Na sala de aula

ROTEIRO DE LEITURA

capa o passeio da nuvem

O passeio da nuvem

Nicholas Barros
Gabriela Gil
Tradução: -
Gênero: Livro ilustrado
Idade: 5 anos
Segmento: Educação Infantil
Tema: Ciclo

Em uma narrativa cíclica, a obra O passeio da nuvem conta, em quadras rimadas, sobre um dia na vida de uma nuvenzinha. Com seu amigo Rouxinol, a nuvem vivencia diversas situações em diferentes contextos, que provocam constantes transformações internas e externas em nossa protagonista.

Neste roteiro de leitura, sugerimos um passeio pelas potencialidades da obra, auxiliando o professor a provocar nos estudantes reflexões e vivências acerca dos fenômenos naturais e das emoções pessoais das crianças.

Antes da leitura

Professor, este livro tem como assunto central o passeio de uma nuvem. Antes de realizar a leitura com as crianças, sugerimos um passeio pela área externa da escola. Peça que elas observem o céu – de preferência com as crianças deitadas no chão – e, em seguida, levante os seguintes questionamentos:

• É dia ou noite? Como percebem isso?

• Está fazendo sol ou está chovendo?

• Como está o céu neste momento?

• Que cores vocês veem?

• Há nuvens? Como elas são?

Dica

O passeio da nuvem apresenta uma história contada em quadras rimadas. Sugerimos que a leitura seja ensaiada previamente para que esse aspecto se preserve, isto é, que a leitura seja feita de forma cadenciada pelo professor.

As respostas para essas perguntas serão variadas, uma vez que o céu se modifica constantemente. Sugerimos que essa atividade seja repetida algumas vezes, para que as crianças despertem um olhar atento e curioso para as mudanças que ocorrem no céu.

Registre essas informações fornecidas pelas crianças em um “calendário do céu” (pode ser feito de forma coletiva ou individual): em uma cartolina, sulfite, lousa ou outro suporte, desenhe um calendário da semana para registrar de forma simples o que viram no céu (sol, nuvem, chuva, etc.).

o passeio da nuvem roteiro de leitura 01

Ao final de alguns dias, observe o “calendário do céu” com as crianças, direcionando a conversa para os aspectos relacionados às nuvens:

• As nuvens estavam presentes todos os dias?

• As cores, os formatos e as quantidades de nuvens no céu eram sempre iguais?

• Elas ficam paradas ou em movimento no céu?

• Sempre chove quando há nuvens no céu?

• Mas afinal… o que são as nuvens?

Para saber mais

As nuvens são formadas por minúsculas gotas de água ou cristais de gelo suspensos na atmosfera, resultantes da condensação do vapor d’água.  Elas variam em formato, altura e composição, influenciando o clima e o tempo. Um exemplo são as cúmulos-nimbos, nuvens de tempestade que podem atingir até 15 km de altura, com correntes de ar ascendentes de até 100 km/h. Além de causarem turbulências intensas, sua cor escura resulta da reflexão da luz solar pelas gotas de água e gelo em seu interior (CHC, 2023).

Essas perguntas têm como objetivo chamar a atenção das crianças para as nuvens e os fenômenos decorrentes delas, uma vez que fazem parte do cotidiano do ser humano.

Despertada a curiosidade e a atenção das crianças para o tema, apresente a obra O passeio da nuvem, de Nicholas Penha de Barros e Gabriela Gil.

Explore a capa e seus elementos por meio dos seguintes questionamentos:

• Quem são os personagens deste livro?

• O que eles estão fazendo e como isso se relaciona com o título do livro?

Com essas perguntas, espera-se que as crianças percebam que a nuvem e o rouxinol que ilustram a capa estão em movimento (demonstrado pelo uso de patins e pelas linhas de movimento com partes da própria nuvem), ou seja, estão provavelmente passeando.

Aponte a semelhança do aspecto visual entre o desenho da nuvem, o rastro deixado por ela e as letras do título – cores brancas e azuis, formas arredondadas, texturas pontilhadas –, mostrando para as crianças que as palavras foram escritas de forma que também parecessem nuvens.

Durante a leitura

Nesta obra, as ilustrações contêm muitas potencialidades para exploração leitora.

O rouxinol

Durante toda a narrativa, a nuvem é acompanhada por um rouxinol que conta uma história própria. Ele está presente em todas as páginas, protagonizando cenas que se relacionam com a história principal: o passeio da nuvem. Levante as seguintes perguntas sobre o rouxinol:

• Em que momento o rouxinol aparece para acompanhar a nuvem?

