Na sala de aula

ROTEIRO DE LEITURA

Clique no botão abaixo para imprimir

capa o urso timido

O urso tímido

Irena Trevisan
Susy Zanella
Tradução: Janette Tavano
Gênero: Livro ilustrado
Idade: 4 anos
Segmento: Educação Infantil
Tema: Alteridade

O urso tímido apresenta a história de um ursinho que, mesmo apreciando a tranquilidade de sua própria companhia, resolve enfrentar a misteriosa sensação da timidez. De maneira leve
e sensível, a narrativa explora como o protagonista aprende a reconhecer suas emoções e a lidar com elas, tornando a timidez menos assustadora e mais natural.

Com propostas que envolvem brincadeiras, diálogos e expressões artísticas, o roteiro a seguir inclui atividades criativas e reflexivas para ajudar as crianças a compreender melhor suas próprias emoções e a lidar com a timidez. Além disso, enfatiza a importância de aceitar e valorizar todas as emoções, ajudando os pequenos a construir uma visão positiva de si mesmos.

Antes da leitura

,

Antes de iniciar a história, mostre a capa do livro para as crianças e peça-lhes que observem atentamente a imagem, incentivando-as a pensar no que pode acontecer na narrativa e no que o urso está sentindo.

Comece explorando a imagem do urso sem mencionar o tema da timidez. Isso permite que as crianças façam suas próprias interpretações, mesmo que algumas já consigam identificar o título do livro. Pergunte a elas:

• O que vocês observam nessa imagem?

• Como ele está? Ele parece feliz? Triste? O que ele está sentindo?

• Por que será que ele está rosa e com as bochechas vermelhas? Vocês já sentiram isso também?

• Como se chama esse sentimento?

Dica

Caso seja possível, crie um ambiente acolhedor para a leitura, organizando almofadas ou tapetinhos em um círculo. Coloque o livro no centro sobre uma das almofadas.

Após discutirem como a timidez é representada na ilustração (por meio da coloração do pelo e do gesto corporal do urso), passe para perguntas que incentivem reflexões sobre o enredo:

• O que vocês acham que vai acontecer com o urso na história?

• Como será que o urso vai lidar com a timidez dele?

• O que vocês acham que o urso vai aprender durante a história?

• Como será que o urso se sente ao longo do livro?

As perguntas propostas visam despertar a curiosidade e estimular a reflexão das crianças sobre a história e o que acontecerá com o urso tímido.

Para a familiarização com o tema, crie um momento de troca de ideias que permita às crianças explorarem a temática da timidez de forma leve e acolhedora:

• Vocês já ouviram falar da palavra “timidez”?

• O que vocês acham que significa ser tímido?

• Vocês conhecem alguém que é tímido? Como essa pessoa se comporta?

• E vocês? Já se sentiram tímidos alguma vez? Como foi essa experiência?

• O que vocês acham que pode ajudar uma pessoa tímida a se sentir mais à vontade?

Para saber mais

Timidez é uma sensação humana que afeta como uma pessoa se sente e age em situações sociais. Essa emoção pode fazer com que o indivíduo se sinta desconfortável, nervoso, inseguro e com medo.
Enquanto a timidez é um traço de personalidade desenvolvido com o tempo, a vergonha é uma emoção ligada à dificuldade de se expressar em determinadas situações. Em alguns casos, também pode ser o sentimento gerado por uma ocasião embaraçosa (Nóbrega, 2022).

Essas perguntas ajudam a introduzir o tema de forma acessível e a criar um espaço seguro para as crianças compartilharem suas experiências e percepções. Acolha as respostas dizendo, por exemplo, que todos podem se sentir tímidos em algum momento e que isso é muito natural. Cada pessoa encontra seu jeito de lidar com a timidez.

Durante a leitura

,

A leitura é uma ferramenta poderosa para desenvolver a imaginação, a empatia e o senso crítico das crianças. Ao mergulharem nas histórias, elas têm a oportunidade de refletir sobre sentimentos, ações e suas consequências. A exploração das ilustrações e das emoções dos personagens, por exemplo, permite que os pequenos se conectem com a narrativa de forma profunda e significativa. Além disso, a releitura e a análise dos detalhes ajudam a fixar valores e ensinamentos importantes.

