A relação entre humanos e animais é antiga e marcada por laços profundos de convivência e afeto. Hoje, mais do que nunca, os animais de companhia, ou pets, são vistos como membros da família e recebem o mesmo cuidado e atenção dedicados aos nossos entes queridos. Essa conexão especial é explorada de maneira cativante no livro O que fazem os veterinários. A obra apresenta a importância do trabalho dos veterinários no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, reforçando o compromisso e a paixão desses profissionais pela vida animal.
Este Roteiro de Leitura trará atividades que explorarão o universo da Medicina Veterinária por meio de legendas e ilustrações, destacando a responsabilidade desses profissionais e o amor que sentimos pelos animais. Além disso, será promovida uma feira de animais, incentivando o diálogo sobre cuidado, respeito e afeto pelos nossos companheiros de quatro patas.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EF15LP02
Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio, etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF12LP02
Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
EF12LP02
Para a familiarização com o tema, faça uma roda de conversa trazendo perguntas sobre o cuidado com os animais. Lembre-se de levar em consideração o universo da criança.
Perguntas familiares aos estudantes podem ser usadas para iniciar a conversa, tais como:
• Qual é o seu animal favorito?
• Se vocês pudessem ter qualquer animal, qual vocês escolheriam?
• Vocês têm um animal de estimação?
• Vocês cuidam dele? Como?
• Vocês sabem o que os veterinários fazem?
Ao realizar a roda de conversa, valorize as contribuições das crianças e aproveite para ressaltar que o cuida-do com os animais reflete nossa responsabilidade com o mundo ao nosso redor, incentivando a empatia e a valorização da vida em suas diversas formas. Essa conclusão prepara a turma para novas explorações sobre o tema, pois amplia o olhar dos estudantes para a relação entre seres humanos e animais.
Antes de iniciar a leitura, é possível fazer uma breve observação e uma elaboração de hipóteses sobre a obra, com base no título e na ilustração da capa.
• Vocês sabem o nome desse objeto no pescoço dela?
• Vocês acham que os veterinários são médicos?
• Que animais aparecem na ilustração?
• De que animais os veterinários cuidam?
• Vocês conseguem imaginar por que os animais estão enfaixados?
• Os veterinários só cuidam de animais doentes?
É importante lembrar que, assim como os médicos, os veterinários cuidam da prevenção e fazem o acom-panhamento do bem-estar dos animais; por isso, dão vacina, acompanham o peso e a estatura, entre outras atividades.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EF12LP17
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF15LP03
Localizar informações explícitas em textos.
EF15LP03
Cuidado com os animais de estimação
A partir do trecho “Quando um novo animal de estimação chega em casa, você deve levá-lo à veterinária”, você pode fazer estas perguntas:
• Por que vocês acham que é importante levar um animal
de estimação ao veterinário?
• O que acontece se não cuidarmos bem de um bichinho?
• Como vocês acham que podemos mostrar carinho e cuidado pelos animais?
Essa conversa ajuda as crianças a compreender a responsabilidade de ter um animal de estimação, uma vez que incentiva atitudes de empatia e cuidado. Além disso, reforça o papel da veterinária como uma figura importante na saúde e no bem-estar dos animais, promovendo uma visão mais consciente sobre a interação entre humanos e animais.
O papel da veterinária
Em determinado trecho do livro, a veterinária examina o animal com um estetoscópio e um termômetro. Às vezes, ela tira uma radiografia para analisar mais detalhadamente. A partir disso, você pode fazer as seguintes perguntas:
• Vocês sabem o que a veterinária faz para cuidar dos animais?
• Já viram algum veterinário em ação? Como foi?
• Por que acham que a veterinária usa equipamentos como o estetoscópio e o termômetro?
Essa discussão ajuda as crianças a compreenderem como os veterinários utilizam ferramentas específicas para examinar os animais e identificar problemas de saúde. Além disso, promove a curiosidade sobre a profissão e destaca a importância de profissionais preparados para cuidar dos bichinhos com atenção e cuidado técnico.
