O que fazem os coletores de lixo apresenta o cotidiano desses profissionais e a importância de seu trabalho para a sociedade e o meio ambiente. Essa leitura detalha cada etapa do processo, desde a preparação dos profissionais até a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos. Além disso, destaca o valor da profissão, reforçando o respeito e a gratidão a esses trabalhadores essenciais.
Este roteiro propõe atividades que estimulam a reflexão sobre a importância do trabalho dos coletores e o impacto da reciclagem no meio ambiente, conectando o tema às experiências das crianças. O roteiro é flexível e pode ser adaptado às diferentes realidades das turmas, de modo a garantir um aprendizado significativo.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EF07
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EO04
Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EF12LP02
Para introduzir o tema, inicie uma conversa sobre a importância do lixo e como lidamos com ele no dia a dia. Aqui estão algumas sugestões de perguntas para levantar hipóteses, estimular a curiosidade e antecipar a temática com as crianças:
• O que vocês acham que acontece com o lixo depois que o jogamos na lixeira?
• Quem são as pessoas que ajudam a manter as ruas e a cidade limpas?
• Que tipos de lixo vocês conhecem? Será que todos precisam ir para o mesmo lugar?
• Como vocês acham que o lixo pode ser transformado em algo novo?
• Vocês já ouviram falar de reciclagem? Sabem como ela funciona?
• Alguém conhece ou já viu um caminhão de lixo em ação? Como ele funciona?
Dica
Professor, para sua preparação e informação, sugerimos que você acesse as seguintes leis:
Lei n. 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos: https://linkja.net/lei12305.
Plano Nacional de Resíduos Sólidos:
Ao ouvir as respostas dos estudantes, valorize suas contribuições e as complemente com informações que conectem a conversa ao tema central do livro. Por exemplo, você pode explicar que existem profissionais responsáveis por garantir que o lixo seja descartado e tratado corretamente.
Para despertar a curiosidade e o desejo de explorar o desconhecido, proponha aos estudantes que imaginem como seria o dia a dia de um coletor de lixo:
• Como será que eles se preparam para o trabalho?
• Que desafios e surpresas podem encontrar ao longo do dia?
• Será que meninos e meninas podem fazer esse trabalho?
Encerre a conversa destacando a importância do papel desses profissionais. Essa preparação motiva os estudantes a querer saber mais e a desenvolver habilidades de inferência e antecipação que enriquecem a experiência de leitura.
Antes de iniciar a leitura, explore a capa do livro para despertar a curiosidade das crianças e incentivá-las a antecipar alguns elementos da história. Use a capa para fazer perguntas que instiguem a reflexão:
• Quem vocês acham que é esse personagem?
• O que será que ele está fazendo com esses sacos de lixo?
• Por que ele está vestindo essa roupa laranja?
• Por que será que os sacos têm cores diferentes? O que isso pode significar?
• Vocês acham que todos os tipos de lixo vão para o mesmo lugar? Por quê?
Permita que as crianças compartilhem suas ideias e hipóteses, valorizando cada resposta. Ao longo da leitura, retome essas contribuições, conectando-as aos conteúdos apresentados no livro. Por exemplo, quando os sacos coloridos aparecerem na história, explique que cada cor representa um tipo de material que pode ser reciclado. Isso ajudará a contextualizar e enriquecer a compreensão dos estudantes.
Essa prática prepara o terreno para a leitura, ajuda a desenvolver as habilidades de inferência e promove a participação ativa das crianças na descoberta dos temas abordados pelo livro.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
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Localizar informações explícitas em textos.
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Explorando os acessórios e as vestimentas dos coletores
Convide as crianças a observar com atenção as ilustrações ou as descrições do livro que mostram os acessórios e as vestimentas dos coletores de lixo.
Inicie uma conversa para explorar por que esses elementos são importantes para o trabalho deles. Faça perguntas como:
• O que vocês acham que é essa roupa que o coletor está usando? Por que ela é dessa cor?
• Para que serve o colete refletivo?
• Por que vocês acham que ele usa luvas e botas? O que poderia acontecer se ele não usasse?
• Será que todos os trabalhos precisam de roupas especiais? Quais outros vocês conhecem?
