Na sala de aula

ROTEIRO DE LEITURA

capa o que fazem os jogadores de futebol

O que fazem os jogadores de futebol

Liesbet Slegers
Liesbet Slegers
Tradução: Carolina Caire Coelho
Gênero: Informativo
Idade: 6 anos
Segmento: Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Tema: Cidadania

Com uma narrativa informativa e leve, O que fazem os jogadores de futebol explora o universo dos atletas, desde os treinos intensos até a emoção das partidas.

Este Roteiro de Leitura convida você a mergulhar nos detalhes do futebol, refletir sobre sua importância na cultura brasileira e o espírito esportivo que deve nortear esse jogo coletivo. A proposta integra pesquisa, artes plásticas e brincadeiras, incentivando uma jornada de aprendizado repleta de descobertas. Pronto para marcar um gol?

Antes da leitura

,

Para introduzir o tema, apresente à turma a obra Futebol, de Claudio Tozzi. Inicialmente, não revele o título. Proponha um momento de observação e reflexão, incentivando os estudantes a levantar hipóteses. Pergunte a eles:

• O que vemos nesta obra?

• O que ela representa?

Dica

Sugerimos que esse momento aconteça ao ar livre, preferencialmente em um gramado, para criar uma conexão direta com o tema do livro e aproximar os estudantes do ambiente de um campo de futebol, de modo a enriquecer a experiência.

Espere que os estudantes identifiquem elementos relacionados a uma partida de futebol. Acolha suas interpretações, revele o título da obra e compartilhe informações sobre o artista. Aproveite para apresentar outras pinturas de Claudio Tozzi que abordam o mesmo tema, com a finalidade de enriquecer a discussão e ampliar o repertório visual da turma.

Algumas obras podem ser encontradas neste link: https://linkja.net/claudio-tozzi.

Para saber mais

Claudio Tozzi é um artista brasileiro conhecido por suas obras que dialogam com temas sociais e culturais, utilizando cores vibrantes

e uma estética pop. Suas criações frequentemente retratam figuras humanas em contextos dinâmicos e cotidianos, destacando-se pela simplicidade geométrica e pelo uso de serigrafia, uma técnica que contribui para a reprodução em série de suas obras.

Algumas de suas peças mais emblemáticas incluem Parafuso e Astronautas, que capturam o espírito das décadas de 1960 e 1970, períodos marcados por intensas transformações políticas e sociais

(Escritório de Arte, 2024).

Para conhecer mais obras, visite: https://linkja.net/obras-claudio-tozzi.

Para iniciar a familiarização com a obra, explore a capa do livro, lendo em voz alta o título e o nome da autora, da tradutora e da editora. Depois, retorne ao título e formule a seguinte pergunta aos estudantes:

• O que fazem os jogadores de futebol?

A partir dela, as crianças devem compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o esporte, que é profundamente enraizado na cultura brasileira; nesse sentido, é esperado que possuam um bom repertório sobre o tema. Registre as respostas no formato de lista em um cartaz com o título “O que já sabemos sobre futebol”.

No espaço de acolhimento, dê continuidade à proposta, criando um segundo cartaz com o título “O que aprendemos sobre o futebol”. Utilize perguntas disparadoras para guiar a reflexão, como:

• Esse é um esporte coletivo ou individual?

• Onde acontece o jogo?

• Quais objetos são necessários para jogar?

• Qual é o principal objetivo do jogo de futebol?

• Quem vence a partida?

Anote todas as respostas e prossiga com as demais atividades do roteiro.

Durante a leitura

,

Jogadoras e jogadores

Inicie a leitura do livro em voz alta e faça uma pausa após o primeiro parágrafo: “Muitas meninas e meninos acham futebol legal e emocionante”. Nesse momento, proponha uma reflexão com os estudantes:

• O futebol é um esporte praticado tanto por meninos quanto por meninas. Quem vocês conhecem que joga futebol?

• De quais jogadoras de futebol profissional vocês já ouviram falar?