Por essas razões, a seguir estão algumas potencialidades da obra que podem ser trabalhadas durante a leitura ou em uma releitura.

Detalhes nas ilustrações

Durante a leitura, chame a atenção para os momentos em que o urso procura a timidez em seu corpo. Peça às crianças que observem os detalhes das ilustrações, como as expressões do urso e os lugares onde ele procura:

• Por que vocês acham que ele procurou a timidez nas patas, no nariz ou nos ouvidos?

• O que isso pode nos dizer sobre como lidamos com nossas emoções?

Essa discussão incentiva a interpretação visual e o pensamento simbólico.

roteiro o urso timido 01

Explorando as emoções do urso

Quando o urso encontra seu reflexo e percebe que seu focinho não está mais tão cor-de-rosa, pare a leitura e pergunte às crianças:

• O que vocês acham que mudou no urso para ele se sentir diferente?

• Vocês já perceberam mudanças parecidas em vocês mesmos quando enfrentaram algo novo?

roteiro o urso timido 02

A jornada pelos sentimentos

Na cena em que o urso conversa com os outros animais (lobinho, sapo, leão e orangotango), faça uma pausa e peça às crianças que identifiquem os sentimentos de cada animal:

• O que o lobinho estava sentindo?

• Por que ele está escondido atrás de uma pedra?

roteiro o urso timido 03

• Como o sapo mostrou suas emoções?

• Vocês conseguem fazer uma cara de enjoado? Como é?

roteiro o urso timido 04

• Vocês já se sentiram como algum desses animais?

Esse momento promove o reconhecimento das diferentes emoções por parte dos estudantes e estimula a empatia deles ao compreenderem os sentimentos dos outros.

Após a leitura

,

Após a leitura, proponha aos estudantes um novo diálogo sobre as temáticas abordadas pelo livro, incentivando as crianças a compartilhar suas experiências e sensações sobre a história e a timidez do urso. Acompanhe, a seguir, perguntas que podem ser feitas às crianças:

• Alguém já se sentiu como o urso tímido?

• Quais situações vocês acham que deixam uma pessoa tímida?

• Vocês acham que são mais tímidos: as crianças, ou os adultos?

• O que vocês acham que o urso faria se encontrasse outros animais que também são tímidos?

Essa conversa ajuda as crianças a expressarem seus sentimentos em relação à história e a se sentirem acolhidas, especialmente se enfrentarem desafios relacionados à timidez. Reforce que ser tímido não é algo negativo, assim como ser extrovertido não é necessariamente melhor. Explique que a timidez é apenas uma característica e que é natural se sentir tímido em algumas situações e mais à vontade em outras. Por exemplo, as crianças geralmente se sentem mais confortáveis em família, mas podem ficar tímidas em ambientes novos ou na presença de pessoas desconhecidas.

ATIVIDADES

Glossário dos sentimentos

Para trabalhar as emoções e os sentimentos, proponha à turma que monte um glossário das emoções. Você pode servir de escriba, dependendo do nível de alfabetização das crianças, ou elas mesmas podem elaborar os verbetes. Comece pela “timidez” para servir de exemplo. As crianças podem dizer: “Timidez para mim é quando eu tenho medo de falar com outras pessoas”.

É possível coletar ainda várias descrições sobre um sentimento. Apresentamos a seguir alguns outros sentimentos que podem fazer parte do dicionário:

Alegria;
• Tristeza;
• Ciúmes;
• Medo;

• Raiva;
• Nojo;
• Amor;
• Saudades;

• Frustração;
• Orgulho.

Representando sentimentos

Após a atividade do glossário, peça às crianças que representem três sentimentos diferentes em seus desenhos usando cores, formas e figuras que expressam esses sentimentos.

Explique que as cores podem influenciar como percebemos as emoções e peça às crianças que reflitam sobre sua escolha ao representá-las. A emoção pode ser retratada como um rosto, uma expressão, um animal, um monstro ou até mesmo uma figura abstrata.

É importante enfatizar que não há certo ou errado no desenho e que cada um pode representar as emoções de maneira única e criativa.

