Na sala de aula

ROTEIRO DE LEITURA

capa o que fazem os policiais

O que fazem os policiais

Liesbet Slegers
Liesbet Slegers
Tradução: Carolina Caire Coelho
Gênero: Informativo
Idade: 6 anos
Segmento: Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Tema: Cidadania

O que fazem os policiais é um livro que apresenta, de forma clara e acessível, a importância do trabalho policial na sociedade. Além de garantir o cumprimento das leis, os policiais desempenham diversas funções, como organizar o tráfego, proteger as pessoas, prevenir acidentes e prestar auxílio em emergências. A obra também aborda detalhes sobre os uniformes e equipamentos, ajudando as crianças a compreender a relevância e a amplitude dessa profissão essencial.

O roteiro de leitura desenvolvido para essa obra inclui atividades e propostas que exploram o papel dos policiais, incentivando reflexões e interações práticas sobre o tema, de maneira lúdica e educativa.

Antes da leitura

,

Antes de iniciar a leitura de O que fazem os policiais, proponha uma conversa inicial para explorar o conheci-mento prévio das crianças sobre o tema e incentivar a curiosidade. Utilize as perguntas a seguir para conduzir a discussão:

• O que vocês acham que os policiais fazem no dia a dia?

• Em quais situações vocês já viram policiais ajudando as pessoas?

• Vocês acham que o trabalho de um policial é fácil, ou difícil? Por quê?

Pergunte o seguinte para eles:

• O que vocês veem na capa?

• Parece que esse personagem é um policial, não é? Será que o livro fala só sobre ele, ou também sobre outros policiais?

• O que acham que acontece no dia a dia de um policial?

• O uniforme dele é parecido com o dos policiais da nossa cidade?

• Será que todos os policiais usam o mesmo uniforme?

Comente sobre o policial uniformizado na capa, perguntando se o uniforme é parecido com o dos policiais da região onde as crianças vivem e se todos os policiais usam o mesmo uniforme. Relacione a conversa ao tema do livro para despertar a curiosidade sobre o que acontece no dia a dia de um policial e sobre diferentes funções.

Durante a leitura

,

Durante a leitura da obra, é possível convidar os estudantes a fazer reflexões sobre o conteúdo escrito no livro e levar para a sala de aula suas opiniões sobre o que está sendo apresentado a eles. A seguir, sugerimos alguns momentos para você promover conversas e questionamentos com a turma.

Regras e cidadania

Explore o seguinte trecho do livro: “A polícia garante que todos cumpram as regras. Dessa forma, todos os cidadãos podem se sentir seguros”. Pergunte às crianças:

• Quais são as regras mais importantes que vocês seguem na escola ou em casa?

• Por que acham que seguir regras é importante para a convivência em grupo?

• Vocês já viram situações nas quais um policial ajudou a garantir que as regras fossem respeitadas?

O intuito dessa conversa é incentivar a reflexão sobre a importância das regras no dia a dia e o papel do policial na promoção da segurança e da harmonia social.

roteiro o que fazem os policiais 01

Mulheres policiais

Promova uma conversa sobre a presença de mulheres na profissão de policial, incentivando as crianças a refletir sobre a igualdade de oportunidades e os desafios enfrentados por mulheres em profissões tradicio-nalmente dominadas por homens. Proponha perguntas como:

• Vocês repararam se, no livro, aparecem mulheres como policiais?

• Vocês já viram ou conhecem alguma mulher que seja policial?

• Acham que homens e mulheres podem fazer os mesmos trabalhos? Por quê?

• Por que acham que algumas pessoas ainda acreditam que ser policial é um trabalho só para homens

• O que acham que é mais importante para ser um bom policial: força física, ou outras habilidades, como inteligência e coragem?

Encaminhe a conversa para destacar a importância da igualdade de gênero e do respeito em todas as profissões. Caso as crianças não conheçam mulheres que sejam policiais, considere trazer exemplos reais ou fictícios que demonstrem como elas desempenham suas funções com competência e dedicação. Encerre a conversa reforçando que habilidades e determinação são mais importantes que características físicas ou estereótipos.

roteiro o que fazem os policiais 02

Uniformes e identidade dos policiais

Compare o uniforme e os acessórios de um policial com os de outras profissões (como médicos, bombeiros ou professores). Discuta com as crianças sobre como o uniforme transmite segurança e autoridade, mas também carrega responsabilidades.
Pergunte a elas:

• Por que vocês acham que os policiais usam uniformes?

• Vocês acham que o uniforme ajuda as pessoas a reconhecer os policiais? Como isso pode ser importante?

• Já repararam nas cores e nos símbolos dos uniformes? O que essas características podem significar?

Essa mediação busca explorar o papel do uniforme como símbolo de identificação e autoridade. O intuito é levar as crianças a refletir sobre como o uniforme facilita o trabalho do policial, transmite confiança e segurança para a comunidade e também comunica valores como responsabilidade e organização.

A atividade pode ajudar os estudantes a perceber o significado de trajes específicos em profissões de serviço público e sua relação com a identidade profissional.

roteiro o que fazem os policiais 03

Após a leitura

,

Após a leitura do livro, comece com uma reflexão sobre o conteúdo da história, abordando as diferentes funções dos policiais e o impacto de seu trabalho. Pergunte às crianças:

• O que vocês acharam do livro?