Emergências e cuidado imediato
Caminhando para o final do livro, há um trecho em que uma garota tenta pular uma cerca com seu pônei, mas o animal não consegue saltar alto o suficiente, batendo as patas traseiras na cerca e se machucando. Ao considerar esse momento do livro, você pode fazer as seguintes perguntas:
• O que vocês fariam se vissem um animal machucado?
• Por que é importante chamar um veterinário em casos de emergência?
• Como podemos ajudar os animais a se recuperarem de forma segura?
Esse momento incentiva as crianças a pensar sobre situações de emergência envolvendo animais e como reagir a elas com calma e responsabilidade. Além disso, promove o entendimento de que os animais também precisam de atenção especial em momentos difíceis, reforçando o valor de cuidar deles de maneira sensível e informada.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EF02LP22
Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
EF15AR04
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF15AR04
Após a leitura, é importante abrir espaço para as crianças compartilharem suas percepções sobre a obra. Observe algumas perguntas possíveis para essa discussão:
• Alguém gostaria de ser veterinário quando crescer?
• Que informações novas vocês aprenderam sobre ser veterinário com a leitura do livro?
• Vocês aprenderam alguma palavra nova? Qual?
Para saber mais
A música É Vez do Tamanduá, do grupo Palavra Cantada, é uma excelente forma de explorar sons e ritmos com as crianças. A canção pode ser usada para estimular a percepção sonora dos estudantes, além de ser uma ótima oportunidade para falar sobre os diferentes bichos e suas características. Você pode convidar os estudantes a imitar os sons dos animais e até mesmo perguntar: “Qual som vocês acham mais engraçado?” ou “Como o tamanduá faz o seu som?”. Isso promove um ambiente lúdico e interativo, alinhando a música ao tema do cuidado com os animais de forma criativa e divertida.
Você pode encontrar a canção aqui: https://linkja.net/vezdotamandua.
É possível que a palavra nova aprendida seja relincho. Aproveite para apresentar outros sons emitidos por animais além do latido e do miado, como o balido (cabra), o grunhido (porcos) e os zurros (zebra e burros).
ATIVIDADES
Um dia como veterinário
Para estimular a escrita criativa e a empatia com o trabalho dos veterinários, proponha às crianças que se imaginem no lugar de um veterinário. Elas vão criar uma história fictícia de um dia de trabalho, detalhando os animais que atenderiam, as situações que enfrentariam e como ajudariam a cuidar da saúde dos bichinhos.
Sugira que comecem com frases como:
“Hoje, eu cuidei de um cachorrinho que estava se sentindo mal…”.
“A parte mais emocionante do dia foi fazer um exame em um camaleão…”.
Além de escreverem, as crianças podem ilustrar as situações descritas, mostrando os animais, as ferramentas usadas e os momentos de interação com os bichinhos. Esta atividade permitirá que elas imaginem o trabalho do veterinário de uma maneira divertida e significativa, além de promover a compreensão sobre a responsa-bilidade e o cuidado com os animais.
Leitura ilustrada
A alemã Maria Sibylla Merian foi uma naturalista e ilustradora científica que viveu entre os séculos XVII e XVIII. Depois de aprender com seu padrasto a desenhar tulipas e insetos, passou a observar diferentes tipos de lagarta e desenhar os processos de mutação desses animais. Desse modo, foi a primeira cientista a desenhar e documentar o processo da metamorfose.
Exiba o vídeo a seguir a fim de que os estudantes conheçam sua história. O link é: https://linkja.net/mariasybilla.
Após assistirem ao vídeo, exiba as imagens de suas ilustrações, que estão no artigo indicado adiante. Convi-de, então, os estudantes a escolher um animal de sua preferência e desenhar três momentos de sua evolução. Por exemplo, se for uma ave, as crianças podem desenhar o ovo, a ave filhote e a ave adulta. Ao final, devem etiquetar/legendar o próprio desenho com escrita espontânea ou com seu auxílio.
O artigo pode ser encontrado aqui: https://linkja.net/ilustracoes-mariasibylla.
Entrevistando o veterinário da comunidade
Com a intenção de proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer o trabalho de um veterinário e aprofundar o entendimento delas sobre os cuidados com os animais, proponha uma entrevista interativa com um veterinário que faça parte da comunidade escolar. Esse profissional pode ser um pai ou uma mãe de alguma criança da escola, ou até mesmo parente de algum funcionário escolar. Há também a possibilidade de convi-dar o veterinário do bairro onde está localizada a escola.
