O que fazem os fazendeiros apresenta um panorama lúdico dos processos e da rotina de homens e mulheres que dedicam a vida ao plantio, à colheita e ao cuidado dos animais. De forma leve e muito elucidativa, a obra demonstra os longos caminhos e o intenso trabalho envolvidos na produção dos alimentos, até que cheguem a nossas casas e mesas.
Neste roteiro, você encontrará propostas de abordagem ao tema, à obra e às temáticas desse ramo social tão importante, bem como sugestões de materiais e atividades em relação ao livro.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio, etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
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Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
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Para a familiarização com o tema, reúna as crianças em roda e opte pelo assunto da alimentação – uma vez que nem todas podem ter tido contato com animais ou ambientes de fazenda. Para isso, pergunte o que elas costumam consumir no café da manhã (em casa ou na escola). Por exemplo:
• O que vocês comem quando acordam?
• De onde vocês acham que esses alimentos vêm?
Dica
Por se tratar de uma temática relacionada ao campo, sugerimos que, enquanto ambientação de leitura, sejam priorizados espaços abertos, jardins, gramados e áreas arborizadas.
É esperado que as crianças respondam alimentos convencionais de cafés da manhã brasileiros, cotidianos e básicos, como pães, café, leite e bolachas. Aprofunde o questionamento acerca da origem desses alimentos, principalmente se as respostas pararem até um nível apenas de produção, como “supermercados” ou “tal pessoa faz para mim” – a depender da idade das turmas. A ideia é chegar à temática do campo e da produção a partir dos animais e das plantações, de modo que, posteriormente, o trabalho do fazendeiro em si seja contextualizado no decorrer da obra e das atividades.
Para a familiarização com a obra, mostre a capa do livro às crianças, destacando alguns detalhes específicos por meio de questionamentos como:
• Como o personagem da capa está vestido? Isso tem relação com o título?
• O que ele tem nas mãos? Para que ou onde vocês acham que ele usa essa ferramenta?
• Por que esses animais estão ao seu redor?
Espera-se que, logo no início, a inferência entre o título da obra e a ilustração direcione os estudantes às temáticas da fazenda. Acolha as respostas como um todo, compreendendo as noções que eles já possuem sobre a produção de alimentos e a vida no campo. Dadas as experiências da turma, é possível estender as perguntas: se algum dos colegas tiver bastante vivência nesses espaços ou se a sua escola está em um município cuja zona rural é valorizada, por exemplo.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
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Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
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O que fazem os fazendeiros é uma obra que toma como ponto de partida o cotidiano, explorando os processos e as experiências envolvidas na produção agrícola. A seguir, você encontrará sugestões de abordagens para observar e comentar com os estudantes, enriquecendo suas experiências interpretativas e de conexão com os produtos e personagens retratados.
Dica
Para a mediação, faça uma primeira leitura conjunta, demonstrando a importância dos termos em negrito – os quais geralmente serão explicados mais à frente, no próprio livro.
Cuidados e ferramentas
Enquanto primeiras informações, somos apresentados às vestimentas, ferramentas e opções de trabalho dos fazendeiros. Nesse momento inicial, explore os itens que as crianças conhecem e podem ter em casa e questione, por exemplo:
• As roupas dos fazendeiros poderiam ser diferentes?
• Por que elas são assim?
• Quais são as observações que podemos fazer antes de escolher a ferramenta mais adequada?
Acolha a resposta dos estudantes, demonstrando que trabalhos diversos exigem equipamentos de proteção específicos. Para isso, você pode comentar sobre itens de outras profissões, como os capacetes utilizados em obras, os óculos de proteção de algumas indústrias, os chapéus de cozinheiros, etc.
Nas páginas que retratam ferramentas, pode ser interessante perguntar às crianças se elas conhecem o significado das palavras listadas no glossário. Esses termos são importantes no contexto de uma fazenda e podem ajudá-las a entender melhor as ferramentas e equipamentos usados no campo.