Essas perguntas têm como objetivo promover a ideia de que o futebol é um esporte acessível a todos, independentemente do gênero. Aproveite para destacar figuras importantes como Marta e Formiga, duas das maiores jogadoras de futebol do Brasil, que servem como grandes exemplos de talento e dedicação no esporte feminino. Embora o Brasil seja amplamente reconhecido pela habilidade dos jogadores masculinos no cenário mundial, o futebol feminino tem se fortalecido, com mulheres conquistando reconhecimento e respeito, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Para saber mais

Marta Vieira da Silva, conhecida como a Rainha do Futebol, é uma das maiores jogadoras da história do esporte. Nascida em Dois Riachos, Alagoas, ela superou uma infância humilde repleta de desafios para se tornar uma referência no futebol feminino. Eleita seis vezes pela FIFA como a melhor jogadora do mundo, Marta é também a maior artilheira das Copas do Mundo e da seleção brasileira. Além de acumular títulos importantes por clubes e pela seleção, sua trajetória inspira gerações de atletas e a consolidou como Embaixadora da Boa Vontade da ONU, promovendo a igualdade de gênero no esporte (Franco, 2024).

Por sua vez, Formiga teve uma carreira igualmente notável no futebol feminino. Aos 43 anos, ela se destacou como uma das maiores jogadoras da história do esporte, sendo a única atleta a participar de todas as edições de Jogos Olímpicos e Copas do Mundo da modalidade. Embora tenha se aposentado da seleção brasileira, Formiga continuou sua trajetória no futebol profissional até 2022. Diversas personalidades do futebol feminino, como Gabi Zanotti, Luciana e Arthur Elias, destacaram sua importância para o esporte. Chamada de “lenda” e “fenômeno”, essas homenagens reconheceram sua habilidade, dedicação e superação de barreiras sociais e raciais. Formiga, líder dentro e fora de campo, tornou-se uma figura representativa, tanto no Brasil quanto no mundo, e seu legado continuará a influenciar as futuras gerações do futebol feminino (Sacco; Bianchini; Boareto, 2021).

Esquemas explicativos

Para continuar a leitura, depois de explorar o texto, vire a ilustração para as crianças e destaque o esquema explicativo da página. Pergunte o que elas percebem na imagem e se conseguem entender como ela ajuda a explicar o que foi dito no texto.

Explique que, às vezes, além de usar palavras, a autora usa imagens e esquemas para tornar as informações mais claras e fáceis de entender. Esses desenhos funcionam como uma forma de resumo que ajuda a lembrar e entender o que foi dito.

Dessa forma, você ajuda as crianças a perceberem que, além das palavras, as imagens também podem contar uma história e explicar coisas, tornando o aprendizado mais divertido e acessível.

Na página retratada, faça uma pausa na leitura para refletir sobre a seguinte questão:

roteiro o que fazem os jogadores de futebol 01

• Quando acontece uma penalidade durante o jogo, qual deve ser a atitude do jogador que causou a infração em relação ao outro atleta?

Para saber mais

O conceito de “atitude desportiva”, ou “fair play”, é fundamental no futebol, pois envolve o respeito mútuo entre jogadores, a cooperação e a honestidade dentro e fora de campo. Ter uma atitude desportiva significa jogar de forma ética, sem agressões 

ou atitudes antidesportivas, e respeitar os adversários, independentemente dos resultados. Além disso, o fair play busca evitar comportamentos como a violência, o racismo e a discriminação, promovendo um ambiente mais saudável e inclusivo para todos os participantes.

Por esses motivos, a prática do fair play é essencial para a formação de cidadãos conscientes, uma vez que ensina valores importantes como o respeito, a empatia e a convivência pacífica. Em competições de futebol, essa postura é incentivada por organizações como a FIFA, que reconhece atitudes exemplares por meio de prêmios, como o Troféu Fair Play, entregue à seleção com menos faltas durante a Copa do Mundo (FIFA, 2024).

Conduza a conversa para que as crianças compreendam a importância da atitude desportiva. Explique que, quando um jogador comete uma falta, ele deve demonstrar respeito e reconhecer o erro.

roteiro o que fazem os jogadores de futebol 02

Vitória de todos

No trecho a seguir, evidencie a página que ilustra a celebração coletiva do time vermelho:

“Não há apenas um vencedor, todo o time vermelho mereceu a vitória.

Eles são amigos de verdade que trabalharam bem juntos. E agora comemoram juntos a linda vitória.”

roteiro o que fazem os jogadores de futebol 03

O futebol é um esporte coletivo, em que a vitória é sempre comemorada em conjunto, pois o sucesso em uma partida é resultado do esforço e do trabalho de toda a equipe. Ao ler esse trecho, proponha a seguinte pergunta aos estudantes:

• Por que eles comemoram juntos?

A resposta esperada é que os estudantes reconheçam que a comemoração coletiva reflete a ideia de que a vitória é fruto da colaboração de todos os integrantes da equipe e que cada jogador desempenha um papel importante nessa conquista.