• O que ele faz em cada momento do passeio?

As crianças, a partir da observação do próprio livro, narrarão o que estão vendo. Com essas perguntas, temos o objetivo de mostrar a subnarrativa que acontece por meio do rouxinol durante toda a obra, enriquecendo a leitura com a criação de uma nova camada narrativa.

Glossário

Subnarrativa

Uma subnarrativa é uma narrativa secundária que ocorre dentro de uma principal. Ela geralmente explora temas, personagens ou eventos que não são o foco central, podendo enriquecer a narrativa ou, ainda, criar outros eventos.

A nuvem

Observe como a nuvem, sempre em movimento, passa por situações que a modificam durante todo seu caminho.

• A nuvem está igual em todas as páginas?

• O que acontece em cada página que causa mudanças na nuvem?

As crianças provavelmente irão notar que a nuvem muda de cor, tamanho e forma a cada situação: ao atravessar o rio, a nuvem cresce; na poluição da cidade, ela cresce ainda mais e se acinzenta; com o vento, a nuvem se movimenta; com o choro (chuva), ela diminui seu tamanho e volta à sua cor branca. Nosso objetivo é que as crianças ampliem sua percepção de imagens e, além disso, comecem a perceber a relação de causa e efeito na natureza.

Palavra e imagem

A relação palavra e imagem está em toda a obra. Mostre para as crianças essa relação por meio de uma nova leitura, atentando a este aspecto:

Na página da bicharada, a expressão “se espantou” está em pleno diálogo com o novo formato da nuvem, que deixa de ser arredondada para demonstrar esse espanto.

o passeio da nuvem roteiro de leitura 02

Em outra situação, quando “grande, pesada e cinza”, a nuvem ocupa todo o espaço da página.

o passeio da nuvem roteiro de leitura 03

Expressões faciais

A nuvem, personificada, apresenta diversos sentimentos representados por suas expressões faciais. Suge-rimos que o professor converse com as crianças sobre os sentimentos e as expressões faciais, mostrando as situações que acontecem no livro:

• A leveza e a alegria da nuvem no início, o espanto demonstrado pela boca aberta e sobrancelhas levantadas na mata;

• O medo ao adentrar a cidade, representado pelas sobrancelhas caídas;

• A raiva no olhar e na boca da nuvem ao tomar a página inteira;

• A tristeza da nuvem quando chora, com a boca e as sobrancelhas para baixo;

• A tranquilidade das cores da página ao colocar para fora seus sentimentos ruins.

Um livro cíclico

Como podemos perceber pelas ilustrações inicial e final de O passeio da nuvem, este é um livro cíclico, que termina no mesmo local em que foi iniciado, com a diferença no tempo demonstrada por texto e imagem.

Podemos verificar a duração da narrativa por meio do binômio dia e noite, demonstrado pelos trechos “acordou e foi passear”, na primeira página; e “assim que a lua chegou (…) e tranquilamente dormiu”, na última. Perceba também o formato da lua no céu e a afirmação “sorrindo no céu anil”.

Para saber mais

A estrutura cíclica é aquela em que o protagonista, ou a sociedade, completa um ciclo, retornando ao ponto inicial após passar por um processo de transformação. Esse retorno pode indicar um novo começo, baseado na reconstrução do que foi destruído (Editora Albatroz, 2018).

o passeio da nuvem roteiro de leitura 04

Após a leitura

,

Após a leitura do livro, converse com as crianças sobre as impressões que tiveram acerca da história.  Sugerimos que explorem as seguintes questões:

• Durante o passeio, a nuvem vivenciou diversas aventuras. Quais foram as mais engraçadas? E as mais assustadoras?

• O rouxinol é um personagem que acompanha a nuvem durante todo o percurso.

Qual é a importância de um amigo no seu dia a dia?

Com essas perguntas, temos o objetivo de trazer a história para mais próximo da vivência das crianças. Suas opiniões serão diversificadas, uma vez que cada um terá uma visão diferente da história. Com relação ao rouxinol, o objetivo é a construção de vínculos entre as crianças no dia a dia escolar.

ATIVIDADES

Brincadeira de rimas

Converse com as crianças sobre rimas.

Para saber mais

Rima é a repetição de sons vocais, consonantais ou combinados, idênticos ou similares, em uma ou mais sílabas, geralmente acentuadas, que ocorrem em intervalos reconhecíveis e determinados.

