Na sala de aula

ROTEIRO DE LEITURA

capa o que fazem os carteiros

O que fazem os carteiros

Liesbet Slegers
Liesbet Slegers
Tradução: Carolina Caire Coelho
Gênero: Informativo
Idade: 6 anos
Segmento: Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Tema: Cidadania

Quem são os carteiros e o que eles fazem? Nos dias atuais, as cartas se tornaram cada vez mais escassas. Por isso, são poucas as crianças que têm contato com esse meio de comunicação e sabem qual é a função de um carteiro.

O que fazem os carteiros proporciona um olhar de valorização para essa profissão tão importante no planeta e apresenta informações relevantes para que as crianças se aproximem da profissão e do objeto carta.

Neste roteiro, você encontrará potencialidades de leitura, acolhimento e atividades para fazer com as crianças a partir dessa importante obra.

Antes da leitura

,

Para o momento de familiarização com o tema, faça perguntas que proporcionarão o mapeamento do conhecimento prévio das crianças, além de incentivar a curiosidade, o engajamento e a participação da turma:

• Vocês já viram uma carta?

• Como as cartas chegam às casas das pessoas?

• Vocês já escreveram ou receberam alguma carta?

• Vocês já viram um carteiro?

• Como vocês imaginam que cartas ou encomendas vão de um país para outro?

• Vocês já viram alguém comprando algo pela internet? Como será que o que compramos chega à nossa casa?

Pegue uma folha e uma caneta e anote as respostas das crianças. Em seguida, diga que vocês vão descobrir o que esse profissional faz ao lerem o livro.

É possível que poucas ou nenhuma criança saiba exatamente o que faz um carteiro, já que atualmente a interação com cartas na vida das crianças não é tão comum. Explique que, antes de existir celular, havia telefones fixos na casa das pessoas (possivelmente algumas crianças conheçam esse objeto) e, antes deles, as pessoas se comunicavam principalmente por meio de cartas. Conte que, se as pessoas moravam perto, as cartas chegavam com certa rapidez. Porém, se moravam longe, as cartas podiam demorar dias e até meses para chegar.

Para dar início à familiarização com a obra, leia o título da história, o nome da autora, da tradutora e da editora e pergunte:

• O que é a imagem da capa?

• O que vocês imaginam ter dentro dessa caixa?

• O que será que está escrito nela?

• O que são essas imagens (os selos)?

• Por que vocês acham que essa ilustração está na capa deste livro?

• O que fazem os carteiros?

roteiro o que fazem os carteiros 01

Deixe que as crianças criem e compartilhem suas hipóteses. Esse movimento propicia a criação de uma atmosfera de envolvimento com a história que será lida. Explique que vocês vão descobrir a resposta a todas as perguntas durante a leitura do livro.

Durante a leitura

,

Leitura de imagens

Convide as crianças a fazerem a leitura inferencial da obra. Em algumas páginas, você encontrará a narrativa contada por meio de ilustrações, sem texto escrito. Aproveite tal característica do livro para explorar bastante essa potencialidade, deixando que as crianças analisem a ilustração e falem sobre suas impressões. Por exemplo, a partir da ilustração a seguir, você pode realizar perguntas como:

• O que o menino está segurando?

• Ele está feliz ou triste?

• O que vocês imaginam que tem dentro de cada pacote?

• Como vocês imaginam que esse pacote e essa carta chegaram à casa dele?

• Quais caminhos e etapas vocês acham que aconteceram para que o pacote e a carta chegassem até o menino?

Dica

Veja três possibilidades de leitura com o livro O que fazem os carteiros:

1. Caso tenha mais de um exemplar, a leitura pode ser feita de maneira compartilhada. Ou seja, cada criança acompanha a história no seu livro.

2. Caso a turma tenha crianças que saibam ler convencional mente, você pode convidá-las em alguns momentos para realizar partes da leitura.

3. Caso não haja na turma crianças que tenham as habilidades de leitura consolidadas, você pode realizar a leitura modelando a voz, o ritmo e a entonação.

roteiro o que fazem os carteiros 02

Outra possibilidade de leitura de imagens está na página a seguir. Para incentivar a reflexão e a expressão das crianças, faça perguntas como:

• O que está acontecendo nessa ilustração?

• O que o carteiro está fazendo?

• Quem é essa outra pessoa?

