Você já viu um orangotango? E um orangotango ciumento? Nesta história, você vai encontrar um ser dessa espécie de macaco muito bravo e ciumento. Do que será que ele tem ciúmes? E por que é tão bravo? Leia esse livro para conhecer a história desse macaco, que parece perigoso, mas, no fundo, é apenas um serzinho solitário que merece amor e carinho.
Neste roteiro você irá encontrar possibilidades de como abordar assuntos complexos com crianças pequenas, maneiras de realizar a leitura desse livro e atividades para fazer a partir da história.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EF07
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EO04
Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03EO04
Para dar início ao momento de familiarização com o tema, convide as crianças a refletirem a partir de algumas perguntas relacionadas à temática da história:
• O que é ciúmes?
• Vocês já sentiram ciúmes? Se sim, do que ou de quem vocês já sentiram ciúmes?
É possível que as crianças não saibam identificar se já sentiram ciúmes de algo ou de alguém. Para que esse conceito fique mais acessível ao entendimento delas, explique-o com exemplos. Diga que, em situações em que os amigos não querem brincar com elas, mas sim com outras crianças, por vezes, pode haver ciúmes, pois se sentem menos amadas e com medo de perder a amizade; ou quando existe um brinquedo de que gostam muito, elas podem sentir ciúmes e não gostar de emprestá-lo às outras crianças. É muito provável que, após esses exemplos, as crianças queiram compartilhar situações que já viveram. Deixe que compartilhem e conte que vocês vão falar mais sobre esse assunto no decorrer da história e depois de lê-la.
Glossário
ci-ú-me
1. Sentimento provocado pela ideia de que a pessoa amada dedica seu interesse e/ou afeto a outra pessoa.
2. Receio de perder algo.
Já para familiarizar as crianças com a obra, incentive a leitura inferencial, na qual elas constroem hipóteses sobre o que será a história e passam a se envolver com curiosidade antes da leitura do livro. Portanto, mostre a capa, leia o título e o nome da autoria e da ilustração. Em seguida, leia a contracapa e pergunte:
• O que vocês acham que significa super ciumento?
• O que vocês acham que o orangotango está segurando?
• O que ele demonstra sentir enquanto segura o objeto?
• É possível sentir ciúmes por coisas e não pessoas?
Agora que vocês já conversaram um pouco sobre o que é ciúmes, possivelmente as crianças vão elaborar com mais facilidade hipóteses sobre essas questões e compartilhar reflexões e situações que já viveram. Caso alguma criança conte sobre situações de conflitos que viveu por conta de ciúmes, pergunte como ela resolveu a situação e incentive o grupo a compartilhar maneiras de como lidar com o ciúme.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EO01
Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que
as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03EF07
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EF07
Curiosidades sobre os orangotangos
Na história O orangotango ciumento, o personagem principal é um animal solitário. Conte para as crianças a curiosidade de que os orangotangos são, de fato, animais que vivem bastante sozinhos, diferente-mente de outros que vivem em bandos ou em casais.
Dica
Realize a leitura uma vez sem pausas, de maneira fluida e que permita a fruição estética da obra literária. Após esse primeiro momento, retome partes do livro para desenvolver conversas e ampliar o repertório do grupo a partir das sugestões a seguir.
Para saber mais
Os orangotangos são conhecidos por seu comportamento solitário, que é distinto de outros primatas, como gorilas e chimpanzés. Esses grandes símios preferem passar a maior parte do tempo em árvores, e seus laços sociais mais significativos ocorrem entre mães e filhotes, que permanecem juntos até a adolescência. Seu nome, que significa “pessoa da floresta”, reflete sua ligação com as florestas do continente asiático, único local onde são encontrados.
Para conhecer mais sobre esses animais fascinantes, vale conferir a reportagem da National Geographic Brasil, localizada no box Para saber mais, que destaca curiosidades como a inteligência e os hábitos de vida dos orangotangos.
Considerados entre os primatas mais inteligentes, eles demonstram habilidades notáveis, como o uso de ferramentas sofisticadas e a construção de ninhos elaborados com galhos
e folhagens para dormir todas as noites. De acordo com o IJG Bélgica, há relatos da fabricação e do uso de ferramentas na natureza, além de comportamentos únicos, como o uso de folhas para amplificar sons de beijo, uma estratégia acústica para enganar outros animais, fazendo-os pensar que são maiores do que realmente são (National Geographic Brasil, 2023).