Após a leitura, converse com as crianças sobre rimas, explicando que são palavras com sons parecidos, comuns em poemas e músicas. Releia trechos de O passeio da nuvem, destacando palavras rimadas e incentivando as crianças a repetir os sons. Em seguida, desafie-as a criar novas rimas para palavras-chave da história, como nuvem (chuva, movem), passeio (meio, veio) e rouxinol (sol, lençol).

Para tornar a atividade mais interativa, proponha brincadeiras como “Bate palmas rimadas” (na qual quem encontra uma rima bate palmas); “Mímica rimada” (as crianças fazem gestos para representar uma palavra que rime); ou “Rima cantada” (criando um refrão divertido com as novas palavras). Assim, além de se divertirem, elas exploram a musicalidade do texto e ampliam o vocabulário.

Seja a nuvem

Agora, as crianças vão se transformar em nuvens. Antes de criar suas nuvens com diferentes materiais (algodão, papéis, jornal, tinta, materiais recicláveis ou naturais), convide-as a explorar o movimento das nuvens com o próprio corpo. Elas podem caminhar suavemente pelo espaço como nuvens leves, dançar com o vento ou se agrupar para formar uma grande nuvem de chuva. Pergunte:

• Sua nuvem está calma ou agitada? Está leve ou carregada? Para onde ela está indo?

Depois da vivência corporal, cada criança criará sua nuvem, escolhendo cores, texturas e formatos que representem sua experiência. Para finalizar, elas podem nomear suas nuvens e compartilhar suas histórias.

Agora que as crianças já vivenciaram o movimento das nuvens e criaram suas próprias versões, é hora de trazer a história para o corpo e imaginar novas aventuras!

Forme um grande círculo com as “crianças-nuvens” e releia trechos de O passeio da nuvem, incentivando-as a se movimentarem conforme a narrativa. Quando a nuvem acorda e sai para passear, as crianças caminham suavemente pelo espaço. Se ela cresce e se sente rabugenta, elas se encolhem ou fazem gestos pesados. Quando a nuvem chora ao lado do rouxinol, as crianças podem simular gotas de chuva escorrendo pelos de-dos, até finalmente se acalmarem outra vez.

Para tornar a vivência ainda mais expressiva, experimente incluir sons suaves (vento, chuva, cantos de pás-saros) e variações de ritmo, incentivando a criatividade das crianças ao explorar a linguagem corporal. Ao final, cada nuvem pode contar como se sentiu em seu próprio passeio, conectando a história à imaginação de cada um.

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

Coloque a música Nuvem passageira, de Hermes Aquino, para as crianças escutarem. Você pode relacionar a letra da música com o livro O passeio da nuvem: a nuvem que passeia no livro com a nuvem passageira da música. Você pode também trabalhar outras metáforas sobre o efêmero que aparecem na música, tal como “o cristal que se quebra” ou o “castelo de areia na beira do mar”.

Disponível em: https://linkja.net/Spotify_Nuvem_Passageira.

Dos professores

Um vídeo interessante para conhecer mais sobre nuvens pode ser encontrado no canal Climatempo do YouTube: Explicando o Tempo – Conheça os 10 tipos de nuvens! O Climatempo oferece serviços de meteorologia que podem incrementar o conhecimento do professor sobre o assunto da obra O passeio da nuvem.

Disponível em: https://linkja.net/Climatempo.

Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:

Referências

CHC – Ciência Hoje das Crianças. Com a cabeça nas nuvens. CHC, 2023.
Disponível em: https://linkja.net/CHCAcesso em: 3 fev. 2025.

CLIMATEMPO. Explicando o tempo – Conheça os 10 tipos de nuvens. Climatempo, 2014. 1 vídeo (4 min).
Disponível em: https://linkja.net/Climatempo. Acesso em: 30 nov. 2024.

EDITORA ALBATROZ. Estrutura cíclica. 10 ago. 2018.
Disponível em: https://linkja.net/Estrutura_Cíclica. Acesso em: 3 fev. 2025.

NUVEM passageira. Intérprete: Hermes Aquino. Composição de Hermes Aquino. Rio Grande do Sul:  [s. n.], 1976.
Disponível em: https://linkja.net/Spotify_Nuvem_Passageira. Acesso em: 30 nov. 2024.

RIMA. In: MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa.
Disponível em: https://linkja.net/Rima_MichaelisAcesso em: 3 fev. 2025.

plugins premium WordPress