Glossário
es-tá-bu-lo
Local coberto onde se abrigam e se alimentam os animais domésticos, geralmente provido de compartimentos ou baias; estala, presépio.
se-me-a-do-ra
Máquina agrícola que faz a semeadura; semeador.
a-ra-do
Utensílio agrícola de tração humana ou animal, ou motorizado, usado para cortar, levantar e virar o
solo, preparando-o para a sementeira e o plantio.
ras-te-lo
Ferramenta de aplainar a terra lavrada, com dentes de madeira ou de ferro, munida de cabo adaptado.
or-de-nha-dei-ra
Máquina elétrica destinada à ordenha.
Os animais e as plantas
Outro aspecto muito importante do livro é o manu-seio de plantios específicos e o trabalho em relação direta com os animais. Aqui, a sugestão é explorar as etapas desses trabalhos, demonstrando todo o trajeto de produção e a demanda de espera que eles envolvem. Demonstrar o percurso dessa profissão é, além de tudo, uma excelente oportunidade de valorização e cuidado – de profissionais, animais e alimentos.
Para saber mais
Você sabia que, para as vacas ficarem bem saudáveis, os fazendeiros precisam tomar muito cuidado com a alimentação, o ambiente onde elas vivem e a vacinação? Isso é chamado de boas práticas de manejo. Para manter seu bem-estar, é importante que elas tomem vacinas no tempo certo, como as de febre aftosa, raiva e brucelose. Também precisam de água limpa, pasto de boa qualidade e cuidados especiais, como serem separadas por idade.
Além disso, os fazendeiros fazem exames nos animais para verificar se estão com alguma doença, e também garantem que o lugar onde as vacas vivem seja limpo e seguro, sem plantas tóxicas ou locais muito úmidos. Assim, elas têm qualidade de vida e mantêm a saúde em dia (Cuidados, 2024).
Fazenda de quê?
Outro aspecto muito importante do livro é o manu-seio de plantios específicos e o trabalho em relação direta com os animais. Aqui, a sugestão é explorar as etapas desses trabalhos, demonstrando todo o trajeto de produção e a demanda de espera que eles envolvem. Demonstrar o percurso dessa profissão é, além de tudo, uma excelente oportunidade de valorização e cuidado – de profissionais, animais e alimentos.
Para saber mais
No Brasil, há várias fazendas dedicadas ao cultivo de flores. Por exemplo, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, a Fazenda Heckert, também conhecida como Fazenda das Flores, é uma das principais atrações turísticas da região. Ela é famosa por produzir flores de corte, como rosas e cravos, e oferece aos visitantes a oportunidade de caminhar pelas estufas coloridas, conhecendo o processo de cultivo e desfrutando o aroma das flores (Fazenda, 2024).
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
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Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
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Após a leitura, acolha as percepções e os comentários iniciais das crianças, promovendo reflexões de aprofundamento e, principalmente, de percepção desses elementos em seus cotidianos, criando laços significativos com a obra. Para isso, sugerimos abordar os pontos de maior interesse no livro:
• Quais vocês acham que são as partes mais legais de se trabalhar em uma fazenda? E quais as maiores dificuldades?
• O que mais chamou a atenção nessa profissão? O que vocês mais gostariam de fazer?
• Vocês acharam essa profissão importante? Por quê?
É provável que as crianças tenham vivências variadas com animais e ambientes de fazenda – ou mesmo nenhuma experiência. Pensando nisso, explore as hipóteses levantadas pelos estudantes, utilize o diálogo e as descrições dos colegas que já tiveram relação com a temática. Também é um momento muito propício para promover a troca de vivências e acolhida de narrativas individuais, relatos de experiência e demais exercícios de gêneros orais introjetados socialmente pelos estudantes.
ATIVIDADES
Descrevendo os processos
Com base nas informações da narrativa e demais pesquisas viáveis, peça que os estudantes escolham o produto ou processo de que mais gostaram e relatem as etapas necessárias até o seu consumo, escrevendo em um esquema de passo a passo, reforçando os aspectos de sequencialidade textual, bem como a depreensão das informações apresentadas até então. Nessa atividade, a reescrita, a partir de consulta à obra, é uma importante aliada de exercícios de decodificação, produção e organização.
