniciar a leitura.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
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Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
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Dica
A mediação de leitura tem como objetivo principal proporcionar a fruição leitora, permitindo que as crianças experimentem o prazer de ouvir uma história e apreciar as ilustrações. Antes de qualquer exploração temática, é essencial que o livro seja vivenciado como uma experiência sensível e envolvente.
Assim, sugerimos que você opte por uma primeira leitura livre, observando as reações e percepções das crianças. Em momentos de releitura, conteúdos importantes sobre o ciclo da água podem ser retomados de forma natural, conectando a narrativa ao conhecimento científico. Essa abordagem respeita o tempo da leitura e parte da sensibilidade do educador, que direciona a exploração do livro de acordo com os interesses e as descobertas do grupo.
O livro Plop Plop: o coração da chuva oferece diversas possibilidades de exploração durante ou após a leitura, indo além do conceito científico do ciclo da água. Seu texto poético e suas ilustrações afetuosas possibilitam um olhar atento para esse elemento tão fundamental na nossa vida.
As ilustrações como experiência sensível
As imagens da obra apresentam cores suaves e uma estética delicada, transmitindo a leveza e o movimento da água. Durante a leitura, instigue as crianças a observar como as ilustrações traduzem a sensação da chuva e o percurso da gotinha. Sugerimos perguntas que ajudam a ampliar a experiência visual e emocional do livro, como:
• O que vocês sentem ao ver esta imagem?
• Conseguem reparar no movimento do mar?
• O que a cor azul e a cor laranja representam neste livro?
A ideia é que elas percebam que a ilustração transmite o movimento da água por meio do desenho das algas e dos peixes, criando a sensação de fluxo e leveza. Além disso, o raio de sol aparece iluminando a cena, aquecendo a superfície e realçando a presença dos seres aquáticos no momento em que vai acordar a gotinha de água.
O vento e a formação da nuvem são representados de forma lúdica e dinâmica, transmitindo a ideia de movimento e transformação. Os personagens animados, como o vento e as gotinhas com rostos e braços, tornam a cena ainda mais cativante para as crianças, criando uma conexão afetiva com os elementos da natureza e permitindo que elas percebam esses fenômenos de maneira mais próxima e envolvente.
Um ciclo contínuo
No final do livro, após todas as aventuras da gotinha – que sobe para o céu, se transforma em chuva e cai de volta na terra –, ela retorna ao mar e sonha que tudo acontecerá novamente. Esse desfecho reforça a ideia de um ciclo contínuo, que nunca termina. A água está sempre em movimento, mudando de forma e percorrendo diferentes caminhos, em um processo que se repete indefinidamente.
Para refletir sobre esse ciclo, pergunte às crianças:
• Se tudo começa de novo, será que a água que usamos hoje já passou por esse ciclo muitas vezes antes?
• Será que a gotinha pode ir para outros lugares além do mar?
• Quais caminhos ela pode percorrer?
Nessa conversa, é importante que as crianças percebam que a água que se transforma em chuva está presente nos mares, rios e lagos do nosso planeta, e que tudo isso acontece em um ciclo constante.
A água
Por fim, o livro apresenta um texto escrito pelo cientista José Ramón Alonso, que traz informações sobre onde podemos encontrar a água no planeta Terra e sobre as fases da água – tudo isso com um olhar científico sem deixar de ser poético. Sugerimos que essa leitura seja feita após as discussões sobre a história, servindo como um fechamento da exploração literária e permitindo que as crianças encontrem respostas para algumas das perguntas que surgiram durante a reflexão.
Durante a leitura, talvez novas perguntas surjam em relação à água e seu ciclo, inclusive por introduzir conceitos que possivelmente serão novos para algumas crianças, como “Também existe água dentro de você, em todas as partes do seu corpo”. Essa noção de que a água está no nosso corpo pode ser explorada por meio de questionamentos que incentivem a curiosidade e a conexão com o próprio corpo, por exemplo:
• Se temos água dentro de nós, para onde ela vai quando suamos?
• De que forma a água nos ajuda a viver?
• Quais são os sinais de que nosso corpo precisa de mais água?
Nessa discussão, os estudantes podem perceber que nosso sangue é composto de água e que, quando suamos, a água evapora assim como a água dos oceanos e dos rios. Além disso, é relevante falar sobre a importância de manter-se hidratado, especialmente em dias de calor e quando fazemos exercícios físicos. Um fato curioso que talvez as crianças não saibam é que podemos verificar se nosso corpo precisa de água observando a coloração da nossa urina; pois, quanto mais amarela, mais água precisamos beber.
A conversa também pode ser expandida para um olhar mais amplo sobre o ciclo da água no planeta, relacionando-a à alimentação, à respiração e à interdependência entre os seres vivos.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
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Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
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Após a leitura do livro, proponha uma troca sobre as percepções e sensações das crianças em relação à obra. Pergunte:
• Para vocês, como foi acompanhar a jornada da gotinha pelo céu, pela terra e pelo mar?
• O que aconteceria se o ciclo da água parasse?
• Onde encontramos a água no nosso dia a dia?
O livro termina reforçando o ciclo da água e sua importância para a natureza. Esse momento pode ser destacado para promover conversas sobre onde encontramos a água em nosso dia a dia e como ela participa de diferentes fenômenos naturais.
Além disso, a obra pode ser um ponto de partida para conversar sobre a importância da água e como ela está presente em nosso corpo, nos alimentos e no meio ambiente. Desse modo, as crianças podem refletir sobre o uso consciente da água e como podemos cuidar desse recurso essencial para a vida.
