Você tem medo de quê? Lobinho tinha medo de muitas coisas. Aliás, não só medo. Lobinho tinha pavor de muitas coisas! Até que um dia algo aconteceu e o fez entrar em contato com uma força e coragem que jamais imaginou ter! Por isso, esse livro é recomendado para crianças que já sentiram algum grande medo na vida.
Assim, neste roteiro, você encontra diferentes abordagens de leitura e possibilidades de experiências para realizar com crianças entre 4 e 5 anos de idade.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
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Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
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Para dar início ao momento de familiarização com o tema, convide as crianças a refletirem a partir de algumas perguntas relacionadas à temática da história:
• Vocês já sentiram medo? Do quê?
• Vocês já ajudaram alguém que estava sentindo medo?
• O que o medo faz a gente sentir em nosso corpo?
• O que vocês fizeram para o medo passar?
Dica
Prepare o ambiente utilizando almofadas e tecidos, com os quais você possa organizar uma roda. Se possível, coloque uma almofada para cada criança sentar e um pequeno tecido no qual você pode apoiar o livro. Além disso, você pode usar um abajur ou uma vela para colocar perto de você e do livro, realizando, assim, a leitura em meia-luz.
É comum que as crianças se envolvam bastante com esse tipo de assunto, pois todas já sentiram algum medo, com frequência, de coisas como: escuro, animais específicos, entre outras possibilidades. Acolha as respostas desenvolvendo uma conversa e enfatizando com o grupo o cuidado da escuta quando alguém está nos contando algo importante. Direcione a conversa de modo que todas que queiram falar tenham sua vez respeitada.
Para a familiarização com a obra, incentive a leitura inferencial, na qual as crianças constroem hipóteses sobre o que será a história e passam a se envolver com curiosidade antes da leitura do livro. Mostre a capa e leia o título e o nome da autoria e da ilustração. Em seguida, leia a contracapa e pergunte, promovendo o exercício de interpretação de texto para as crianças:
• Sobre o que é essa história?
• Onde o Lobinho se perdeu?
• O que fez ele ter coragem?
As respostas às perguntas estão no próprio texto da contracapa, porém não há problema se as crianças não acertarem. O objetivo é que reflitam sobre o texto lido, independentemente de respostas corretas.
Por fim, mostre a primeira e a segunda páginas, que juntas são impactantes: na primeira, está apenas escrito MEDROSO; já na segunda, há uma linda e forte imagem da floresta. Deixe que as crianças compartilhem as sensações causadas pela ilustração.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que
as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
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Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
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Leitura das ilustrações
O livro O lobo medroso é repleto de ilustrações significativas que expressam muito a narrativa. Em algumas páginas, você encontrará figuras sem texto escrito. Aproveite para explorar bastante essa potencialidade, deixando que as crianças analisem a ilustração e falem sobre suas impressões. Por exemplo, a partir da ilustração a seguir, você pode chamar a atenção das crianças para os detalhes e fazer perguntas como:
• O que está acontecendo?
• Por que o Lobinho está correndo?
• Por que as árvores estão com essas formas?
• Vocês acham que, quando estamos com medo, nossa imaginação cria coisas que não são verdade?
Dica
As ilustrações desse livro são ricas em detalhes e compõe a história de maneira fundamental, apoiando o leitor no entendimento dos sentimentos do Lobinho, expressos nas imagens. Portanto, realize a leitura de modo que as crianças consigam ver com facilidade as ilustrações do livro. Você pode, a cada página, ler o texto e, em seguida, mostrar as imagens para toda a roda ou memorizar o texto para poder segurar o livro de maneira que todo mundo o veja durante a leitura.
