O que fazem os professores é um livro infantil que combina informação e emoção para explorar o universo da docência. Com uma linguagem acessível e ilustrações divertidas, a obra apresenta o cotidiano dos professores — desde a preparação das aulas até o impacto que esses profissionais causam na vida de seus alunos. A narrativa destaca a importância dos educadores como inspiradores de sonhos, fomentadores do pensamento crítico e facilitadores do aprendizado, além de evidenciar os desafios e as recompensas dessa profissão tão essencial.
Este roteiro convida as crianças a refletir sobre o papel dos professores nas vidas delas e a compreender como eles contribuem para a construção de um futuro mais inclusivo e transformador.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio, etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
EF15LP04
A preparação do ambiente para a leitura do livro O que fazem os professores pode ser composta de uma atividade colaborativa conectada ao tema dessa profissão.
Antes da leitura do livro, proponha às crianças que imaginem que são professores preparando uma sala de aula para receber os estudantes. Divida a turma em pequenos grupos e distribua tarefas, como organizar cadeiras ou almofadas em círculo, anotar a rotina na lousa, criar um “quadro de avisos” sobre como se organizar para o mo-mento de leitura, fazer a chamada, etc. Nesse caso, a conversa sobre familiarização com o tema do livro (proposta a seguir) pode ser feita no início da aula e, em seguida, pode ser feita a proposta de organização do ambiente.
Antes de começar a leitura de O que fazem os professores, proponha aos estudantes uma conversa inicial para ativar seus conhecimentos prévios sobre o tema e despertar a curiosidade deles. Utilize as seguintes perguntas para guiar a discussão:
• O que vocês acham que os professores fazem além de ensinar na sala de aula?
• Como vocês imaginam que eles se preparem para as aulas?
• Vocês acham que ser professor é fácil, ou difícil? Por quê?
As crianças podem mencionar que os professores ensinam matérias, corrigem provas e ajudam com dúvidas. Alguns podem comentar experiências pessoais, como histórias de professores favoritos ou desafios enfrenta-dos na escola.
Valorize essas contribuições, conectando-as ao tema do livro e estimulando a curiosidade, dizendo algo como:
• Vocês sabiam que os professores fazem muito mais do que ensinar na sala de aula? Vamos descobrir isso juntos durante a leitura!
Para preparar os estudantes para a leitura de O que fazem os professores, incentive-os a observar atentamente o livro, explorando elementos como a capa, as ilustrações e o título. Pergunte o seguinte para eles:
• O que vocês veem na capa?
• Parece que essa personagem é uma professora, não é? Mas será que o livro fala só sobre ela, ou também sobre outros professores?
• O que acham que acontece no dia a dia de um professor?
Essas perguntas ajudam a introduzir o tema e incentivam as crianças a pensar no papel dos professores antes de mergulharem na história do livro.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EF15LP10
Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF15LP09
Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
EF15LP09
Durante a leitura da obra, é possível convidar os estudantes a fazer reflexões sobre o conteúdo escrito no livro e levar para a sala de aula suas opiniões sobre o que está sendo apresentado ao leitor. A seguir, sugerimos alguns momentos para você promover conversas e questionamentos com a turma.
Atividades diversificadas
Explore o seguinte trecho do livro: “Nossa professora nos mostra como fazer vários trabalhos manuais e artísticos. Ela lê livros engraçados e emocionantes para a gente”. Você pode perguntar o seguinte:
• Qual é a atividade organizada pela professora de que vocês mais gostam?
• Que novas atividades gostariam que fossem feitas na sala de aula?
O intuito disso é valorizar a diversidade das práticas pedagógicas e ouvir as ideias das crianças.
Relação professor-aluno
Destaque a parte do livro que diz o seguinte: “Nossa professora é nossa amiga. Podemos contar tudo para ela”. Você pode perguntar o seguinte:
• Por que vocês acham que é importante poder contar as coisas para a professora?
• Já tiveram algum momento em que a professora os ajudou em algo especial?
O objetivo dessa prática é refletir sobre a confiança que as crianças têm no professor e o papel acolhedor que ele desempenha na vida delas.
Importância do trabalho do professor:
Discuta a parte em que o livro menciona o trabalho extra da professora: “Às vezes, a professora precisa trabalhar até depois do horário”. Você pode lhes fazer estas perguntas:
• Vocês sabiam que os professores também trabalham fora da escola?
• O que vocês acham que a professora faz fora da sala de aula para ajudar no aprendizado de vocês?
Essa discussão ajuda as crianças a entender o esforço e a dedicação envolvidos na profissão de docente. Além disso, esse momento de troca de experiências e conhecimentos é uma oportunidade de destacar o papel essencial dos professores na formação educacional e social dos estudantes, promovendo o reconhecimento e a valorização dessa profissão.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EF03LP13
Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos
e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF15AR01
Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
EF15AR01
Após a leitura do livro, crie um momento de acolhimento e reflexão para que as crianças possam compartilhar suas impressões e seus sentimentos sobre a obra. Pergunte-lhes o que mais chamou a atenção delas na história, qual parte acharam mais interessante ou emocionante e se a visão delas sobre a profissão de professor mudou após a leitura da história.