Ciúmes
Outra potencialidade do texto está na abordagem das emoções, especialmente o ciúme, como parte da experiência humana. Desde o início da história, o orango tango demonstra sentir ciúme de suas coisas. Nesse contexto, questionar as crianças sobre o que faz o orangotango sentir ciúme, ou se elas já sentiram algo parecido, ajuda a identificar e validar seus sentimentos. É fundamental também problematizar o ciúmes, que, apesar de ser uma emoção humana natural, pode ser muito nocivo. Nesse caso, converse com as crianças sobre o que o ciúmes causou na vida do orangotango, deixando-o solitário, rabugento, triste e briguento, como nas passagens a seguir:
Memórias
As lembranças do orangotango desempenham um papel central na narrativa, sendo guardadas com tanto carinho e dedicação que, por vezes, ele confunde cuidado com ciúmes. Memórias são elementos essenciais da humanidade, fundamentais para a construção de nossas identidades e histórias. Elas se formam a partir dos momentos, das experiências e das emoções, como ilustrado nesta passagem do livro:
O orangotango é tão apegado às suas memórias que fica preso ao passado e não se permite viver o presente. Para trabalhar esse tema, você pode questionar as crianças sobre o fato de o solitário animal não aproveitar a oportunidade de construir uma nova amizade e ficar preso às lembranças do que já passou. Isso pode ajudar os estudantes a compreender a importância de aproveitar os momentos, de valorizar as amizades, além de perceber a riqueza que é compartilhar momentos de alegria com quem amamos.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EF07
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EO04
Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03EO04
Após a leitura, convide o grupo a compartilhar suas reflexões. É fundamental retomar a conversa anterior à leitura, na qual foi abordada a situação de quando as crianças sentem ciúmes umas das outras por quererem brincar com outros colegas ou por não quererem emprestar suas coisas. Essa é uma ótima oportunidade para desenvolver com elas a reflexão sobre alguns pontos:
1. É possível ter muitos amigos.
2. É necessário respeitar o espaço dos amigos. Mesmo quando não querem brincar com alguém, não significa que não gostam dessa pessoa.
3. É importante ter coragem para conversar com os amigos sobre os sentimentos e escutar com respeito quando um amigo precisa conversar sobre isso.
4. É fundamental respeitar e ser respeitado quando não se quer emprestar algo, mas o exercício de emprestar também precisa acontecer algumas vezes.
Esses são assuntos bastante delicados, pois revelam a complexidade dos sentimentos e das relações humanas. Sentir ciúmes é algo inerente ao humano, porém este é um sentimento que envolve muitos outros elementos,
como insegurança, baixa autoestima e relações disfuncionais (no mundo adulto). Logo, é fundamental que as crianças tenham oportunidade de construir recursos para conhecer esse sentimento que podem já ter sentido ou ainda sentirão. Isso vai ensiná-las a lidar com ele da maneira mais saudável possível, em um ambiente segu-ro, no qual possam falar sobre suas emoções, sendo ouvidas e orientadas.
ATIVIDADES
Além do ciúmes, outro tema central da narrativa são as memórias, as quais desempenham um papel importante na construção de nossas identidades e histórias. Inspirando-se nisso, proponha à turma a criação de um Baú de Memórias coletivo, em que poderão guardar e revisitar momentos especiais vividos ao longo do ano.
1. Resgatando as memórias
Comece convidando as crianças a relembrar momentos marcantes que viveram juntos durante o ano. Estimule o diálogo com perguntas como:
• Quais foram as atividades mais divertidas que fizemos juntos?
• Qual foi o momento mais emocionante ou especial para vocês?
• Há algum dia ou evento do qual vocês nunca esquecerão?
2. Registro das histórias
Durante esse momento de troca, você atuará como escriba da turma. Registre as situações narradas pelas crianças em folhas avulsas, garantindo que os relatos sejam fiéis às palavras e ao olhar delas. Isso ajuda a preservar a autenticidade das memórias.