• Onde vocês imaginam que o carteiro buscou esse pacote para levar até a casa do menino?

roteiro o que fazem os carteiros 03

É possível que as crianças levantem muitas hipóteses, principalmente pelo fato de que poucas ou nenhuma delas conhecem o universo das cartas, dos correios e dos carteiros. É possível, por exemplo, que acreditem que o carteiro pega a encomenda da casa de alguém e a leva diretamente à pessoa que vai recebê-la; que nunca tenham ouvido falar em correios; ou que nunca tenham reparado em carteiros pelas ruas, já que essa profissão pode não fazer parte do repertório delas.

Palavras importantes

O livro O que fazem os carteiros carrega informações importantes sobre todos os elementos ligados a essa profissão: as roupas, os instrumentos utilizados, os espaços que os carteiros frequentam, entre outros.

Nesse sentido, oriente as crianças a prestarem bastante atenção na história para escrever palavras que consideram importantes para a profissão de carteiro, como correio, carta, uniforme, boné, etc. Caso seja necessário, você pode ser o escriba. Ademais, aproveite as passagens em que essas palavras estão relacionadas com as ilustrações e estão em destaque, como nas páginas a seguir:

roteiro o que fazem os carteiros 04

Ao final, convide os estudantes a lerem as palavras que anotaram e que podem ser diversas, pois eles podem avaliar de diferentes formas quais palavras consideram importantes. Convide-os também para explicar suas escolhas e converse com o grupo sobre o significado das palavras escolhidas.

Explique que muitas dessas palavras são instrumentos de trabalho e desenvolva com o grupo uma conversa sobre a importância de cada um desses objetos, como do boné, por exemplo. Esse é um item essencial para que os carteiros não tomem sol no rosto e na cabeça, já que passam boa parte do dia andando pelas ruas da cidade.

Para saber mais

Triagem é a etapa em que os carteiros devem separar todas as cartas e encomendas de acordo com as ruas e os números das casas, como na imagem a seguir.

roteiro o que fazem os carteiros 05

Após a leitura

,

Após a leitura, abra um espaço de conversa com o grupo a partir de perguntas, como:

• O que fazem os carteiros, afinal?

• O que faz parte do trabalho deles?

• Quais são os instrumentos de trabalho dos carteiros?

• Como as cartas e encomendas chegam à casa das pessoas?

• Como as cartas e encomendas vão de um país a outro?

• Na opinião de vocês, qual é a parte mais legal do trabalho dos carteiros? E qual é a parte com mais desafios?

• Qual é a importância desse trabalho?

É esperado que as crianças, que antes não conheciam a profissão, agora saibam muitas informações. Deixe que compartilhem o que aprenderam a partir da leitura. Incentive-as também a argumentar sobre o que pensam, dando motivos para suas respostas, por exemplo: “Eu acho que a parte da triagem deve ser a mais difícil porque são muitas cartas e encomendas para organizar”.

ATIVIDADES

Escrevendo meu cartão postal

Para realizar esta atividade, você precisará de materiais específicos: meia folha A4 de papel mais firme (sugerimos o uso de papel Canson, que proporciona maior resistência e qualidade no acabamento) e um selo para cada criança.

Explique às crianças que elas criarão um cartão especial para alguém de quem gostam. Ressalte que a ideia é tornar essa experiência autêntica, enviando o cartão pelo correio. Para isso, será necessário que as crianças saibam o endereço da pessoa para quem desejam enviar a mensagem.

Inicie uma conversa com o grupo sobre os elementos essenciais que devem estar presentes no cartão, como:

1. O nome da pessoa que receberá o cartão.

2. Uma mensagem especial que transmita carinho ou saudade.

3. O endereço completo para o envio correto.

4. Um selo postal, indispensável para o envio.

5. Uma imagem, um desenho ou uma pintura (que será feita em uma próxima etapa da atividade).

Durante o processo, oriente as crianças sobre como estruturar a mensagem e o preenchimento do endereço no cartão. Se necessário, ofereça apoio para ajudar na escrita, especialmente para aqueles que têm mais dificuldade. Após concluírem essa etapa, convide as crianças que desejarem a compartilhar com o grupo o que escreveram, promovendo um momento de troca afetiva e valorização da comunicação por meio das cartas.

Esta atividade, além de incentivar habilidades de escrita, também oferece uma experiência prática de interação social e o resgate de uma forma tradicional de comunicação.