Promova, também, um espaço para perguntas, como as sugeridas a seguir:
• O que vocês acham que mais motiva um professor no seu trabalho?
• Vocês já imaginaram como seria dar uma aula?
• Qual foi a parte mais bonita ou importante da história?
• O que faz um professor ser especial?
• Qual foi uma coisa marcante que um professor já ensinou para vocês?
Durante esse diálogo, acolha as respostas das crianças com empatia, destacando as ideias e os sentimentos compartilhados. Conclua o debate conectando a conversa realizada ao papel dos professores no cotidiano das crianças, enfatizando como eles ajudam a transformar o mundo por meio da educação.
ATIVIDADES
Diário de um professor
Para desenvolver a escrita criativa e a empatia pelo trabalho dos professores, convide as crianças a imaginar como seria um dia na vida de um professor. Cada estudante criará uma página de diário fictício relatando as atividades que fariam, os desafios que enfrentariam e os momentos divertidos que viveriam com a turma à qual ensinariam.
Vocês podem começar essa prática com frases como: “Hoje, ensinei sobre…” ou “minha parte favorita do dia foi…”. As crianças também podem ilustrar suas páginas do diário mostrando as situações descritas.
Capas criativas: “Que professor eu seria?”
Para explorar a criatividade dos estudantes e incentivar sua autoexpressão por meio da ilustração e da escrita, proponha às crianças que redesenhem a capa do livro, imaginando-se como professores. Cada estudante deve refletir sobre que tipo de professor gostaria de ser, quais características teria (se seria gentil, paciente, engraçado, etc.) e qual seria sua área do conhecimento (Artes, Ciências, Esportes). Peça-lhes que ilustrem a capa que criaram com eles mesmos, em destaque, e solicite que escrevam um pequeno texto descrevendo o que tornaria suas aulas especiais.
As capas recriadas podem ser expostas em uma “Galeria de professores do futuro”, acompanhadas dos textos explicativos, incluindo o produto final da proposta “Um dia de professor”.
Um dia de professor
Organize um “dia de professor”, em que as crianças, em grupos, assumam papéis semelhantes aos de um professor, instruindo colegas em atividades criativas e educativas.
Cada grupo pode escolher uma área do conhecimento, como as seguintes:
1. Língua Portuguesa: pode ser feita a leitura de um conto curto ou pode ser proposta uma atividade de escrita coletiva.
2. Matemática: pode-se sugerir uma brincadeira com números, como resolver enigmas simples, ou propor jogos educativos.
3. Artes: pode-se ensinar algo criativo, como dobraduras, pintura ou confecção de brinquedos.
4. Leitura compartilhada: um grupo pode escolher um livro para ler e discuti-lo com os colegas.
5. Música: pode-se trabalhar a letra de uma música ou inspirar os colegas a criar uma música em conjunto.
O produto final dessa atividade pode ser uma apresentação no final do dia, em que cada grupo compartilhe a suas experiências como “professor”. As atividades podem ser registradas em fotos ou vídeos, para montar uma exposição interativa com a comunidade escolar, enfatizando e valorizando o trabalho do professor.
Dos estudantes
Cordas é um curta-metragem emocionante e inspirador de Pedro Solís García que aborda temas como inclusão e superação. A história desse curta acompanha a amizade entre María, uma menina que vive em um orfanato, e Nicolás, seu colega com paralisia cerebral. Juntos, eles superam barreiras e descobrem o poder da empatia e da solidariedade, inspirando María a seguir seu sonho de se tornar professora.
https://linkja.net/CordasCurtaMetragem
Para ampliar a discussão sobre o tema da profissão de professor, o curta Fast Heroes – Tanya The Teacher mostra que até mesmo crianças podem ser educadoras, com capacidade de ensinar seus avós.
Dos professores
O segundo episódio do documentário Educação.doc – Diretor de Harmonia reúne educadores e personalidades como Tião Rocha, Emicida, Viviane Mosé, Braz Nogueira e estudantes para refletirem sobre a educação e a realidade atual do ensino e aprendizagem. Esse episódio discute caminhos para melhorar a educação e ressalta a importância fundamental dos professores no processo educacional.
Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:
Referências
CORDAS. Direção: Pedro Solís García. YouTube: [s. n.], 2013. Disponível em: https://linkja.net/CordasCurtaMetragem. Acesso em: 18 nov. 2024.
EDUCAÇÃO.DOC – Diretor de Harmonia | Episódio 2. Produção: Buriti Filmes. YouTube: [s. n.], 2014. Disponível em: https://linkja.net/EducacaoDocDiretorHarmonia. Acesso em: 18 nov. 2024.
FAST! HEROES. Fast! Heroes. [S. l.]. Disponível em: https://linkja.net/FastHeroes. Acesso em: 18 nov. 2024.
FAST Heroes – Tanya The Teacher. Produção: CGMeetup. YouTube: [s. n.], 2023. Disponível em: https://linkja.net/FastHeroesTanya-TheTeacher. Acesso em: 18 nov. 2024.