Depois de concluírem os desenhos, promova uma roda de conversa para compartilharem o que criaram. Quem quiser pode explicar suas escolhas, como as cores ou formas usadas para cada emoção, e o que pensaram enquanto desenhavam. Finalizando, converse com o grupo sobre como cada desenho foi único e mostre que todos sentimos as emoções de formas diferentes.

Nesse momento, é possível criar um mural dos sentimentos juntando as definições e as ilustrações, dessa forma as crianças podem nomear o que sentem, quando for necessário, apontando para o quadro.

Mímica coletiva

Uma das formas de amenizar a timidez é realizar atividades em grupo em que a criança se sinta à vontade. Por isso, atividades e brincadeiras corporais ou com música em grupo podem ser uma estratégia bacana para que as crianças se expressem sem pensar que estão se expondo, pois estão em um coletivo. 

A mímica coletiva é uma proposta em que o educador ou outra pessoa sugere algo para o grupo imitar, envolvendo todos na representação. Por exemplo, você pode dizer: “Imitem uma panela de pipoca com pipocas estourando!”, e as crianças devem pensar juntas, com algumas representando a panela e outras as pipocas estourando. Outras ideias podem incluir imitar um sofá, um ônibus em movimento, um mar com ondas agitadas e um formigueiro.

A seguir, estão outras sugestões de brincadeiras corporais que envolvem o movimento e o coletivo, propostas por Segni Mossi, um projeto para crianças e adultos que explora a conexão entre duas formas de expressão, o movimento e os sinais gráficos, que normalmente são vistas como separadas.

Segni Mossi in Belo Horizonte:

https://linkja.net/segnimossi

Segni Mossi a l’Institut de la Infància:

https://linkja.net/atividadesegnimossi

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

A matéria O que eu faço quando fico tímido, do Jornal Joca, traz dicas de crianças sobre o que fazer quando ficam tímidas.

https://linkja.net/jornaljoca

O curta Coelho Garota Nova (Bunny New Girl) retrata como a empatia e a parceria ajudam uma menina a superar a timidez ao enfrentar o desafio de começar em uma escola nova.

https://linkja.net/coelhogarotanova

Dos professores

Como material complementar, indicamos as seguintes leituras:

O artigo sobre timidez aborda o que é esse sentimento, suas causas principais e estratégias para lidar com ela.

https://linkja.net/superartimidez

O texto Sou um menino, tenho o cabelo grande e gosto de jogar futebol: autoconceito e autoestima em crianças explora a construção da identidade e da autoestima, elementos essenciais para apoiar crianças tímidas.

https://linkja.net/construcaoidentidade

Referências

Referências
MATA, Lourdes. Sou um menino, tenho o cabelo grande e gosto de jogar futebol: autoconceito e autoestima em crianças. Primeiros Anos.pt, 2023. Disponível em: https://linkja.net/construcaoidentidade. Acesso em: 2 dez. 2024.

O QUE EU faço quando fico tímido. Jornal Joca, 2024. Disponível em: https://linkja.net/jornaljoca. Acesso em: 2 dez. 2024.
NÓBREGA, Ana. Timidez: o que é, principais causas e como lidar. eCycle, 2022. Disponível em: https://linkja.net/superartimidez. Acesso em: 28 nov. 2024.

SEGNI mossi in Belo Horizonte. [S. l.: s. n., 2021]. 1 vídeo (1 min. 19). Publicado pelo canal Segni mossi.
Disponível em: https://linkja.net/segnimossi. Acesso em: 28 nov. 2024.

SEGNI MOSSI a l’Institut de la Infància. [S. l.: s. n., 2018]. 1 vídeo (3 min. 21). Publicado pelo canal Institut de la Infància. Disponível em: https://linkja.net/atividadesegnimossi. Acesso em: 28 nov. 2024.

VAN DEN DUNGEN, Natalie. Coelho Garota Nova (Bunny New Girl). Curta-metragem (5min 50s). Escrito e dirigido por Natalie van den Dungen. YouTube, 2013. Disponível em: https://linkja.net/coelhogarotanova. Acesso em: 27 nov. 2024.

plugins premium WordPress