Na sala de aula

ROTEIRO DE LEITURA

capa o que fazem os bombeiros

O que fazem os bombeiros

Liesbet Slegers
Liesbet Slegers
Tradução: Carolina Caire Coelho
Gênero: Informativo
Idade: 6 anos
Segmento: Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Tema: Cidadania

O que fazem os bombeiros é uma narrativa rica em informações que ressaltam a importância dessa profissão essencial para a sociedade. Ao longo da história, o leitor é apresentado a diversos aspectos da atuação dos bombeiros, por meio da ação de dois chamados de emergência.

Inspirado nos conhecimentos que envolvem a rotina e o trabalho de um bombeiro, este roteiro propõe um percurso de valorização dessa profissão, destacando a relevância e a nobreza da sua missão. As propostas de atividades enfatizam temas como cooperação e coletividade, utilizando jogos, brincadeiras, rodas de conversa e linguagem escrita.

Antes da leitura

,

Antes de começar a leitura da história, é importante criar um clima de curiosidade e empolgação sobre o que vamos descobrir. Para tanto, pergunte aos estudantes:

• O que vocês sabem sobre o trabalho dos bombeiros?

• O que acontece quando há um incêndio?

• O que é preciso fazer quando há um incêndio?

• Como os bombeiros ajudam as pessoas?

As crianças podem responder que os bombeiros apagam o fogo e salvam pessoas que estão em perigo por causa do incêndio. Elas podem dizer que, quando há fogo, é importante chamar os bombeiros imediatamente. Além disso, podem mencionar que os bombeiros usam equipamentos especiais, como mangueiras e capacetes, para se proteger enquanto trabalham. Também é possível que respondam que é necessário evacuar o local com segurança e pedir ajuda o mais rápido possível.

O objetivo é estimular as crianças a refletirem sobre o papel dos bombeiros, suas funções e a importância de agir corretamente em situações de emergência. Essas perguntas vão ajudá-las a conectar o conteúdo da história com seus conhecimentos prévios, promovendo a compreensão e aumentando o engajamento com a leitura. Além disso, as respostas podem servir como base para introduzir a narrativa, criando uma expectativa sobre como a história mostrará o trabalho dos bombeiros.

As crianças podem responder que os bombeiros apagam o fogo e salvam pessoas que estão em perigo por causa do incêndio. Elas podem dizer que, quando há fogo, é importante chamar os bombeiros imediatamente. Além disso, podem mencionar que os bombeiros usam equipamentos especiais, como mangueiras e capacetes, para se proteger enquanto trabalham. Também é possível que respondam que é necessário evacuar o local com segurança e pedir ajuda o mais rápido possível.

O objetivo é estimular as crianças a refletirem sobre o papel dos bombeiros, suas funções e a importância de agir corretamente em situações de emergência. Essas perguntas vão ajudá-las a conectar o conteúdo da história com seus conhecimentos prévios, promovendo a compreensão e aumentando o engajamento com a leitura. Além disso, as respostas podem servir como base para introduzir a narrativa, criando uma expectativa sobre como a história mostrará o trabalho dos bombeiros.

Para familiarizar as crianças com a obra, faça as seguintes perguntas:

• Quem vocês acham que está na capa do livro? O que ele está fazendo?

• O que será que esse bombeiro está segurando? Como será que ele usa esse objeto?

• Por que vocês acham que o bombeiro está na capa do livro? O que ele pode nos ensinar?

• O que o bombeiro da capa está vestindo? Vocês sabem para que servem esses itens de roupa?

• Onde vocês acham que o bombeiro está? O que pode estar acontecendo ao redor dele?

Após ouvirem essas perguntas, as crianças podem responder que o personagem da capa é um bombeiro e ele pode estar ajudando a controlar um incêndio, usando equipamentos como a mangueira, o capacete e as roupas de proteção. Elas podem imaginar que ele está em uma situação de emergência, mostrando como o trabalho dos bombeiros é importante para salvar vidas e proteger as pessoas. A capa pode despertar a curiosidade delas em entender melhor os objetos que o bombeiro usa e as funções que desempenha em momentos críticos. 

