Na sala de aula

ROTEIRO DE LEITURA

Clique no botão abaixo para imprimir

capa o pintinho feliz

O pintinho feliz

Irena Trevisan
Susy Zanella
Tradução: Janette Tavano
Gênero: Livro ilustrado
Idade: 4 anos
Segmento: Educação Infantil
Tema: Alteridade

O pintinho feliz narra o encantador primeiro dia de vida de um pequeno pintinho que começa a explorar o mundo ao seu redor. Em suas descobertas, ele percebe que a verdadeira felicidade está nos pequenos gestos e nas simples experiências do cotidiano. Com uma narrativa poética e ilustrações vibrantes, o livro transmite importantes lições sobre amizade, autoconhecimento e a busca pela felicidade nas pequenas coisas.

Neste roteiro, você encontrará sugestões de perguntas, atividades e vídeos que potencializam o trabalho com esse livro, especialmente com crianças entre 4 e 6 anos.

Antes da leitura

,

Para a familiarização com o tema, proporcione um momento de diálogo com as crianças, introduzindo temas que serão trabalhados na leitura. Para isso, você pode iniciar com as seguintes perguntas:

Dica

Para esta leitura, recomendamos a formação de uma roda com as crianças sentadas no chão, dando preferência para ambientes abertos – dentro ou fora da escola – e em contato com a natureza – como jardins, gramados, parques ou praças.

• Quando um bichinho ou um bebê nasce, ele sabe muitas coisas ou poucas coisas sobre o mundo à sua volta? Por quê?

• Desde que vocês nasceram, até agora, o que vocês já aprenderam? O que descobriram sobre o mundo?

• O que vocês mais amam no mundo? O que deixa vocês felizes?

Faça a mediação desse momento tomando cuidado para que todas as crianças consigam se expressar, ouvir e respeitar os colegas. Ao responder perguntas sobre experiências pessoais, as crianças podem trazer memórias felizes – como um momento que gostam de vivenciar em família –, relatar o momento em que aprenderam a andar ou falar – a partir de histórias contadas pelos adultos –, mas também podem levantar situações e sentimentos que evocam tristeza, medo ou ansiedade. É importante que você possa acolher as diferentes respostas, mostrando que não existe emoção boa ou ruim e tomando cuidado para que a conversa não se desvie do tema principal.

Para a familiarização com a obra, mostre a capa do livro e folhei-o um pouco, mostrando algumas imagens. A seguir, faça as seguintes perguntas:

• O que será que o pintinho está fazendo na ilustração da capa?

• Por que será que a ilustradora fez as ilustrações do livro tão coloridas e com cores tão vibrantes?

• Será que se ela tivesse feito com cores mais claras ou escuras, passariam a mesma ideia ou emoção?

É possível que as próprias crianças apontem que as cores vibrantes transmitem a ideia de alegria e animação. Caso não tragam isso nas respostas, você pode apontar que as cores e os tons utilizados foram escolhidos justamente porque a felicidade é uma emoção vibrante.

Leia o título do livro e pergunte:

• O que vocês acham que um pintinho faz quando sai do ovo? O que será que ele sente?

• É igual a uma pessoa quando nasce?

• Por que vocês acham que o pintinho está feliz?

• O que vocês acham que o pintinho vai encontrar quando começar a conhecer o mundo?

As crianças podem responder que, ao sair do ovo, o pintinho abre os olhos, sente frio ou calor, anda, come etc. Dependendo da faixa etária da turma, elas podem conseguir se relacionar mais ou menos com os seres humanos quando nascem, e você pode instigá-las nesse processo, perguntando: você já nasceu sabendo an-dar? Você já abriu os olhos logo que nasceu? Essas reflexões estimulam o desenvolvimento do pensamento crítico das crianças com temas com os quais elas conseguem se conectar.