Desenvolvimento da atividade
Explique para as crianças que um veterinário da comunidade será convidado para uma entrevista e que elas poderão aprender mais sobre a profissão e o cuidado com os animais.
Peça a elas para refletirem sobre perguntas que gostariam de fazer ao veterinário. Sugira algumas questões iniciais como:
• Como você decidiu ser veterinário?
• Quais são as coisas mais importantes que um veterinário precisa saber?
• Qual foi o caso mais interessante ou desafiador que você já enfrentou no seu trabalho?
• Como você cuida dos animais doentes?
• Quais são os cuidados mais importantes que devemos ter com os nossos animais de estimação?
Organizando a entrevista
1. Agende um horário com o veterinário para a entrevista, que pode acontecer na sala de aula ou em um espaço adequado da escola.
2. As crianças podem sentar em círculo, de forma que cada uma faça uma pergunta ao veterinário, garantindo que todas participem.
3. Durante a entrevista, o veterinário pode trazer materiais (como estetoscópio, luvas, radiografias, etc.) para mostrar aos estudantes como são usados no trabalho.
Registro e reflexão
1. Após a entrevista, peça às crianças para registrarem as respostas do veterinário de forma criativa. Elas podem escrever um pequeno relatório, desenhar o veterinário em ação ou até mesmo criar um mural sobre os cuidados com os animais.
2. Se possível, grave a entrevista em vídeo e compartilhe com outras turmas da escola ou com as famílias, a fim de promover o aprendizado e o envolvimento da comunidade escolar.
Esta atividade visa aproximar as crianças de uma profissão importante e desenvolver suas habilidades de comunicação, pesquisa e empatia pelos animais. Além disso, a atividade promove o diálogo entre a escola, a comunidade e as famílias, enriquecendo a experiência educacional dos estudantes.
Dos estudantes
No vídeo Quintal no Zoo – Veterinários, do Quintal da Cultura, há uma entrevista com um dos veterinários do Zoológico de São Paulo, o maior zoológico da América Latina.
O vídeo está disponível em: https://linkja.net/quintalnozoo.
Dos professores
Professor, para motivar suas pesquisas e coleta de informações, sugerimos que você assista ao filme francês Os veterinários (Apple TV), que trata da formação e dos percalços da profissão de médicos veterinários, ou seja, vai além dos filmes que contam a história de animais.
O trailer está disponível em: https://linkja.net/osveterinarios.
Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:
Referências
A CIGARRA. “Livros informativos”. YouTube. 1 vídeo (16min 13s). Publicado em: 6 ago 2020. Disponível em
https://linkja.net/livrosinformativos. Acesso em: 18 de nov. de 2024.
CINE CARTAZ. Os Veterinários. Trailer. 2019. Disponível em: https://linkja.net/osveterinarios. Acesso em: 10 dez. 2024.
ESCOLA DE BOTÂNICA. As ilustrações de Maria Sibylla Merian. Publicado em: 9 set. 2021. Disponível em:
https://linkja.net/ilustracoes-mariasibylla. Acesso em: 19 dez. 2024.
GARRALÓN, Ana. Ler e saber: os livros informativos para crianças. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.
PALAVRA Cantada. “É a vez do tamanduá”. In: Canções de brincar (1996). YouTube. 1 vídeo (01min 08s). Publicado em: 19 ago. 2016. Disponível em: https://linkja.net/vezdotamandua. Acesso em: 10 dez. 2024.
QUINTAL DA CULTURA. Quintal do zoo – Veterinários. YouTube. 1 vídeo (07min 25s). Publicado em: 23 dez. 2023. Disponível em: https://linkja.net/quintalnozoo. Acesso em: 10 dez. 2023.
TV Globo. MULHERES Fantásticas | Maria Sibylla Merian. YouTube. 1 vídeo (01min 09s). Publicado em: 8 dez. 2019. Disponível em: https://linkja.net/mariasybilla. Acesso em: 10 dez. 2024.