Arte do cartão-postal

Para realizar esta atividade, será necessário disponibilizar materiais artísticos como tinta aquarela, lápis de cor ou giz pastel oleoso para todas as crianças. Esses materiais permitirão que elas explorem diferentes texturas e técnicas em sua produção criativa.

Explique que elas criarão uma ilustração artística no verso do papel onde anteriormente escreveram uma mensagem. Essa ilustração será inspirada no formato e no conceito dos cartões-postais.

Antes de iniciar, mostre uma variedade de exemplos de cartões-postais, destacando as características mais comuns, como paisagens, marcos importantes, imagens de lugares especiais ou cenas que evocam memórias e sentimentos. Incentive as crianças a pensarem em paisagens que considerem significativas ou bonitas, seja do cotidiano ou imaginadas, como uma forma de expressar sua criatividade e sua visão pessoal.

Lembre-se de estimular o uso das diferentes técnicas e cores para criar composições únicas e vibrantes, re-forçando que o cartão-postal é uma forma de transmitir emoções e histórias por meio da arte visual.

roteiro o que fazem os carteiros 06

Levando ao correio

Antes de realizar a atividade, é importante verificar a localização do correio mais próximo para planejar a visita com a turma. Certifique-se de enviar a autorização para as famílias, explicando os detalhes da saída e garantindo que todas as autorizações necessárias sejam coletadas. Além disso, organize com a escola todos os detalhes logísticos para o transporte das crianças e o acompanhamento adequado delas durante o passeio.

Verifique também se é possível agendar uma visita ao correio para que alguém da equipe local possa receber a turma e conversar sobre o cotidiano do trabalho no correio. Essa interação pode ser uma oportunidade enriquecedora para que as crianças aprendam sobre o funcionamento dos correios, o processo de envio de correspondências e outras curiosidades sobre o tema.

No dia do passeio, antes de sair para o correio, lembre-se de pedir para cada criança verificar se tudo está correto com o cartão-postal que ela preparou. Certifique-se de que o endereço de quem receberá o cartão esteja correto, que o nome da criança esteja claramente identificado, que a mensagem esteja escrita e que a arte ou ilustração tenha sido incluída como parte do cartão. Isso garantirá que as crianças possam se sentir seguras de que o cartão será enviado corretamente e com todos os detalhes importantes.

Esta atividade proporcionará uma experiência prática e educativa, na qual as crianças não apenas criam um cartão-postal, mas também têm a oportunidade de entender o funcionamento de um serviço essencial como os correios, estimulando o aprendizado e a cidadania.

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

São os carteiros que trazem, todos os dias, mensagens de alegria, como cartas e pacotes, e também contas para pagar! No Brasil, o Dia do Carteiro é celebrado em 25 de janeiro, uma data especial para reconhecer a importância dessa profissão que, no Espírito Santo, por exemplo, conta com 885 profissionais. A atividade dos carteiros é centenária e está presente em todo o país, contribuindo para a comunicação e o funcionamento das cidades.

No que diz respeito a essa temática, confira a reportagem de Leandro Manhães, com imagens de Ramon Porto, para entender melhor o trabalho dos carteiros e sua relevância na sociedade. O vídeo pode ser visto em: https://linkja.net/dia-do-carteiro.

Dos professores

O olhar das crianças para o território: como ampliar escutas

Leia no link disponibilizado a seguir sobre a importância de as crianças ocuparem as cidades e os equipamentos públicos e inspire-se a sair com sua turma para ir aos correios e tantos outros lugares de sua cidade.

Acesse: https://linkja.net/olhar-das-criancas

Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:

Referências

FREEPIK. Cartão-postal. Disponível em: https://linkja.net/cartao-postal. Acesso em: 9 dez. 2024.

FREEPIK. Selos postais, vintage. Disponível em: https://linkja.net/selo-postal. Acesso em: 9 dez. 2024.

MEKARI, D. O olhar das crianças para o território: como ampliar escutas? Educação e Território. Disponível em:

https://linkja.net/olhar-das-criancas. Acesso em: 10 dez. 2024.

TVE Espírito Santo. No Dia do Carteiro, conheça mais sobre essa profissão no Espírito Santo. YouTube. 1 vídeo (2min 20s). Publicado em: 25 jan. 2023. Disponível em: https://linkja.net/dia-do-carteiro. Acesso em: 9 dez. 2024.

plugins premium WordPress