ATIVIDADES
Poesia aquática
No livro Plop Plop: o coração da chuva, a linguagem poética acompanha a trajetória da gotinha, trazendo ritmo e musicalidade para a narrativa. Inspirados pelo título, proponha que as crianças criem novas onomatopeias para representar outras etapas do ciclo da água. Você pode guiar a atividade com perguntas como as que seguem:
• Como seria o som do sol aquecendo as águas do mar?
• E o vento soprando para formar uma nuvem?
• Quando as gotinhas estão todas apertadas uma ao lado da outra no céu, que barulho fazem?
A criatividade vai partir das crianças e elas podem testar os sons oralmente, explorando diferentes possibili-dades, e depois registrar suas criações em pequenos versos ou frases poéticas.
Pintando a chuva
Após a leitura, convide as crianças a representar artisticamente a chuva, explorando suas próprias sensações e percepções sobre a água na natureza. Para isso, disponibilize diversos materiais, como aquarela, giz pastel, lápis de cor, papel azul e elementos para colagem.
Cada criança pode escolher a forma como deseja expressar a chuva: por meio de desenhos realistas, ilustrações cartunizadas como as do livro, composições abstratas que representem o movimento da água ou até poemas ilustrados. A proposta é que cada criação reflita as emoções despertadas pela leitura e a relação pessoal de cada um com a chuva, tornando a experiência única e significativa.
Ao final, pendure os desenhos ou disponha-os de forma que todos possam ver as representações uns dos outros. Convide as crianças a compartilhar suas ideias, descrevendo o que imaginaram e sentiram ao criar suas obras.
A dança da chuva
Para finalizar a experiência com Plop Plop: o coração da chuva, organize uma atividade de faz de conta e interpretação na qual as crianças representarão o ciclo da água com gestos e movimentos. Em um espaço amplo, como a sala com cadeiras afastadas, a quadra ou o jardim, reconte a história enquanto as crianças encenam a jornada da gotinha pelo céu, pela terra e pelo mar.
Cada etapa do ciclo pode ser vivenciada corporalmente: elas podem girar suavemente como vapor subindo, flutuar como nuvens, cair como gotas de chuva e escoar como rios. Para tornar a experiência ainda mais envolvente, elas também podem utilizar as onomatopeias criadas na proposta Poesia Aquática, vocalizando os sons do vento, da evaporação, da condensação e da chuva caindo. Em uma segunda rodada de interpretação, é possível que as crianças representem o ciclo da água sem a narração e com um fundo musical.
Essa brincadeira integra linguagem, movimento e sonoridade, permitindo que as crianças vivenciem de forma lúdica e expressiva os conceitos explorados no livro.
Dos estudantes
O vídeo que sugerimos, do canal da BBC News Brasil no YouTube, amplia o olhar que temos sobre a água e traz provocações de maneira informativa sobre seu surgimento no planeta Terra.
Disponível em: https://linkja.net/por-que-a-agua-e-uma-das-coisas-mais-estranhas-YouTube.
Para aprofundar os conhecimentos sobre a água, recomendamos a seguir dois artigos da revista Ciência Hoje das Crianças.
Rios voadores, disponível em: https://linkja.net/rios-voadores-CHC.
Qual a relação entre os humanos e o oceano?, disponível em:
https://linkja.net/relacao-entre-humanos-e-oceano-CHC.
Dos professores
Para ampliar o repertório dos professores sobre a água e sua importância, recomendamos os vídeos a seguir.
Por que a água é uma das coisas mais preciosas do Universo, do canal BBC News Brasil no YouTube.
Disponível em: https://linkja.net/por-que-a-agua-e-uma-das-coisas-mais-preciosas-YouTube.
Água?, do canal Programa Água Brasil no YouTube.
Disponível em: https://linkja.net/programa-agua-Brasil-YouTube.
Ambos podem ser mostrados para as crianças; porém, como abordam conteúdos mais complexos, isso vai depender do objetivo da condução da aula e do repertório de conhecimento do grupo.
Referências
BBC NEWS BRASIL. Por que a água é uma das coisas mais estranhas do Universo. BBC News Brasil, 4 mar. 2019. 1 vídeo (3 min).
Disponível em: https://linkja.net/por-que-a-agua-e-uma-das-coisas-mais-estranhas-YouTube. Acesso em: 20 mar. 2025.
BBC NEWS BRASIL. Por que a água é uma das coisas mais preciosas do Universo. BBC News Brasil, 4 mar. 2019. 1 vídeo (3 min).
Disponível em: https://linkja.net/por-que-a-agua-e-uma-das-coisas-mais-preciosas-YouTube. Acesso em: 20 mar. 2025.
NATUREZA RELAXANTE. Som de Chuva para Dormir – Barulho de Chuva Relaxante na Floresta Enevoada sem Trovões. Natureza Relaxante, 14 set. 2020. 1 vídeo (600 min).
Disponível em: https://linkja.net/som-de-chuva-para-dormir-YouTube. Acesso em: 20 mar. 2025.
PROGRAMA ÁGUA BRASIL. Água? Programa Água Brasil, 22 out. 2015. 1 vídeo (3 min).
Disponível em: https://linkja.net/programa-agua-Brasil-YouTube. Acesso em: 20 mar. 2025.
SÃO PEDRO, Vinícius. Rios voadores. Ciência Hoje das Crianças, 17 jul. 2019.
Disponível em: https://linkja.net/rios-voadores-CHC. Acesso em: 20 mar. 2025.
TURRA, Alexander. Qual a relação entre os humanos e o oceano? Ciência Hoje das Crianças, 20 jan. 2021.
Disponível em: https://linkja.net/relacao-entre-humanos-e-oceano-CHC. Acesso em: 20 mar. 2025.