Os lugares da fazenda
Utilizando uma imagem como esta a seguir, peça aos alunos que, com os materiais disponíveis, desenhem os itens da fazenda e colem em seus lugares mais adequados. As imagens de base podem ser ampliadas e separadas, como o estábulo, as plantações e as pastagens. Também é possível dividir as crianças em grupos, designando que cada um seja responsável por preencher os espaços devidamente.
De onde vem?
Para acompanhar os processos que levam os alimentos ao consumidor final, oriente que, em família, os estudantes escolham um item natural que gostem muito de consumir – pode ser uma fruta, verdura, um legume, etc. Com a ajuda dos responsáveis, oriente as crianças que façam uma pesquisa sobre esse alimento, demonstrando onde ele é geralmente produzido, quais seus benefícios e outras informações básicas.
• Esse alimento é uma vegetação ou um item específico de nossa região?
• Quais pratos podem ser montados com esse item?
• Existem outros animais que se alimentem dele?
Dadas as pesquisas, promova um momento de troca de experiências, em que as crianças possam compartilhar uma receita preparada com o alimento, por exemplo. Antes da degustação, os estudantes podem explicar os benefícios e as etapas envolvidas até que aquele item chegue em suas mesas.
Dos estudantes
A animação, feita pela equipe da UFSCar, demonstra, com interatividade e dinamismo, como a produção de leite ocorre atualmente, em escala nacional.
Dos professores
Sobre a necessidade de uma alimentação saudável desde a primeira infância, o Jornal da USP aborda o papel da escola nesse contexto e de que forma contribui para essa prática, através do incentivo por parte dos educadores.
Referências
ARADO. In: DICIONÁRIO Brasileiro da Língua Portuguesa. [S. l.]: Michaelis On-line, 2024. Disponível em: https://linkja.net/arado. Acesso em: 28 nov. 2024.
CIÊNCIA Explica – Como a vaca produz leite? [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (71 min). Publicado pelo canal ClickCiência UFSCar. Disponível em: https://linkja.net/leite-vaca. Acesso em: 19 nov. 2024.
CUIDADOS especiais garantem o bem-estar do rebanho bovino. Secretaria da Comunicação do Estado do Tocantins, Palmas, 2024. Disponível em: https://linkja.net/bem-estar-bovino. Acesso em: 28 nov. 2024.
ESTÁBULO. In: DICIONÁRIO Brasileiro da Língua Portuguesa. [S. l.]: Michaelis On-line, 2024. Disponível em: https://linkja.net/estabulo. Acesso em: 28 nov. 2024.
FAZENDA Heckert – Fazenda das Flores. Secretaria de Turismo de Nova Friburgo, Nova Friburgo, 2024. Disponível em:
https://linkja.net/fazenda-heckert. Acesso em: 28 nov. 2024.
GARCIA, Welton. Alimentação saudável começa nos primeiros anos de vida. Jornal da USP, São Paulo, 29 nov. 2021. Disponível em: https://linkja.net/comer-saudavel. Acesso em: 16 nov. de 2024.
ORDENHADEIRA. In: DICIONÁRIO Brasileiro da Língua Portuguesa. [S. l.]: Michaelis On-line, 2024. Disponível em:
https://linkja.net/ordenhadeira. Acesso em: 28 nov. 2024.
RASTELO. In: DICIONÁRIO Brasileiro da Língua Portuguesa. [S. l.]: Michaelis On-line, 2024. Disponível em: https://linkja.net/rastelo. Acesso em: 28 nov. 2024.
SEMEADEIRA. In: DICIONÁRIO Brasileiro da Língua Portuguesa. [S. l.]: Michaelis On-line, 2024. Disponível em: https://linkja.net/semeadeira. Acesso em: 28 nov. 2024.