O que fazem os policiais é um livro que apresenta, de forma clara e acessível, a importância do trabalho policial na sociedade. Além de garantir o cumprimento das leis, os policiais desempenham diversas funções, como organizar o tráfego, proteger as pessoas, prevenir acidentes e prestar auxílio em emergências. A obra também aborda detalhes sobre os uniformes e equipamentos, ajudando as crianças a compreender a relevância e a amplitude dessa profissão essencial.
O roteiro de leitura desenvolvido para essa obra inclui atividades e propostas que exploram o papel dos policiais, incentivando reflexões e interações práticas sobre o tema, de maneira lúdica e educativa.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
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Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
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Antes de iniciar a leitura de O que fazem os policiais, proponha uma conversa inicial para explorar o conheci-mento prévio das crianças sobre o tema e incentivar a curiosidade. Utilize as perguntas a seguir para conduzir a discussão:
• O que vocês acham que os policiais fazem no dia a dia?
• Em quais situações vocês já viram policiais ajudando as pessoas?
• Vocês acham que o trabalho de um policial é fácil, ou difícil? Por quê?
Pergunte o seguinte para eles:
• O que vocês veem na capa?
• Parece que esse personagem é um policial, não é? Será que o livro fala só sobre ele, ou também sobre outros policiais?
• O que acham que acontece no dia a dia de um policial?
• O uniforme dele é parecido com o dos policiais da nossa cidade?
• Será que todos os policiais usam o mesmo uniforme?
Comente sobre o policial uniformizado na capa, perguntando se o uniforme é parecido com o dos policiais da região onde as crianças vivem e se todos os policiais usam o mesmo uniforme. Relacione a conversa ao tema do livro para despertar a curiosidade sobre o que acontece no dia a dia de um policial e sobre diferentes funções.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
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Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
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Durante a leitura da obra, é possível convidar os estudantes a fazer reflexões sobre o conteúdo escrito no livro e levar para a sala de aula suas opiniões sobre o que está sendo apresentado a eles. A seguir, sugerimos alguns momentos para você promover conversas e questionamentos com a turma.
Regras e cidadania
Explore o seguinte trecho do livro: “A polícia garante que todos cumpram as regras. Dessa forma, todos os cidadãos podem se sentir seguros”. Pergunte às crianças:
• Quais são as regras mais importantes que vocês seguem na escola ou em casa?
• Por que acham que seguir regras é importante para a convivência em grupo?
• Vocês já viram situações nas quais um policial ajudou a garantir que as regras fossem respeitadas?
O intuito dessa conversa é incentivar a reflexão sobre a importância das regras no dia a dia e o papel do policial na promoção da segurança e da harmonia social.
Mulheres policiais
Promova uma conversa sobre a presença de mulheres na profissão de policial, incentivando as crianças a refletir sobre a igualdade de oportunidades e os desafios enfrentados por mulheres em profissões tradicio-nalmente dominadas por homens. Proponha perguntas como:
• Vocês repararam se, no livro, aparecem mulheres como policiais?
• Vocês já viram ou conhecem alguma mulher que seja policial?
• Acham que homens e mulheres podem fazer os mesmos trabalhos? Por quê?
• Por que acham que algumas pessoas ainda acreditam que ser policial é um trabalho só para homens
• O que acham que é mais importante para ser um bom policial: força física, ou outras habilidades, como inteligência e coragem?
Encaminhe a conversa para destacar a importância da igualdade de gênero e do respeito em todas as profissões. Caso as crianças não conheçam mulheres que sejam policiais, considere trazer exemplos reais ou fictícios que demonstrem como elas desempenham suas funções com competência e dedicação. Encerre a conversa reforçando que habilidades e determinação são mais importantes que características físicas ou estereótipos.
Uniformes e identidade dos policiais
Compare o uniforme e os acessórios de um policial com os de outras profissões (como médicos, bombeiros ou professores). Discuta com as crianças sobre como o uniforme transmite segurança e autoridade, mas também carrega responsabilidades.
Pergunte a elas:
• Por que vocês acham que os policiais usam uniformes?
• Vocês acham que o uniforme ajuda as pessoas a reconhecer os policiais? Como isso pode ser importante?
• Já repararam nas cores e nos símbolos dos uniformes? O que essas características podem significar?
Essa mediação busca explorar o papel do uniforme como símbolo de identificação e autoridade. O intuito é levar as crianças a refletir sobre como o uniforme facilita o trabalho do policial, transmite confiança e segurança para a comunidade e também comunica valores como responsabilidade e organização.
A atividade pode ajudar os estudantes a perceber o significado de trajes específicos em profissões de serviço público e sua relação com a identidade profissional.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos
e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com
as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
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Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
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Após a leitura do livro, comece com uma reflexão sobre o conteúdo da história, abordando as diferentes funções dos policiais e o impacto de seu trabalho. Pergunte às crianças:
• O que vocês acharam do livro?
• Quais funções dos policiais foram mais interessantes para vocês?
• O que os policiais fazem para ajudar as pessoas na comunidade?
• Como o livro apresenta as funções dos policiais no dia a dia?