Após a leitura

,

Para a roda de diálogo e acolhimento, inicie retomando o cartaz criado pelos estudantes durante a fase de familiarização com a obra, com o título “O que já sabemos sobre futebol”. Esse momento deve ser usado para que as crianças reflitam sobre as informações vistas ao longo da leitura do livro.

Sugira uma conversa mais profunda, convidando os estudantes a compartilhar suas novas descobertas e ampliando as questões que podem ter sido abordadas no início. Algumas perguntas disparadoras podem incluir:

• Quando perguntamos sobre os objetos necessários para jogar futebol, vocês mencionaram a bola. Mas, além dela, o que mais o livro nos apresenta como parte importante para o jogo?

• Vocês se lembram de outros itens que os jogadores usam para se proteger, como as chuteiras com travas para quando o gramado está molhado?

• O que o livro nos fala sobre a alimentação dos jogadores? Como isso pode influenciar no desempenho deles durante o jogo?

Essas questões podem incentivar os estudantes a explorar aspectos do futebol que não foram inicialmente abordados, como o uso de equipamentos de proteção, a importância da alimentação saudável e outros detalhes essenciais para a prática do esporte.

Após a discussão, proponha que os estudantes finalizem o segundo cartaz, com o título “O que aprendemos sobre o futebol”, registrando as novas informações que surgiram. Exponha os dois cartazes na sala para que to-dos possam visualizar os conhecimentos compartilhados, criando um ambiente de valorização e acolhimento das aprendizagens coletivas.

ATIVIDADES

Paixão nacional

Comece com uma conversa sobre a história do futebol, explicando que as regras que temos hoje começaram a ser desenvolvidas na Inglaterra e, com o tempo, o esporte se espalhou para muitos países, tornando-se um dos mais populares do mundo. No Brasil, é uma paixão nacional e um dos esportes mais praticados, muito presente na cultura do nosso povo.

Perguntas para a conversa:

• Em casa, com seus familiares e amigos, vocês assistem ao jogo juntos ou jogam futebol?

• Para qual time você torce? Todos na sua casa torcem para o mesmo time?

A ideia é incentivar a participação de todos, e é possível que algumas crianças digam que nem todos na família torcem para o mesmo time. Esse é um ótimo momento para retomar um exemplo do livro sobre o espírito desportivo:

“O time amarelo não está tão feliz, mas eles têm espírito esportivo e parabenizam os jogadores do time vencedor. Bem, alguém tem que ganhar e alguém tem que perder.”

Aqui, aproveite para reforçar que a rivalidade no futebol deve ocorrer apenas durante o jogo, mas, fora de campo, todos são amigos, de modo que a amizade e o respeito devem prevalecer.

Explique também que o futebol é tão importante no Brasil que temos um museu dedicado a ele, o Museu do Futebol, localizado em São Paulo. Pergunte às crianças se elas sabiam disso e convide-as a conhecer mais sobre o esporte por meio de uma pesquisa online.

Se possível, use computadores ou projetores para acessar o site do museu e explorar as exposições virtuais com os estudantes. Duas sugestões são:

1. O jogo e o povo: as origens do futebol no Brasil – Exposição
https://linkja.net/museu-do-futebol

2. Futebol de brincar, futebol de colecionar – Exposição
https://linkja.net/futebol-de-brinquedo

Essas exposições vão ajudar os estudantes a entender melhor a história do futebol no Brasil e como ele está entrelaçado com a cultura brasileira.

Futebol e arte

No Brasil, o futebol é jogado em diversos espaços, como ruas e várzeas, além dos estádios. Isso é capturado em várias obras de arte, como as de Cândido Portinari, que retratam o futebol como uma manifestação popular e cultural. Portinari, conhecido por seu olhar sobre o cotidiano, pintou cenas de pessoas jogando futebol em ambientes simples, o que reflete como o esporte é parte do Brasil, acessível a todos.

Converse com as crianças sobre como o futebol é praticado em diferentes locais. Pergunte:

• Como o futebol é jogado em ruas e comunidades?

Mostre imagens das obras de Portinari para refletirem sobre a relação entre futebol e cultura popular.

Futebol (1935): https://linkja.net/portinari-futebol.

Futebol (1958): https://linkja.net/portinari-futebol2.