A última pergunta pode ser um pouco complexa, mas vale propor essa reflexão para as crianças mesmo que elas não tenham respostas prontas e certas. O objetivo é que as perguntas possam proporcionar uma expansão no repertório de reflexões dos estudantes e os convidem para construir hipóteses a respeito das coisas do mundo
Medo medo
Uma potencialidade do texto está na abordagem das emoções, especialmente o medo, como parte da experiência humana. Desde o início da história, o Lobinho demonstra sentir medo de diversas situações, como barulhos altos, escuro e sombras de formas estranhas. Nessa perspectiva, questionar os estudantes sobre o que faz o Lobinho sentir medo, ou se eles já sentiram algo parecido, ajuda a identificar e validar seus sentimentos, mostrando que o medo é uma emoção natural.
Alguns trechos, como “Lobinho sentia MEDO. Aquele tipo de MEDO que faz o estômago revirar, o nariz coçar e as pontas das orelhas tremerem”, podem ser usados como ponto de partida. As crianças podem responder com experiências próprias, como medo de ficar sozinhas ou de barulhos repentinos, permitindo que você promova a compreensão de que o medo faz parte do crescimento.
A narrativa também destaca o poder do trabalho em grupo, mostrando como a união entre os dois lobos foi fundamental para que ambos enfrentassem seus temores. Nesse momento, questionar por que o medo do Lobinho diminuiu ao encontrar o outro lobo pode levar as crianças a refletirem sobre o papel das amizades e do apoio mútuo em situações difíceis. O trecho “Mas quando viu Lobinho, ficou calmo: em dois, seria mais fácil enfrentar o MEDO” reforça a mensagem de que a cooperação traz força e coragem. Desse modo, as crianças podem concluir que, juntos, é mais fácil superar obstáculos.
Curiosidades sobre os lobos
Fale para as crianças que, quando o Lobinho se perdeu, ele poderia ter uivado para tentar reencontrar sua família. Conte que os lobos costumam uivar para encontrar seus grupos e, principalmente, para chamar a turma para a caça. Eles fazem isso, sobretudo, em noite de lua cheia, pois a luz da lua os ajuda a enxergar suas caças.
Para saber mais
Os lobos utilizam uma complexa combinação de linguagens para interagir e sobreviver em grupo. A título de exemplo, por meio da linguagem sonora, eles emitem uivos, latidos, gemidos e rosnados para alertar, coordenar ações e expressar submissão ou dominância. O uivo, uma das formas mais características de comunicação, pode ser ouvido a longa distância e auxilia na localização de membros da alcateia ou no afastamento de intrusos. Além disso, os lobos utilizam a linguagem olfativa, como marcas de urina, fezes e feromônios, para delimitar território e transmitir informações importantes, como a identidade dos membros do grupo e seu estado reprodutivo.
Outra forma de interação é a linguagem corporal, que envolve posturas, movimentos e expressões faciais para revelar intenções e emoções. Por exemplo, um lobo submisso pode abaixar o corpo e encolher a cauda, enquanto um lobo dominante ergue a cabeça e o rabo. Essas estratégias comunicativas são fundamentais para garantir a organização e a cooperação entre os membros da alcateia, aspectos essenciais para sua sobrevivência (International Wolf Center, 2024).
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
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Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
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Após a leitura do livro O lobo medroso, convide a turma a compartilhar suas impressões e seus sentimentos a respeito da história. Possivelmente, as crianças vão compartilhar situações em que sentiram medo. É importante que elas se sintam em um ambiente acolhedor, e, para isso, você pode fazer algumas perguntas que conduzam a conversa ao que as fez se sentir melhor – um lugar, uma pessoa, uma palavra que alguém disse ou uma atitude de uma pessoa querida.
Busque desenvolver uma conversa com a turma sobre a diferença entre medo e cuidado, além de medo e coragem, a partir das seguintes perguntas:
• O medo é bom? Por quê?
• Qual é a diferença entre medo e cuidado?
• Ter coragem é bom? Por quê?