Essa atividade não só reforça os laços entre os estudantes, mas também os ajuda a compreender a importância de preservar memórias e histórias que fazem parte de quem somos.
Baú de Memórias – Ilustrando nossas memórias
Separe uma caixa para ser o baú e convide as crianças para pintá-la. Em seguida, leia para a turma as memórias registradas na atividade anterior e proponha às crianças que ilustrem as memórias. Garanta que todas elas participem da composição do baú. Além disso, vocês também podem incluir objetos e fotografias.
Mostre possibilidades de ilustração do livro para inspirar maneiras de desenhar e pintar. Para fazer um efeito parecido com a ilustração da capa do livro, vocês podem usar água + anilina (corante alimentício) e conta-gotas. Além disso, mostre outras páginas do livro (como a seguir) e chame atenção para o fato de que O orangotango ciumento é uma história com ilustrações bastante coloridas e com muitos detalhes. Para buscar efeitos parecidos, as crianças podem usar lápis de cor, caneta hidrográfica ou até mesmo tinta guache com pincel fino.
Baú de Memórias – Compartilhando nossas memórias
Para celebrar e valorizar as memórias construídas ao longo do ano, proponha ao grupo uma oportunidade especial de compartilhar o Baú de Memórias com as famílias. Essa atividade fortalecerá os laços entre as crianças, suas famílias e a escola, proporcionando um momento de troca afetuosa e orgulho pelas vivências da turma. Escolha uma data em que as famílias possam comparecer e envie convites explicando a proposta. Planeje um espaço acolhedor na escola, decorado com elementos que representem as experiências da turma, como desenhos, fotos e objetos. O Baú de Memórias deve ocupar um local de destaque para que todos possam explorá-lo.
Antes do evento, convide as crianças a revisitar o baú e escolher as histórias ou os momentos que mais gostariam de compartilhar com suas famílias. Oriente-as a narrar suas lembranças de forma envolvente, destacando o que tornou aqueles momentos tão especiais. Inicie o encontro com uma breve apresentação, explicando a importância do Baú de Memórias e como ele foi construído, seguida das narrativas das crianças, que contarão suas histórias mais marcantes. Depois das apresentações, as famílias poderão explorar o baú junto com seus filhos, criando um momento de conversa e troca de afetos.
Finalize o evento com um lanche coletivo, para que todos possam celebrar juntos as memórias do ano. Além disso, com a intenção de tornar a experiência ainda mais rica, convide as famílias a compartilharem suas próprias lembranças relacionadas à turma ou à escola, permitindo que contribuam com o Baú de Memórias. Assim, o evento se torna uma celebração dos laços construídos e da importância das memórias na construção de nossas histórias.
Dos estudantes
Exercitando a memória
Falando em memória, que tal uma música divertida para desafiá-la? Vamos ver quem lembra todos os movimentos até o final da canção!
Você pode ouvi-la em: https://linkja.net/xote-da-dona-ema.
Dos professores
Curiosidades sobre os orangotangos
Acesse os links disponíveis a seguir, que trazem curiosidades sobre os orangotangos, e conheça mais sobre um dos animais mais inteligentes que existem! Eles estão disponíveis aqui:
Referências
GRUPO TRIII. Grupo Triii – Xote da Dona Ema. YouTube. 1 vídeo (2min 43s). Publicado em: 28 jun. 2024, 1 nov. 2023. Disponível em: https://linkja.net/xote-da-dona-ema. Acesso em: 20 dez. 2024.
MICHAELIS. Ciúme. Dicionário Michaelis Online. Disponível em: https://linkja.net/ciumes. Acesso em: 17 dez. 2024. Adaptado.
NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Os 5 fatos que você não sabia sobre o orangotango, um dos primatas mais inteligentes. Publicado em: 8 ago. 2023. Disponível em: https://linkja.net/5-fatos-orangotangos. Acesso em: 20 dez. 2023.
WORLD ANIMAL PROTECTION BRASIL. 8 fatos sobre os orangotangos. Publicado em: 7 set. 2021. Disponível em:
https://linkja.net/8-fatos-orangotangos. Acesso em: 20 dez. 2024.