Durante a leitura

,

Explorando os sentidos

Neste momento, seu objetivo é criar uma conexão emocional entre as crianças e a história, incentivando-as a se imaginar na situação descrita. Ao longo da leitura, faça pausas nas partes que descrevem o fogo, o calor, a fumaça e o som das sirenes. Pergunte aos estudantes como imaginam que seria estar em meio a um incêndio ou perto de um caminhão de bombeiros. Isso ajuda a criar uma imagem sensorial na mente deles e a mergulhá-los no ambiente da história. Utilize as seguintes questões norteadoras:

• Como vocês acham que o fogo poderia cheirar?

• Como vocês acham que sentiriam o calor de uma chama tão perto de vocês?

• O que acontece quando escutamos as sirenes? Como isso nos faz sentir?

As crianças podem responder que o fogo pode cheirar a algo queimado, como madeira ou plásticos. O calor pode ser mui-to forte e assustador, mas também pode ser comparado ao calor do sol no verão. Já as sirenes podem causar uma sensação de urgência, fazendo com que elas se sintam apres-sadas, ou até mesmo gerar um pouco de medo em razão do som forte. Dessa forma, você está buscando fazer com que os estudantes percebam as sensações físicas e emocionais da situação, ligando os aspectos sensoriais ao enredo da história. Isso ajuda a construir uma compreensão empática a respeito dos bombeiros e das situações de emergência.

roteiro o que fazem os bombeiros 01

Questões para reflexão

Aqui, você pode guiar os estudantes a pensar sobre o trabalho dos bombeiros de uma forma mais profunda. Leve-os a refletir sobre o que os bombeiros precisam fazer para apagar um incêndio e por que eles necessitam de equipamentos especiais. Isso estimula o pensamento crítico e ajuda as crianças a entender melhor as ações da história.

• Por que os bombeiros precisam de tantos equipamentos, como capacetes, luvas e botas?

• O que aconteceria se os bombeiros não tivessem essas roupas especiais?

• Como vocês acham que os bombeiros se sentem ao salvar vidas e propriedades?

As crianças podem responder que os equipamentos ajudam os bombeiros a se proteger do calor, da fumaça e do fogo. Elas podem perceber que, sem esses equipamentos, os bombeiros estariam mais vulneráveis ao perigo, tornando o trabalho ainda mais arriscado. Além disso, os bombeiros provavelmente se sentem orgulhosos e satisfeitos por ajudar, mas também carregam uma grande responsabilidade em suas ações, sendo conscientes da importância de sua função para a segurança de todos.

Essa reflexão ajuda os estudantes a reconhecer a importância dos bombeiros, não apenas como trabalhadores que apagam o fogo, mas como profissionais preparados para enfrentar desafios extremos e salvar vidas.

roteiro o que fazem os bombeiros 02

Associações e analogias

Neste momento, a intenção é fazer com que os estudantes relacionem o trabalho dos bombeiros com outras situações do seu cotidiano. Ao conectar a ação de apagar o fogo com ações simples que eles conhecem, você os ajuda a entender a importância do trabalho em equipe e do esforço conjunto.

• Quando foi a última vez que vocês ajudaram alguém a resolver um problema?

• Vocês já trabalharam em grupo para fazer algo difícil? Como foi?

• O que os bombeiros fizeram no incêndio é parecido com o que fazemos quando trabalhamos juntos em sala de aula. O que vocês acham disso?