Durante a leitura

,

Mobilizando a curiosidade

Mobilize ainda mais o interesse das crianças pela história com algumas curiosidades científicas em relação a como os pintinhos se formam e o que fa-zem quando saem do ovo:

Dica

Faça uma primeira leitura completa do livro, modelando a entonação e o ritmo de leitura. Use esses recursos para envolver as crianças na história e servir como modelo de leitura literária e em voz alta. Na sequência, faça uma releitura na qual você convida as crianças a participarem mais, sugerindo que façam sons e gestos para dramatizar e expressar partes da história.

Para saber mais

“O crescimento do filhote é rápido: no quarto dia, o coração já bate; no sexto, o bico começa a ser formado; no oitavo, surgem penas; no nono, ele já tem a aparência de um pintinho. Quando a choca termina, o pintinho quebra a casca com o bico. Ele já nasce querendo interagir com a mãe e com os irmãos – e começa a comer ração. Se não houver interferência, os filhotes e a mãe ficam juntos por cerca de três meses.” (Revista Recreio, 2020)

Convite à argumentação

Ao mobilizar a participação das crianças ao longo da leitura, faça perguntas que engajem e instiguem a reflexão e a argumentação. Por exemplo, ao ler a página retratada a seguir, você pode perguntar para os alunos o seguinte:

• Como vocês explicariam para o pintinho a diferença entre um grão de milho e uma pedra?

roteiro o pintinho feliz 01

Leitura poética e ritmada

O livro tem uma narrativa poética; então, ao lê-lo, enfatize o ritmo e utilize variações de entonação para que as crianças percebam as nuances emocionais e o tom reconfortante da história. Faça pausas para deixar as crianças perceberem o efeito de cada frase e aproveite para enfatizar as palavras que foram escolhidas para estar em caixa-alta e negrito, como na página referenciada a seguir. Em um passeio, costumamos observar as paisagens e reparar as diferentes arquiteturas e formas da natureza. Desse modo, sugerimos que conduza a leitura da obra como um passeio contemplativo. É interessante que, durante a leitura, você chame a atenção dos estudantes para as imagens, pois além de ricas em detalhes e técnicas artísticas, elas complementam o texto, fazendo com que a experiência deste livro seja completa.

roteiro o pintinho feliz 02

Dia e noite

Chame a atenção das crianças para as ilustrações que representam o dia e a noite na história. Procure explo-rar como a ilustradora utiliza diferentes cores, tons e elementos para estabelecer essa distinção: para o dia, são usados o sol, o amarelo, o laranja e tons mais claros; para a noite, predominam o azul, o roxo, tons mais escuros, a lua e as estrelas.

Após a leitura

,

Após a leitura, realize um novo momento de diálogo sobre as temáticas abordadas pelo livro, em especial sobre a curiosidade em relação ao mundo e a felicidade que encontramos nas coisas simples do dia a dia. Para isso, você pode retomar questões feitas antes da leitura:

• Por que será que a ilustradora fez as ilustrações tão coloridas e com cores tão vibrantes? Elas combinam com a história?

• Como você se sentiu durante a leitura?

É esperado que, após a leitura, as crianças reforcem a ideia de que as cores passam alegria, animação. Elas também podem identificar que, nos momentos de solidão e durante a noite, as cores são mais escuras, o que reforça o sentimento que a autora quis passar.

A partir das respostas das crianças, traga outras perguntas, tais como:

• O que o pintinho descobriu de mais importante no seu primeiro dia fora do ovo?

• Como vocês acham que o pintinho ficou mais feliz: conhecendo o mundo sozinho ou com os amigos?

• O que faz vocês se sentirem felizes no dia a dia? Com quem vocês gostam de estar nesses momentos?

Nesse diálogo, observe se as crianças trazem elementos do livro, relacionando suas experiências pessoais com o que o pintinho vivenciou. Elas podem relatar momentos em que passearam com amigos, conheceram novos lugares e até mesmo momentos em que se sentiram sozinhas por estarem sem a família. Ajude-as a perceber que o pintinho encontrou felicidade nas coisas simples da vida e ao estar com seus amigos e família.