Essa conversa ajuda as crianças a compreender a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), estimulando a valorização da segurança no trabalho e do esforço envolvido em cada profissão.
Finalize mostrando como tais acessórios e rotinas são essenciais para o trabalho do coletor e o bem-estar de toda a cidade. Explique que, sem eles, o trabalho seria muito mais perigoso e difícil. Dessa forma, as crianças aprendem sobre a profissão e desenvolvem empatia e respeito por esses profissionais tão importantes.
Conhecendo a rotina dos coletores de lixo
Convide as crianças a imaginar como deve ser o dia a dia de um coletor de lixo. Faça perguntas como:
• Que horas vocês acham que os coletores começam a trabalhar?
• Será que eles têm dias fixos para recolher o lixo em cada rua?
• O que mais vocês acham que eles precisam fazer além de pegar os sacos de lixo?
• Vocês acham que é fácil ou difícil recolher o lixo todos os dias? Por quê?
• Como vocês acham que os coletores se sentem quando trabalham na chuva ou no calor?
• Será que eles têm tempo para descansar entre um bairro e outro?
Incentive as crianças a pensar sobre como a rotina dos coletores se conecta com a de todos:
• Será que o lixo que jogamos fora hoje vai direto para o caminhão deles?
• Como podemos ajudar os coletores a fazerem seu trabalho mais rápido e com segurança?
• Vocês já viram coletores passando na rua? Como podemos mostrar respeito e agradecimento pelo trabalho deles?
Proponha às crianças que acompanhem, em casa, o momento em que o lixo é recolhido e observem como o caminhão e os coletores trabalham. Finalize destacando como a rotina dos coletores é organizada para beneficiar a todos na cidade. Explique que, ao separar o lixo corretamente, estamos ajudando esses profissionais a terem um dia de trabalho mais seguro e eficiente, além de contribuir para um mundo mais limpo. Isso ajuda a desenvolver empatia pelas pessoas que realizam esse trabalho essencial, além de promover a responsabilidade ambiental.
Ativando a imaginação
Convide as crianças a imaginar como seria o mundo se não existissem coletores de lixo, incentivando-as a refletir sobre os impactos imediatos e a longo prazo dessa ausência. Proponha uma conversa exploratória, destacando aspectos como limpeza, saúde e organização da cidade. Observe alguns exemplos de perguntas:
• Como vocês acham que as ruas ficariam se ninguém recolhesse o lixo?
• Quais seriam os problemas que isso poderia causar para as pessoas, os animais e a natureza?
• O que aconteceria com o lixo das casas, das escolas e dos parques?
• Será que existiriam outras formas de lidar com o lixo? Quais ideias vocês têm?
Para enriquecer a conversa, sugira às crianças que fechem os olhos e imaginem uma cidade cheia de lixo acumulado: como seriam o cheiro, a aparência, o impacto na vida dos moradores?
Depois, peça a elas que compartilhem suas impressões e seus sentimentos sobre essa visualização.
Finalize a discussão destacando o papel essencial dos coletores de lixo para conectar a imaginação das crianças com a realidade. Explique como pequenas ações diárias, como reduzir, reutilizar e reciclar, podem fazer uma grande diferença no mundo real. Essa atividade desperta a curiosidade e fortalece o compromisso das crianças com um futuro mais sustentável.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
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Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
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Após a leitura de O que fazem os coletores de lixo, crie um momento de acolhimento e conversa para que as crianças possam expressar suas impressões, seus sentimentos e suas reflexões sobre a história. Pergunte o que mais chamou a atenção delas no livro, qual parte acharam mais curiosa e como passaram a enxergar o trabalho dos coletores após a leitura.
Promova um espaço para perguntas e reflexões:
• O que vocês acharam mais interessante sobre o trabalho dos coletores?
• Qual parte mais chamou sua atenção?
• Como podemos mostrar respeito e gratidão aos coletores de lixo em nosso dia a dia?
• Vocês já viram os coletores trabalhando na rua? Como foi essa experiência?
• Em casa, vocês ajudam a organizar o lixo ou a separá-lo?
