O que fazem os pedreiros apresenta a profissão de pedreiro e as incríveis construções que esse indivíduo pode fazer. O livro traz, ainda, diversas ferramentas e equipamentos utilizados por esse profissional e, com ilustrações ricas e informações detalhadas, mostra a importância dos pedreiros na construção das casas e das edificações que habitamos.
Neste roteiro, você encontrará dicas para trabalhar este livro e a temática das profissões de forma lúdica e divertida com crianças a partir de seis anos.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EF15LP02
Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP18
Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
EF15LP18
Para a familiarização com os temas propostos pelo livro, propicie um momento de diálogo às crianças, introduzindo questões relacionadas aos tópicos antes mesmo de lhes mostrar a capa do livro ou seu título. Para isso, você pode iniciar com as seguintes perguntas:
• Vocês já viram alguém trabalhando em uma construção? Como ela era?
• Quem vocês acham que trabalha na construção das casas e prédios? Vocês sabem o nome dessa profissão?
• Quais materiais, ferramentas ou equipamentos vocês acham que são usados para construir uma casa?
É provável que as crianças compartilhem respostas variadas e baseadas em suas próprias experiências. Algumas podem mencionar “pedreiros” ou “construtores”, enquanto outras, talvez, descrevam cenas de construções que já viram, como trabalhadores usando capacetes e ferramentas grandes. Algumas crianças podem associar a profissão a familiares ou pessoas conhecidas, enquanto outras podem trazer ideias mais imaginativas, ou até mesmo de filmes e desenhos. Incentive as crianças a descrever o que já sabem ou imaginam sobre as ferramentas e materiais de construção. Aproveite essas respostas para reforçar os conhecimentos prévios deles e lhes apresentar informações novas, sempre estimulando a curiosidade. Uma dica para realizar isso é anotar essas contribuições, para que as crianças já se familiarizem com o vocabulário do livro.
Para a familiarização com a obra, incentive a leitura inferencial, na qual as crianças começam a antecipar a história e a se envolver com a narrativa antes da leitura, promovendo habilidades interpretativas. Para isso, mostre-lhes a capa do livro e leia seu título, O que fazem os pedreiros. A seguir, faça estas perguntas:
• O que vocês acham que os pedreiros fazem no dia a dia?
• Quais ferramentas e equipamentos vocês reconhecem nessa capa? Algum deles vocês nunca viram?
• O título diz “O que fazem os pedreiros”. Por que será que é importante saber sobre essa profissão?
Para mediar de forma engajadora esse momento, valide todas as contribuições das crianças e use-as como ponto de partida para ampliar o diálogo. Por exemplo, se uma criança mencionar que pedreiros constroem casas, pergunte: “E o que mais vocês acham que eles podem construir além de casas?”. Utilize a capa do livro como recurso visual, destacando detalhes como as ferramentas ou os materiais ilustrados, e conecte essas observações às respostas das crianças.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EF15LP16
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
EF15LP18
Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
EF15LP18
Ferramentas de trabalho
Ao longo das páginas do livro, somos apre-sentados a ferramentas e equipamentos necessários na atuação do pedreiro. Converse com os estudantes sobre o que eles já conhecem e aqueles que estão vendo pela primeira vez. Para isso, sugerimos que você lhes faça estas perguntas:
• Vocês já viram alguma dessas ferramentas?
• Por que os pedreiros precisam de tantas ferramentas, equipamentos, máquinas e até mesmo de um cinto e de um capacete especiais?
• Como vocês acham que essas ferramentas ajudam a tornar o trabalho dos pedreiros melhor e mais seguro?
Dica
Faça uma leitura conjunta do livro, modelando a entonação e o ritmo. Cada página contém muitas informações valiosas sobre o tema; por isso, detenha-se em cada uma delas por um tempo, dialogando com as crianças sobre elas e chamando a atenção dos estudantes para o uso do negrito para destacar as palavras mais importantes. Caso considere necessário, divida a leitura em partes a serem lidas em dias diferentes.
Faça a mediação desse momento valorizando as contribuições das crianças, explicando-lhes a utilidade de cada item com exemplos práticos ou convidando-as a imaginar como seria o trabalho dos pedreiros sem essas ferramentas. Para engajá-los ainda mais, use gestos ou mímicas para demonstrar o uso das ferramentas e conecte essas ações às ilustrações do livro, promovendo interação e participação.
Trabalho colaborativo
Pode-se destacar a colaboração necessária para que uma casa seja construída. O pedreiro não faz nada sozinho. No livro, ele conta com o trabalho de outros pedreiros, da arquiteta, da carpinteira, do telhadista, do encanador, do eletricista, do gesseiro, do ladrilhador, etc. Pergunte por que as crianças acreditam que são necessárias tantas pessoas em uma construção. É possível que elas mesmas tragam respostas de que nenhuma pessoa sabe fazer todas as coisas sozinha nem conseguiria ter tempo de fazer tudo por conta própria. Por isso, cada pessoa fica responsável por uma parte do trabalho, e todas precisam conversar e colaborar umas com as outras para que a casa fique pronta. Questione os estudantes se eles vivenciam momentos e situações em que precisam colaborar com os colegas e valorize essas contribuições.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EF01LP17
Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem
e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações
(digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando
a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
EF01LP22
Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
EF01LP22
Após a leitura do livro, proporcione aos alunos um novo momento de diálogo sobre as temáticas abordadas pela obra. Essa conversa tem que ser dinâmica, guiada pelas reações da turma. Algumas questões podem ajudar a conduzir o diálogo, como estas aqui:
• O que vocês acharam mais interessante no trabalho dos pedreiros?
