Na sala de aula

ROTEIRO DE LEITURA

capa o patinho esquisito

O patinho esquisito

Susie Oh
Susie Oh
Tradução: Fernanda Marques Granato
Gênero: Livro ilustrado
Idade: 5 anos
Segmento: Educação Infantil
Tema: Alteridade

Esta obra é um convite para refletir sobre as potências presentes em nossas particularidades. Davi é um personagem que, em vez de grasnar como os outros patos, prefere latir como um cãozinho. Mas esse talento peculiar, que, a princípio, foi visto por sua família como um problema, acaba se tornando uma estratégia para salvar todos de um predador.

Neste roteiro, vamos incentivar as crianças a refletirem sobre suas habilidades e o que faz cada pessoa ser única. Explorando a linguagem escrita e das artes plásticas, com produção de bichinhos de argila, os estudantes vão descobrir que as diferenças podem ser nossas maiores habilidades.

Antes da leitura

,

Para se familiarizar com o tema, apresente aos estudantes o vídeo a seguir. Depois, conduza uma conversa para sensibilizar as crianças sobre o valor das habilidades que tornam cada ser único. Pergunte:

• Todas as nuvens tinham as mesmas habilidades?

• Qual delas tinha a habilidade mais diferente? Qual habilidade era essa?

• Essa habilidade também é importante?

Dica

Se possível, organize um espaço de leitura aconchegante em uma área externa, como um jardim ou um gramado com árvores.

Espera-se que as crianças compreendam que, embora as nuvens possuam habilidades diferentes, todas são importantes para a diversidade. O mesmo vale para os seres humanos: nem sempre temos as mesmas habilidades que os outros, mas nossas particularidades têm valor.

https://linkja.net/nuvens

Para apresentar a obra, mostre a capa do livro e leia o título e o nome da autora e ilustradora, destacando que Susie Oh foi responsável tanto pelo texto quanto pelas ilustrações. Com o objetivo de trabalhar a estratégia de antecipação, faça algumas perguntas explorando a capa:

• Por que será que o título dessa história é “O patinho esquisito”?

• Quem será o patinho esquisito na capa? Por que ele é considerado assim?

As crianças levantarão hipóteses, provavelmente sugerindo que o patinho é esquisito por ter uma cor dife-rente dos irmãos. Durante a leitura, elas poderão confirmar ou ajustar suas ideias.

Durante a leitura

,

Onomatopeias

Organize a turma no espaço preparado e inicie a leitura da história. As onomatopeias que reproduzem os sons dos animais são fundamentais para o enredo e a compreensão da história. Durante a leitura, capriche na entonação da voz e incentive os estudantes a participarem ativamente. Por exemplo, antes de ler o “QUAC! QUAC!” da página adiante, pergunte:

• Qual é o som que o pato faz?

Provavelmente, as crianças imitarão o som. Continue usando essa abordagem durante a leitura para tornar a experiência mais interativa e envolvente.

Para saber mais

A onomatopeia é uma figura de linguagem que cria palavras ao imitar sons de pessoas, animais, objetos ou fenômenos naturais. Ela busca reproduzir foneticamente o som de algo, como “miau” para o som de um gato ou “tic-tac” para o barulho de um relógio. Esse recurso é utilizado para tornar a linguagem mais expressiva e dinâmica, principalmente em textos literários, histórias e poemas.

roteiro o patinho esquisito 01

Acolhimento

Na página a seguir, faça uma pausa e proponha um momento de reflexão.

roteiro o patinho esquisito 02

• Por Davi ser diferente, sua família o deixa sozinho. O que você acha da atitude da mãe e dos irmãos do patinho?

• Devemos nos afastar das pessoas que são diferentes de nós?

Com essas perguntas, o grupo poderá refletir sobre não excluir e a importância de acolher as diversidades, pois nenhuma pessoa é igual a outra e, na verdade, o que nos une são as nossas diferenças.

• Como vocês acham que o patinho Davi se sentiu após ser excluído por sua família?

É esperado que as crianças respondam que o patinho se sentiu triste. Esta pergunta visa colaborar para que as crianças pensem como a exclusão pode afetar negativamente as pessoas. Durante esses diálogos, é importante que todas as crianças que desejem falar tenham a oportunidade de se expressar.

Quac Quac

Após a leitura da página retratada a seguir, incentive as crianças a refletirem sobre como a habilidade diferente de Davi foi importante, pois salvou toda a família de patinhos. Pergunte:

• Por que o gatinho saiu assustado?

• Se o patinho não tivesse emitido o som “au au”, o que poderia ter acontecido com a família dele?

roteiro o patinho esquisito 04

Pedindo desculpas

Após a leitura da página adiante, converse com a turma sobre como o ato de pedir desculpas pode ser benéfico tanto para quem recebe quanto para quem pede. Explique que, ao pedir desculpas, a pessoa que cometeu o erro pode sentir alívio, tornando a relação mais harmoniosa, permitindo que todos se sintam melhor e mais respeitados.

• A mamãe dos patinhos ensinou aos filhotes que devemos pedir desculpas quando erramos. Você já pediu desculpas? Como se sentiu depois de fazer isso?

roteiro o patinho esquisito 03

Ouça os relatos dos estudantes sobre as situações em que já pediram desculpas. Explique que esse ato pode ser difícil, pois envolve reconhecer nossos erros. No entanto, é importante tanto para quem recebe o pedido quanto para quem o faz, já que, dessa forma, nos sentimos mais “leves” e mostramos respeito e consideração pelo outro.