Conclua o espaço de diálogo destacando o papel essencial dos coletores na sociedade. Reforce como atitudes simples, como separar o lixo corretamente e respeitar os horários de coleta, ajudam os coletores, o meio ambiente e a comunidade. Encerre com uma reflexão sobre como todos podemos contribuir para um mundo mais limpo e organizado.
ATIVIDADES
Lixo zero: criando cartazes para um mundo mais limpo!
Esta atividade visa sensibilizar os estudantes para a importância do descarte consciente do lixo e incentivar práticas sustentáveis no ambiente escolar, promovendo o trabalho em grupo, a criatividade e a reflexão o sobre impacto ambiental.
Após a leitura do livro, organize uma roda de conversa para discutir com as crianças sobre o impacto do descarte incorreto do lixo. Pergunte:
• O que acontece com o lixo quando ele não é descartado corretamente?
• Como o lixo pode afetar o meio ambiente e a saúde das pessoas?
• Quais práticas podemos adotar para cuidar melhor do lixo e evitar a poluição?
• O que podemos fazer aqui, na escola, para contribuir com o meio ambiente?
Divida a turma em grupos pequenos e forneça materiais como revistas, jornais, imagens e textos curtos sobre a reciclagem e o descarte consciente do lixo. Cada grupo deve pesquisar e escolher um tema específico relacionado ao descarte correto do lixo (exemplos: a separação do lixo reciclável e não reciclável, o papel da compostagem, o impacto do lixo no planeta, como evitar o desperdício, etc.).
Peça aos estudantes que, com base na pesquisa, planejem o conteúdo do cartaz, considerando:
1. Um título que chame a atenção e informe sobre a temática.
2. Imagens ou ilustrações que representem o conceito de maneira clara.
3. Mensagens curtas e impactantes sobre como podemos descartar o lixo de forma correta e responsável.
4. Dicas de como reduzir, reutilizar e reciclar no dia a dia.
Com o planejamento realizado, os estudantes devem criar os cartazes usando papel, tintas, canetinhas, colagens e outros materiais disponíveis. Nesse momento, incentive a criatividade, garantindo que as informações e as imagens transmitam claramente a mensagem de conscientização.
Caso a turma tenha acesso a recursos tecnológicos, a atividade pode ser expandida para a criação de cartazes digitais, que podem ser compartilhados nas redes sociais da escola ou exibidos em telas dentro do espaço escolar.
Sustentando resíduos criativos
Nesta atividade, as crianças irão explorar a técnica da assemblage, a qual combina objetos do cotidiano para criar formas e significados únicos. Os estudantes devem coletar resíduos sólidos e secos e os transformar em esculturas criativas, que levem a refletir sobre o impacto do lixo no meio ambiente. Ao final, pode-se reforçar a importância do descarte correto, conectando arte e consciência ambiental.
Entre muitos artistas reconhecidos no mundo que trabalham com a técnica está o brasileiro Antônio Pulquério, de Campos Sales, no Ceará. Ele começou sua carreira empilhando/juntando peças de cerâmica utilizadas na vida cotidiana.
Nesta atividade, as crianças irão explorar a técnica da assemblage, a qual combina objetos do cotidiano para criar formas e significados únicos. Os estudantes devem coletar resíduos sólidos e secos e os transformar em esculturas criativas, que levem a refletir sobre o impacto do lixo no meio ambiente. Ao final, pode-se reforçar a importância do descarte correto, conectando arte e consciência ambiental.
Entre muitos artistas reconhecidos no mundo que trabalham com a técnica está o brasileiro Antônio Pulquério, de Campos Sales, no Ceará. Ele começou sua carreira empilhando/juntando peças de cerâmica utilizadas na vida cotidiana.
Para saber mais
O termo assemblage (montagem, em tradução livre) refere-se a uma técnica que consiste na justaposição ou na colagem de objetos variados que, ao serem combinados, criam diferentes formas e significados. A “estética da acumulação” é a característica artística fundamental para a definição da assemblage, cuja linguagem extrapola os limites entre a pintura e a escultura, justamente porque essa linguagem vai além da colagem, configurando-se como obra de arte tridimensional feita a partir de combinações de materiais, incluindo objetos encontrados ou materiais de arte não tradicionais. Essa característica define seu próprio conceito, no qual todo e qualquer tipo de material pode ser incorporado a uma obra de arte desse tipo de linguagem (Museu Afro Brasil, 2022).