• Por que vocês acham que essa profissão é tão importante?
Esse é um momento de acolher as opiniões, perspectivas e emoções que o livro suscitou nas crianças. Estimule-as a utilizar argumentos e descrevam os “porquês” de suas respostas. Aproveite também para estimular a criatividade e a imaginação por meio, por exemplo, destas perguntas:
• Se vocês fossem pedreiros, o que gostariam de construir? Por quê?
• Se vocês pudessem inventar uma ferramenta para ajudar os pedreiros, como ela seria?
As respostas das crianças podem variar desde observações práticas, como a utilidade das ferramentas, até ideias mais criativas e pessoais, como construções dos sonhos. É importante validar todas as contribuições, reforçando o impacto do trabalho dos pedreiros na vida cotidiana e ampliando a discussão para outras profissões relacionadas à construção civil.
Jogo da memória das ferramentas
Convide as crianças a elaborar um jogo da memória com as ferramentas e os equipamentos utilizados pelos pedreiros. Forneça aos estudantes materiais como folhas de sulfite, lápis de cor, canetinhas e réguas e oriente-os para que cada criança produza um ou dois pares de cartas para o jogo. Em uma das cartas deverá estar escrito o nome da ferramenta; no outro, a criança terá que desenhar a ferramenta.
Quando esses cards estiverem prontos, junte a turma para disputar uma partida de jogo da memória e aproveite para fazer perguntas a eles, como: “Quem se lembra de como os pedreiros usam esse material?”. Isso torna a atividade não apenas lúdica, mas também estimula a memória e a associação entre imagens e palavras.
Casa dos sonhos
Envolva as crianças, suas famílias e a comunidade escolar em uma pesquisa simples e reflexiva sobre como seria a casa dos sonhos de cada um, conectando o aprendizado sobre a profissão de pedreiro à imaginação e à diversidade de ideias.
Explique às crianças que elas vão realizar uma pesquisa com seus familiares e com profissionais da escola perguntando às pessoas o seguinte: “Que tipo de casa dos sonhos você construiria?”. Peça aos alunos que façam registros com palavras e desenhos dos elementos trazidos pelos entrevistados. Após a pesquisa, organize um momento, em sala de aula, para que as crianças compartilhem as respostas obtidas. Crie um mural coletivo com desenhos e frases retirados da pesquisa, como: “Minha casa dos sonhos teria um jardim grande”, ou “minha casa teria vista para o mar”.
A construção coletiva
Nesta atividade, as crianças vão se organizar em equipes, e cada uma assumirá um papel específico, como um verdadeiro time de construção. A ideia, com isso, é refletir sobre a atividade “Casa dos sonhos” e construir casas que reflitam tais objetivos. As crianças podem ser divididas nos seguintes “profissionais”: pedreiro, arquiteto, engenheiro, designer de interiores, eletricista, encanador e operador de máquinas. Usando caixas de papelão, lã, papel colorido e outros materiais recicláveis, cada grupo será responsável por uma parte do planejamento e da construção de uma “casa dos sonhos”.
O pedreiro vai montar a estrutura da casa, o arquiteto desenhará a planta e o engenheiro ajudará a planejar a distribuição dos cômodos. O designer de interiores ficará responsável pela decoração, enquanto o eletricista e o encanador vão cuidar da instalação de “ferramentas” e “materiais” necessários para o funcionamento da casa. O operador de máquinas pode ser responsável por ajudar a dar acabamento à construção e unir as partes dela.
Ao final, cada equipe apresentará sua parte da construção para a turma, explicando a função de seu “profissional” e como colaboraram para montar a casa. O objetivo dessa atividade é estimular o trabalho em equipe, o aprendizado sobre as profissões e a criatividade na construção coletiva do projeto.
Dos estudantes
Você pode exibir vídeos que mostrem como os materiais da construção civil são feitos, como estes do canal de YouTube Manual do Mundo:
Como é feito o tijolo #Boravê com Mari Fulfaro
https://linkja.net/ComoEFeitoOTijolo
Como é feito o cimento #Boravê
https://linkja.net/ComoEFeitoOCimento
Dos professores
Conheça cinco planos de aula sobre profissões. Eles foram criados para a Educação Infantil, mas podem ser adaptados para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:
Referências
COMO É feito o cimento #Boravê. Produção: Manual do Mundo. YouTube: [s. n.], 2016. Disponível em: https://linkja.net/ComoEFeito-OCimento. Acesso em: 21 nov. 2024.
COMO É feito o tijolo #Boravê com Mari Fulfaro. Produção: Manual do Mundo. YouTube: [s. n.], 2019. Disponível em: https://linkja.net/ComoEFeitoOTijolo. Acesso em: 21 nov. 2024.
NOVA ESCOLA. 5 planos de aula sobre profissões. Nova Escola, [S. l.], 2019. Disponível em: https://linkja.net/5PlanosDeAulaProfissoes. Acesso em: 21 nov. 2024.