As crianças podem responder que talvez já tenham ajudado a resolver um problema em casa ou na escola, como arrumar algo ou ajudar um colega. Elas podem entender que trabalhar em grupo torna as tarefas mais fáceis, pois todos colaboram e a tarefa é realizada de maneira mais rápida e eficiente. A partir dessas observações, elas podem perceber a importância da colaboração, como os bombeiros fazem no trabalho deles, em que cada um tem um papel fundamental para o sucesso da missão. Essa parte visa reforçar a ideia de que todos, como os bombeiros, têm um papel crucial quando se trabalha em equipe, seja para apagar um incêndio, seja para resolver uma tarefa simples no dia a dia.

roteiro o que fazem os bombeiros 03

Dedução do sentido das palavras

Neste ponto, a ideia é usar o contexto da história para ajudar os estudantes a entenderem palavras novas, como “hidrante”, “guindaste” e “walkie-talkie”. Esse tipo de dedução ajuda a expandir o vocabulário das crianças e a torná-las mais confiantes na leitura.

• O que vocês acham que significa a palavra “hidrante”? Como esse objeto ajuda no incêndio?

• O que faz o “walkie-talkie”? Como os bombeiros o usam?

• Vocês sabem o que é um “guindaste”? O que ele faz?

As crianças podem responder que o hidrante é onde os bombeiros conectam as mangueiras para obter água e apagar o fogo. O walkie-talkie é um tipo de rádio usado pelos bombeiros para se comunicarem durante a ope-ração. Já o guindaste é uma máquina utilizada para levantar objetos pesados, como uma árvore que bloqueia o caminho, com o intuito de facilitar o trabalho dos bombeiros ao limpar a via e permitir que os carros passem.

Esse exercício de dedução amplia o vocabulário dos estudantes e ensina-os a usar o contexto da história para compreender novas palavras, sem depender de dicionários ou explicações externas.

roteiro o que fazem os bombeiros 04

Após a leitura

,

No momento de diálogo e acolhimento, faça a seguinte pergunta:

• Após a leitura do livro, o que aprendemos sobre essa profissão?

Essa pergunta é importante, pois amplia o entendimento dos estudantes sobre o trabalho dos bombeiros, mos-trando que suas ações vão além do combate ao fogo. Caso o exemplo do livro, sobre a árvore bloqueando o caminho, não tenha sido mencionado pelo grupo, traga-o à tona e pergunte se conhecem outras situações em que os bombeiros atuam.

ATIVIDADES

Criando a lista de objetos usados pelos bombeiros

Agora que todos já leram sobre os objetos usados pelos bombeiros, retome com a turma os itens mencionados. Peça aos estudantes que ajudem a criar uma lista dos objetos mais importantes para o trabalho dos bombeiros, com base no que aprenderam na leitura. Após a lista estar pronta, leia os itens em voz alta, mostrando as ilustrações do livro O que fazem os bombeiros para exemplificar cada item. Explique a função de cada objeto e incentive os estudantes a refletirem sobre sua importância nas operações de resgate e nos incêndios. Se houver crianças que já dominam a leitura, você pode convidá-las a ajudar na leitura da lista.

Construção do Jogo da Memória

Divida a turma em duplas e entregue a cada uma duas folhas de sulfite A4, previamente divididas em oito espaços iguais. Explique que, assim como os bombeiros trabalham em equipe, eles vão colaborar para criar um jogo da memória. Primeiramente, oriente as duplas a escolherem, em grupo, oito objetos da lista de itens discutida anteriormente. Em uma folha, cada dupla deverá desenhar os itens selecionados e, na outra, escrever os nomes correspondentes nos espaços designados. Depois, peça que colem as folhas em papel cartão para dar firmeza às cartas. Com as folhas reforçadas, as duplas devem recortar as cartas, criando pares compostos por desenhos e nomes. Ao final, o jogo estará pronto para ser usado, representando o resultado de um trabalho conjunto e criativo.

Hora de jogar

Chegou a hora de jogar! O objetivo do jogo é encontrar os pares de objetos relacionados ao trabalho dos bombeiros.

Como jogar: para jogar, as cartas devem ser viradas para baixo, e os jogadores devem revezar-se, virando duas cartas por vez, tentando encontrar os pares correspondentes (um desenho e o nome do objeto). O jogador que encontrar mais pares ganha o jogo!