Ao apresentar as obras de Cândido Portinari, é importante destacar brevemente que ele foi um grande pintor brasileiro, conhecido por seu olhar sobre a cultura popular e as condições de vida dos brasileiros. O artista retratou a vida do povo brasileiro de maneira autêntica, abordando temas como o trabalho e o lazer. Em algumas de suas obras, ele retrata o futebol como uma brincadeira, sem a necessidade de campos estruturados, algo comum nas ruas e em espaços improvisados.

Agora, ao observar as imagens, pergunte:

• Em quais lugares podemos brincar de futebol além do campo de gramado?

Para saber mais

Para saber mais sobre Cândido Portinari, um dos maiores artistas brasileiros, você pode acessar a página oficial do artista. Nela, você encontrará detalhes sobre sua vida, sua carreira e as principais obras que o tornaram famoso, além de informações sobre seu trabalho com temas sociais e culturais, como o futebol, que foi retratado em algumas de suas pinturas. Acesse o site em:

https://linkja.net/portinari.

O esperado é que as crianças respondam sobre lugares como a rua de casa, o quintal ou o pátio da escola, espaços que fazem parte do cotidiano delas. Essas observações refletem o aspecto acessível e popular do futebol, o qual, assim como nas obras de Portinari, pode ser jogado em qualquer lugar.

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

Considerando a Copa de 2014 e a exposição “Futebol e Arte” do Museu “A Casa de Portinari”, as crianças podem explorar atividades online inspiradas pela obra Futebol, de Cândido Portinari e o tema da Copa do Mundo. Para participar, basta acessar a exposição virtual e as brincadeiras interativas relacionadas à arte e ao futebol. As atividades proporcionam uma maneira divertida de aprender sobre o impacto cultural do futebol e sua representação na arte.

Você pode acessar a exposição e as brincadeiras online a partir do seguinte link: https://linkja.net/futebol-e-arte

Dos professores

O Museu do Futebol oferece atividades interativas online, que podem ser agendadas para proporcionar experiências educativas diferentes para os estudantes, com a mediação de educadores especializados. Essas atividades permitem explorar o universo do futebol de maneira lúdica e educativa, conectando a história, a cultura e a arte do esporte de uma forma acessível e interessante para as crianças.

Se quiser obter mais informações sobre como agendar e participar dessas atividades interativas, você pode acessar o link a seguir: https://linkja.net/interacao-educativa

Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:

Referências

ARTISTAS E SUAS COISAS. Arte, futebol e copa: obras de arte para a Copa do Mundo. Publicado em: 24 maio 2014. . Disponível em: https://linkja.net/claudio-tozzi. Acesso em: 17 nov. 2024.

ESCRITÓRIO DE ARTE. Claudio Tozzi. Disponível em: https://linkja.net/obras-claudio-tozzi. Acesso em: 03 dez. 2024.

FIFA. Prêmios de Fair Play. Disponível em: https://linkja.net/fairplay. Acesso em: 3 dez. 2024.

FRANCO, Giullya. Marta Vieira da Silva. Brasil Escola. Disponível em: https://linkja.net/marta-vieira-da-silva. Acesso em: 17 dez. 2024.

MUSEU CASA DE PORTINARI. Exposição Futebol e Arte. Disponível em: https://linkja.net/futebol-e-arte. Acesso em: 20 dez. 2024.

MUSEU DO FUTEBOL. Futebol de tecido. Disponível em: https://linkja.net/futeboldetecido. Acesso em: 20 dez. 2024.

MUSEU DO FUTEBOL. O jogo e o povo: as origens do futebol no Brasil. Disponível em: https://linkja.net/museu-do-futebol. Acesso em: 17 nov. 2024.

MUSEU DO FUTEBOL. O futebol de brinquedo. Disponível em: https://linkja.net/futebol-de-brinquedo. Acesso em: 20 dez. 2024.

PROJETO PORTINARI. Futebol – 1935. Disponível em: https://linkja.net/portinari-futebol. Acesso em: 20 dez. 2024.

PROJETO PORTINARI. Futebol – 1958. Disponível em: https://linkja.net/portinari-futebol2. Acesso em: 20 dez. 2024.

PROJETO PORTINARI. Notas biográficas. Disponível em: https://linkja.net/portinari. Acesso em: 17 nov. 2024.

SACCO, Guilherme; BIANCHINI, Vladimir; BOARETO, Luiza. Lenda, fenômeno e representatividade: Formiga pelas palavras de quem acompanha sua carreira de perto. ESPN. Publicado em: 23 dez. 2021. Disponível em: https://linkja.net/jogadora-formiga. Acesso em: 17 dez. 2024.

plugins premium WordPress