Após a leitura

,

Após a leitura, acolha as impressões do grupo sobre a história. Nessa parte, é importante conduzir o grupo a pensar como uma diferença pode abrigar uma potência.

• Como o patinho conseguiu ajudar sua família?

É esperado que os estudantes respondam que o patinho ajudou a família utilizando sua habilidade de latir para espantar o gato. Incentive-os, para que a maior parte do grupo participe deste momento.

• A peculiaridade do patinho salvou a família toda. O que vocês acham da possibilidade de criar um animal diferente, com uma habilidade especial?

Essas perguntas têm como objetivo chamar a atenção dos estudantes para as próximas propostas deste roteiro. Para isso, compartilhe com o grupo:

Construiremos um animal que será diferente dos outros, como na obra. Para isso, vamos planejar o desenho, criar o animal e refletir sobre ele.

ATIVIDADES

Desenho do animal

Proponha à turma a criação de um animal ou inseto imaginário, utilizando como base argila e elementos naturais, a exemplo de folhas e galhos, para complementar a produção. Para ajudar na construção da ideia, faça perguntas como:

• Que tipo de animal ou inseto você gostaria de criar?

• Como é o corpo dele?

• Qual o nome dele?

• Ele enxerga bem? Quantos olhos tem?

• Como ele se move? Ele voa, anda ou rasteja?

• Que cores esse animal pode ter?

• Quais características especiais ele poderia ter (por exemplo: asas grandes, antenas longas, patas extras)?

Essas indagações ajudarão as crianças a visualizar e dar forma às suas invenções de maneira criativa.

Entregue folhas de sulfite A4 para que as crianças desenhem o animal ou inseto imaginário que vão criar com a argila. Após terminarem os desenhos, pergunte a cada estudante o nome que darão ao animal, e ajude-os a registrar esse nome na folha, escrevendo de forma clara. Isso os ajudará a relacionar o processo criativo com a linguagem escrita, além de reforçar a conexão entre a imaginação e a expressão artística.

Bichinho de argila

Após a atividade do desenho do animal ou inseto imaginário, leve as crianças para uma expedição ao parque ou outras áreas externas da escola. Durante a caminhada, incentive-as a coletar elementos naturais como galhos, folhas, sementes e outros materiais que possam usar para complementar suas criações. De volta à sala de aula, organize o espaço, forrando as mesas para proteger o local. Distribua meio bloco de argila, um pouco de água e esponjas para cada estudante. Com base nos desenhos feitos anteriormente, eles usarão a argila para modelar seus animais e, com os materiais coletados, acrescentarão texturas e detalhes naturais às suas criações, como folhas para asas ou galhos para patas. Esse processo permite que conectem a criatividade do desenho com o uso de materiais naturais e estimula a expressão artística por meio da modelagem em argila.

Exposição de talentos

Após a produção dos animais com argila, peça às crianças que reflitam sobre o que torna seus animais únicos e especiais, assim como o patinho da história. Pode ser uma habilidade única ou um talento que o animal possui. Auxilie-as na escrita de uma ficha de identificação para cada animal, incluindo o nome e o talento especial. Organize uma exposição das produções, colocando cada animal junto de sua ficha de identificação. Se possível, escolha um espaço em que haja passagem dos cuidadores e das famílias, para que mais pessoas possam apreciar as criações dos estudantes.

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

A música “Se eu fosse…”, do grupo Tiquequê, imagina situações em que a pessoa poderia ser uma variedade de animais ou elementos da natureza, cada um com suas características e habilidades especiais. A letra explora a ideia de transformação e os sonhos de ser algo ou alguém diferente, abordando a imaginação infantil e a liberdade de escolher ser o que se deseja. O tom da música é lúdico e criativo, convidando a criança a pensar sobre possibilidades de mudança e a beleza da diversidade. https://linkja.net/se-eu-fosse

Dos professores

Assistir ao vídeo do canal Ateliê de Quintal pode ser útil para aprender estratégias sobre como trabalhar com a argila, pois oferece dicas práticas para criar formas e texturas. Nele, você encontrará orientações para aprimorar suas habilidades na modelagem de argila, especialmente ao moldar figuras como passarinhos.

https://linkja.net/passarinho-ceramica

Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:

Referências

DICA de Cerâmica – Passarinho. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal Ateliê do Quintal. Disponível em: https://linkja.net/passarinho-ceramica. Acesso em: 29 nov. 2024.

PARTLY Cloudy – Portfolio 332MPA. [S. l.: s. n.], 2016. 1 vídeo (5 min). Publicado por Nathan de Broize-King. Disponível em: https://linkja.net/nuvens. Acesso em: 29 nov. 2024.

SOUZA, Warley. Onomatopeia. Brasil Escola. [S. l.], 2024. Disponível em: https://linkja.net/onomato. Acesso em: 29 nov. 2024.

TIQUEQUÊ | Se eu fosse… (clipe oficial) [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Tiquequê. Disponível em: https://linkja.net/se-eu-fosse. Acesso em: 29 nov. 2024.

plugins premium WordPress