Disponibilize uma caixa para que os estudantes possam guardar os jogos produzidos e oportunize momentos para que as crianças possam trocar os conjuntos de cartas produzidas e jogar com duplas diferentes.

Conhecendo a comunidade

Para engajar a comunidade escolar, organize uma visita ao Corpo de Bombeiros local ou convide um bombeiro para uma palestra na escola.

Antes do evento, incentive os estudantes a prepararem perguntas sobre a profissão, os equipamentos usados e as situações enfrentadas. Durante a visita ou palestra, promova um diálogo entre os bombeiros e os estudantes para explorar curiosidades e experiências reais da corporação. Após a atividade, os estudantes podem criar um mural ilustrativo na escola, detalhando o que aprenderam sobre a profissão, destacando objetos, ações e valores dos bombeiros.

Para ampliar o impacto, convide os pais e responsáveis a participarem da exposição ou a auxiliarem na divulgação do mural em eventos escolares. Além disso, a atividade pode ser documentada por meio de fotos e desenhos das crianças, criando uma apresentação ou um álbum comemorativo, a fim de reforçar o valor do trabalho colaborativo e a conscientização sobre a importância dos bombeiros na comunidade.

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

Beatriz Freitas promoveu uma ação social especial, levando crianças para conhecer o Corpo de Bombeiros na cidade de Jaú, um momento marcante registrado pela Pires Produções.

Para complementar o aprendizado, mostre às crianças vídeos ou fotos da visita, destacando as atividades realizadas e os equipamentos apresentados pelos bombeiros. Isso ajudará a reforçar a experiência de leitura e promoverá uma maior compreensão sobre a importância da profissão, engajando a comunidade a valorizar iniciativas como essa.

O vídeo pode ser visto neste link: https://linkja.net/criancas-visitam-bombeiros.

Dos professores

Recomendamos que você assista a relatos e documentários sobre a atuação de guarda-vidas mulheres, como exemplo de perseverança em um ambiente de trabalho dominado por homens. Esses materiais podem ajudar a conduzir atividades em sala de aula que abordem temas como igualdade de gênero, superação de desafios e empatia. A experiência dessas profissionais é uma poderosa ferramenta para promover debates reflexivos entre os estudantes, destacando a importância da diversidade em todas as profissões e o valor de quem salva vidas.

Guarda-vidas mulheres enfrentam desafios significativos em uma profissão dominada por homens, superando condições adversas para salvar vidas nas praias. Essas profissionais desempenham um papel crucial na segurança costeira, mostrando coragem e determinação em um ambiente onde ainda são minoria. Como mencionado, a história delas pode inspirar discussões em sala de aula sobre igualdade de gênero, superação de barreiras e a importância do trabalho em equipe. Dentro dessa perspectiva, incentive as crianças a refle-tirem sobre o papel das mulheres em profissões tradicionalmente masculinas e a valorizarem a diversidade em todas as áreas.

A título de exemplo, indicamos o seguinte vídeo: https://linkja.net/mulheres-salva-vidas.

Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:

Referências

AS MULHERES da tropa de elite dos bombeiros. [S. l.: s. n.], 10 dez. 2017. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Jornal O Globo. Disponível em: https://linkja.net/mulheres-salva-vidas. Acesso em: 8 jan. 2025.

COUTINHO, D. Trabalho em grupo: entenda a sua importância e como promovê-lo na escola. Nova Escola. Disponível em: https://linkja.net/trabalho-em-grupo. Acesso em: 8 jan. 2025.

CRIANÇAS visitam o Corpo de Bombeiros da cidade de Jaú! [S. l.: s. n.], 9 fev. 2020. 1 vídeo (9 min). Publicado pelo canal Pires. Disponível em: https://linkja.net/criancas-visitam-bombeiros. Acesso em: 8 jan. 2025.

CORPO de bombeiros informa sobre melhorias no atendimento do 193. Prefeitura Municipal de Cerquilho. 21 ago. 2018. Disponível em: https://linkja.net/bombeiros. Acesso em: 21 nov. 2024.

plugins premium WordPress