Conduza a conversa para que as crianças compreendam que um pouco de medo é importante, pois nos ajuda a tomar cuidado com coisas como atravessar a rua, não cair de algum lugar perigoso, etc. No entanto, diga também que muito medo não é bom, pois ele pode nos impedir de fazer coisas importantes. Por essa razão, sempre precisamos ter cuidado e coragem.
ATIVIDADES
Criando coragem
Convide as crianças a escrever coletivamente com você como escriba maneiras de criar coragem em situações de medo. Os estudantes podem compartilhar estratégias que costumam fazer e você pode sugerir algumas coisas. Veja alguns exemplos e crie outros a partir deles e daquilo que conhece do seu grupo de crianças:
1. Comunicar o medo para alguém de confiança que as ajude a se sentirem mais seguras.
2. Para o medo de escuro: deixar uma luz fraca acesa.
3. Para o medo de desafios no parque e em lugares de brincadeiras de correr, pular, etc.: observar como os amigos e as amigas agem, tentar aos poucos, treinar com paciência e cuidado para vencer os desafios.
As crianças podem fazer desenhos para compor o cartaz, ajudando-as a identificar e lembrar o que está escrito nele.
Transformando as emoções em arte
Para esta atividade, você precisará preparar um espaço em que seja possível forrar as paredes e o chão com papel (craft ou outros) e disponibilizar giz de cera para uso das crianças. Além disso, selecione músicas de sua escolha que despertem diferentes emoções, como alegria, tristeza, medo e raiva.
Separe as crianças em pequenos grupos para que possam aproveitar a experiência com maior plenitude. Se possível, vá até o espaço da atividade com apenas um pequeno grupo por vez. Coloque as músicas e convide as crianças a dançar e desenhar ao mesmo tempo.
Para entender melhor e visualizar a proposta, assista ao primeiro vídeo na página da companhia Segni Mossi: https://linkja.net/video1-segni.
Compartilhando sensações, sentimentos e emoções
Convide as crianças a fazer uma roda de conversa e proponha que compartilhem as sensações experiencia-das na atividade de desenho e dança. Faça algumas perguntas para auxiliar a partilha entre o grupo:
• O que vocês sentiram ao dançar e desenhar?
• Como a música X (diga o nome da música escolhida por você) fez vocês se sentirem? E a música Y (diga o nome da música escolhida por você)?
• Dançar e desenhar podem nos ajudar a lidar com nossas emoções?
Após a conversa, proponha à turma uma exposição em algum lugar da escola dos desenhos resultantes da experiência da dança, assim como do cartaz Criando coragem. Depois de alguns dias, retorne o cartaz à sua sala para que as crianças da sua turma possam sempre acessá-lo quando sentirem necessidade.
Dos estudantes
Pé de Sonho | Medo de quê?
Mostre para sua turma a música Medo de quê?, que fala sobre diferentes tipos de medo, a fim de que possam se divertir um pouco com isso!
Você pode ouvi-la em: https://linkja.net/medo-de-que.
Dos professores
Educação emocional: 9 conteúdos para acolher o medo das crianças
Conheça 9 matérias diferentes que tratam sobre o medo das crianças e como lidar com esse sentimento tão humano e complexo com os pequenos e pequenas: https://linkja.net/acolher-o-medo.
Referências
INTERNATIONAL WOLF CENTER. Communication: How Do Wolves Say Hello? Disponível em: https://linkja.net/wolf. Acesso em: 16 dez. 2024.
LUNETAS. Como acolher o medo das crianças. Disponível em: https://linkja.net/acolher-o-medo. Acesso em: 15 dez. 2024.
PÉ DE SONHO. Medo de quê? YouTube. 1 vídeo (2min 54s). Publicado em: 17 jul. 2022. Disponível em: https://linkja.net/medo-de-que. Acesso em: 15 dez. 2024.
SEGNI MOSSI. Vídeos. Disponível em: https://linkja.net/video1-segni. Acesso em: 15 dez. 2024.