ATIVIDADES

Meu livro: o dia em que descobri o mundo

Proponha que as crianças criem uma releitura do livro O pintinho feliz, colocando-se no lugar do pintinho como personagem principal. Para isso, você pode entregar papel sulfite e orientar que cada criança dobre algumas folhas para criar um livrinho. Na sequência, oriente que desenhem as páginas do livro, atentando-se para que a narrativa tenha início, meio e fim, e que mostre o que elas descobririam e quem encontrariam ao conhecer o mundo. Incentive a imaginação e a criatividade: as crianças podem desenhar a si mesmas encon-trando uma onça-pintada, subindo em árvores ou voando.

Mural das descobertas

Após a leitura, leve as crianças para uma caminhada ao redor da sala, do jardim ou do pátio da escola e peça que observem o ambiente como se fossem o pintinho, fazendo descobertas simples e prestando atenção em elementos que não conheciam ou aqueles que as deixam felizes. Depois, crie na sala um Mural das Descobertas, no qual as crianças possam colocar ilustrações de espaços e coisas que descobriram ou que chamaram sua atenção nessa caminhada, explorando cores e formas em um projeto gráfico coletivo que expressa as emoções e as descobertas da turma.

Minhas primeiras descobertas

A partir da história O pintinho feliz, convide as famílias e a comunidade escolar a compartilhar e celebrar as primeiras descobertas e aprendizagens das crianças. Incentive cada família a enviar uma foto, um vídeo, um objeto ou um relato que represente um momento marcante da criança quando era bebê, como as primeiras palavras, os primeiros passos ou o primeiro dia na escola. Essas memórias serão compartilhadas em uma roda de conversa e podem compor uma exposição na sala durante um evento aberto à comunidade escolar, como uma mostra cultural. Com a atividade, as crianças terão a chance reconhecer suas próprias histórias e se orgulhar delas, enquanto as famílias compartilham e revivem esses momentos especiais.

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

A música Aquarela, de Toquinho, pode ser usada para ambientação ou inspiração na produção dos livrinhos, trabalhando o tema das descobertas e da felicidade na simplicidade.
Essa música pode ser acessada aqui: https://linkja.net/AquarelaToquinho

Você pode assistir com as crianças o curta-metragem Piper (2016), da Pixar, que também aborda o tema das descobertas por uma ave que acaba de nascer.
Mais informações podem ser encontradas aqui: https://linkja.net/PiperPixar

Dos professores

O documentário O começo da vida (2016) apresenta descobertas da ciência e depoimentos de famílias sobre o desenvolvimento dos seres humanos em seus primeiros anos de vida, momento que define o presente e o futuro do indivíduo.

Ele está disponível, na íntegra, em: https://linkja.net/OComecoDaVida

Referências

O COMEÇO DA VIDA. Direção: Estela Renner. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2016. 1 documentário (1h37min). Disponível em: https://linkja.net/OComecoDaVida. Acesso em: 06 out. 2024.

PIPER. Direção: Alan Barillaro. Produção: Marc Sondheimer. [S.l.]: Pixar Animation Studios, 2016. 1 curta-metragem (6 min). Trailer disponível em: https://linkja.net/PiperPixar. Acesso em: 06 out. 2024.

VASCONCELLOS, Lucas. Como se formam os pintinhos?. Revista Recreio, 31 jul. 2020.  Disponível em: https://linkja.net/ComoSeFormamOsPintinhos. Acesso em: 28 out. 2024.

TOQUINHO. Aquarela. [Música]. Compositor: Toquinho, Vinicius de Moraes, Guido Morra, Maurizio Fabrizio. Intérprete: Toquinho. Gravadora PolyGram, 1983. 1 disco sonoro (vinil). Disponível em: https://linkja.net/AquarelaToquinho. Acesso em: 06 out. 2024.

plugins premium WordPress