Partindo dessas informações, oriente os estudantes a recolherem resíduos sólidos e secos (tampinhas de garrafa, garrafas, caixas, vidros, etc.) por um período determinado. Ao fim desse prazo, convide-os a criar esculturas com as peças. Lembre-se de reforçar a ideia de que o lixo continua sendo lixo e deverá ter o destino adequado ao final da atividade e da leitura do livro.
Escola sustentável
Transforme a escola em um espaço de conscientização ambiental, simulando uma cidade em que as crianças desempenham papéis importantes para o descarte consciente e o cuidado com o meio ambiente.
1. Montagem do cenário
Crie com os estudantes diferentes espaços relacionados à gestão de resíduos, como um centro de coleta se-letiva, um ponto de descarte de eletrônicos, uma área para compostagem e um mercado fictício de produtos reciclados. Use materiais reutilizáveis para montar o cenário.
2. Distribuição de papéis
Organize as crianças em grupos para interpretar personagens como cidadãos, coletores de lixo, gestores ambientais, fiscais de descarte, comerciantes de produtos reciclados e jornalistas ambientais. Os grupos terão a oportunidade de trocar de papel após cada rodada.
3. Simulação de situações
Proponha desafios e dinâmicas, como separar os resíduos corretamente, educar outros cidadãos fictícios sobre práticas sustentáveis, criar campanhas de conscientização ou resolver problemas como descarte irregular. Os “jornalistas” poderão registrar os acontecimentos e compartilhar as reflexões do grupo.
4. Interação com outras turmas
Convide outras turmas ou familiares para vivenciar a dinâmica, seja assumindo papéis no cenário, seja como observadores, a fim de enriquecer a experiência com novas perspectivas.
Esta atividade lúdica permitirá às crianças entender o impacto de suas ações no meio ambiente e reforçará a importância do trabalho em equipe para resolver problemas coletivos. Ao final, promova uma roda de conversa para que compartilhem o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos no dia a dia.
Dos estudantes
Para complementar o roteiro, recomendamos o filme Wall-E (2008), uma animação da Pixar que explora te-mas como consumo consciente, responsabilidade ambiental e cuidado com o planeta. O filme narra a jornada de Wall-E, um robô coletor de lixo que vive em um mundo devastado pelo acúmulo de resíduos e a negligência humana. Sua história cativante é um convite para refletir sobre o impacto do descarte inadequado e o papel de cada indivíduo na preservação do meio ambiente. Disponível no Disney Plus.
O trailer pode ser visto em: https://linkja.net/wall-e.
Dos professores
O documentário Lixo Extraordinário é uma obra inspiradora que acompanha o renomado artista brasileiro Vik Muniz em um projeto realizado no maior aterro sanitário da América Latina, o Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Ao transformar resíduos descartados em obras de arte, Vik revela histórias emocionantes dos catado-res de materiais recicláveis, destacando a importância do trabalho deles para a sociedade e o meio ambiente. O filme promove uma reflexão profunda sobre questões como a sustentabilidade, a inclusão social e o poder transformador da arte. Com uma narrativa sensível e visualmente impactante, Lixo Extraordinário convida os espectadores a repensar em suas relações com o lixo e a enxergar possibilidades onde outros veem descarte.
Ele está disponível neste link: https://linkja.net/lixo-extraordinario.
Referências
BRASIL. Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2010. Disponível em: https://linkja.net/lei12305. Acesso em: 11 dez. 2024.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: https://linkja.net/plano-residuos. Acesso em: 13 dez. 2024.
LIXO EXTRAORDINÁRIO. Direção: Lucy Walker. Brasil: Almega Projects e O2 Filmes, 2010.
MUSEU Afro Brasil: Emanoel Araújo. “Assamblage”. São Paulo, 2022. Disponível em: https://linkja.net/assemblage. Acesso em: 10 dez. 2024. WALL-E. Direção: Andrew Stanton. EUA: Pixar Animation Studios e Walt Disney Pictures, 2008.