Em seguida, amplie a discussão para questões mais profundas sobre essa profissão. Pergunte às crianças o que elas pensam sobre a ética e o compromisso dos policiais, estimulando uma reflexão crítica:
• Quais atitudes mostram que um policial está comprometido com a justiça e o bem-estar da comunidade?
• Como os policiais podem agir para proteger os direitos de todas as pessoas?
• Por que é importante que os policiais tomem decisões justas, mesmo em situações difíceis?
• O que significa ser um exemplo de ética e respeito na profissão de policial?
• Como os policiais podem construir uma relação de confiança com a sociedade?
• Quais são os desafios que os policiais enfrentam para garantir que suas ações sejam sempre éticas?
Ao final da atividade, a reflexão deve inspirar as crianças a pensar sobre como a justiça e o respeito podem ser aplicados em todas as profissões, especialmente naquelas que lidam com a segurança e o bem-estar da comunidade.
ATIVIDADES
Os diferentes tipos de policiais
Proponha uma atividade de leitura e escrita para que as crianças conheçam melhor os diferentes tipos de policiais apresentados no livro, como o guarda de trânsito, o policial de bicicleta e o policial da delegacia.
Leia com elas os trechos do livro que descrevem os diferentes tipos de policiais e suas funções. Discuta também o que cada policial faz no dia a dia e a importância de seu trabalho.
Em seguida, organize a turma em pequenos grupos e atribua a cada um deles um tipo de policial para explorar (ou deixe que o escolham). Cada grupo será responsável por criar uma breve descrição sobre o policial designado a ele, destacando suas funções e os equipamentos que utiliza, como apito, rádio ou viatura.
Após finalizar o texto, peça aos grupos que complementem suas descrições com desenhos do policial em ação, a fim de representar tanto o uniforme quanto os equipamentos descritos. Disponibilize materiais como lápis de cor, canetinhas e cartolina para que possam ilustrar suas produções com detalhes.
Construindo uma minicidade
Para tornar a experiência mais lúdica, esta atividade e a próxima têm como objetivo levar as crianças a explorar o universo dos policiais, vivenciando suas funções de maneira criativa. Usando as imagens do livro como inspiração, as crianças podem construir elementos gráficos para compor o cenário de uma minicidade, como semáforos, placas de “Pare” e faixas de pedestre.
Com materiais como papelão, tinta, cartolina e canetinhas, incentive-as a pensar em cores e formatos que tornem os sinais claros e facilmente reconhecíveis. Além disso, proponha a elas que criem elementos para identificar os policiais, como crachás, símbolos ou até uniformes feitos de tecido ou papel. Isso ajudará a tornar a experiência mais realista e significativa, pois permite que os estudantes se conectem ainda mais com os personagens do cenário.
Vivendo a minicidade
Depois de criarem os elementos da minicidade, organize com as crianças a montagem do cenário na sala de aula ou no pátio da escola. Separe-as em personagens: cidadãos, policiais, pessoas que infringem as leis e funcionários da delegacia. Cada criança terá a oportunidade de desempenhar diferentes papéis, trocando após cada rodada. Simulem situações como organizar o trânsito, ajudar pessoas ou lidar com acidentes fictícios.
Essa dinâmica proporcionará uma experiência lúdica de aprendizagem, uma vez que permite às crianças compreender melhor os papéis e as responsabilidades de cada personagem na sociedade, além de reforçar a importância de seguir regras para o bem coletivo.
Como parte da proposta, é possível convidar outra turma da escola para participar da minicidade, a fim de promover a interação entre as crianças de diferentes grupos. Elas poderão trocar papéis, colaborar na resolução dos desafios e aprender juntas sobre o funcionamento de uma sociedade.
Dos estudantes
O filme Zootopia aborda questões de diversidade e persistência. A personagem Judy Hopps, uma policial mulher e a primeira coelha na força policial, enfrenta desafios em um ambiente dominado por animais maiores e mais fortes. A trama explora temas como superação de preconceitos e trabalho em equipe de forma leve e inspiradora.
O trailer pode ser visto aqui: https://linkja.net/zootopia.
O filme também está disponível para assistir na plataforma de streaming Disney Plus.
Dos professores
Como material complementar para professores, recomendamos o texto A compreensão do bom senso policial e o respeito aos direitos humanos. Ele aborda conceitos importantes, como desobediência civil e criminal, destacando a relevância do bom senso na atuação policial, com reflexões sobre cidadania e ética no cumprimento da lei.
Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:
Referências
ZOOTOPIA – Trailer Oficial – Estreia 17 de Março nos Cinemas. [S. l.: s. n., 2015]. 1 vídeo (2 min. 27). Publicado pelo canal Walt Disney BR. Disponível em: https://linkja.net/zootopia. Acesso em: 2 dez. 2024.
MARTINS, Cláudio Duani. A compreensão do bom senso policial e o respeito aos direitos humanos. O Alferes, Belo Horizonte, v. 20, n. 57, p. 67-75, jan./jun. 2005. Disponível em: https://linkja.net/bomsensopolicial. Acesso em: 2 dez. 2024.