• Quais funções dos policiais foram mais interessantes para vocês?

• O que os policiais fazem para ajudar as pessoas na comunidade?

• Como o livro apresenta as funções dos policiais no dia a dia?

Em seguida, amplie a discussão para questões mais profundas sobre essa profissão. Pergunte às crianças o que elas pensam sobre a ética e o compromisso dos policiais, estimulando uma reflexão crítica:

• Quais atitudes mostram que um policial está comprometido com a justiça e o bem-estar da comunidade?

• Como os policiais podem agir para proteger os direitos de todas as pessoas?

• Por que é importante que os policiais tomem decisões justas, mesmo em situações difíceis?

• O que significa ser um exemplo de ética e respeito na profissão de policial?

• Como os policiais podem construir uma relação de confiança com a sociedade?

• Quais são os desafios que os policiais enfrentam para garantir que suas ações sejam sempre éticas?

Ao final da atividade, a reflexão deve inspirar as crianças a pensar sobre como a justiça e o respeito podem ser aplicados em todas as profissões, especialmente naquelas que lidam com a segurança e o bem-estar da comunidade.

ATIVIDADES

Os diferentes tipos de policiais

Proponha uma atividade de leitura e escrita para que as crianças conheçam melhor os diferentes tipos de policiais apresentados no livro, como o guarda de trânsito, o policial de bicicleta e o policial da delegacia.

Leia com elas os trechos do livro que descrevem os diferentes tipos de policiais e suas funções. Discuta também o que cada policial faz no dia a dia e a importância de seu trabalho.

Em seguida, organize a turma em pequenos grupos e atribua a cada um deles um tipo de policial para explorar (ou deixe que o escolham). Cada grupo será responsável por criar uma breve descrição sobre o policial designado a ele, destacando suas funções e os equipamentos que utiliza, como apito, rádio ou viatura.

Após finalizar o texto, peça aos grupos que complementem suas descrições com desenhos do policial em ação, a fim de representar tanto o uniforme quanto os equipamentos descritos. Disponibilize materiais como lápis de cor, canetinhas e cartolina para que possam ilustrar suas produções com detalhes.

Construindo uma minicidade

Para tornar a experiência mais lúdica, esta atividade e a próxima têm como objetivo levar as crianças a explorar o universo dos policiais, vivenciando suas funções de maneira criativa. Usando as imagens do livro como inspiração, as crianças podem construir elementos gráficos para compor o cenário de uma minicidade, como semáforos, placas de “Pare” e faixas de pedestre.

Com materiais como papelão, tinta, cartolina e canetinhas, incentive-as a pensar em cores e formatos que tornem os sinais claros e facilmente reconhecíveis. Além disso, proponha a elas que criem elementos para identificar os policiais, como crachás, símbolos ou até uniformes feitos de tecido ou papel. Isso ajudará a tornar a experiência mais realista e significativa, pois permite que os estudantes se conectem ainda mais com os personagens do cenário.

Vivendo a minicidade

Depois de criarem os elementos da minicidade, organize com as crianças a montagem do cenário na sala de aula ou no pátio da escola. Separe-as em personagens: cidadãos, policiais, pessoas que infringem as leis e funcionários da delegacia. Cada criança terá a oportunidade de desempenhar diferentes papéis, trocando após cada rodada. Simulem situações como organizar o trânsito, ajudar pessoas ou lidar com acidentes fictícios.

Essa dinâmica proporcionará uma experiência lúdica de aprendizagem, uma vez que permite às crianças compreender melhor os papéis e as responsabilidades de cada personagem na sociedade, além de reforçar a importância de seguir regras para o bem coletivo. 

Como parte da proposta, é possível convidar outra turma da escola para participar da minicidade, a fim de promover a interação entre as crianças de diferentes grupos. Elas poderão trocar papéis, colaborar na resolução dos desafios e aprender juntas sobre o funcionamento de uma sociedade.

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

O filme Zootopia aborda questões de diversidade e persistência. A personagem Judy Hopps, uma policial mulher e a primeira coelha na força policial, enfrenta desafios em um ambiente dominado por animais maiores e mais fortes. A trama explora temas como superação de preconceitos e trabalho em equipe de forma leve e inspiradora.

O trailer pode ser visto aqui: https://linkja.net/zootopia.

O filme também está disponível para assistir na plataforma de streaming Disney Plus.

Dos professores

Como material complementar para professores, recomendamos o texto A compreensão do bom senso policial e o respeito aos direitos humanos. Ele aborda conceitos importantes, como desobediência civil e criminal, destacando a relevância do bom senso na atuação policial, com reflexões sobre cidadania e ética no cumprimento da lei.

https://linkja.net/bomsensopolicial

Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:

Referências

ZOOTOPIA – Trailer Oficial – Estreia 17 de Março nos Cinemas. [S. l.: s. n., 2015]. 1 vídeo (2 min. 27). Publicado pelo canal Walt Disney BR. Disponível em: https://linkja.net/zootopia. Acesso em: 2 dez. 2024.

MARTINS, Cláudio Duani. A compreensão do bom senso policial e o respeito aos direitos humanos. O Alferes, Belo Horizonte, v. 20, n. 57, p. 67-75, jan./jun. 2005. Disponível em: https://linkja.net/bomsensopolicial. Acesso em: 2 dez. 2024.

plugins premium WordPress