O leão furioso conta a história de um leão que, sem motivo aparente, se irrita com facilidade, rugindo contra tudo e todos. Sua raiva é tão intensa que ele tem dificuldade em controlá-la, até que encontra estratégias para lidar com essa emoção.
Neste roteiro de leitura, você encontra dicas e possibilidades para trabalhar essa obra com leitores a partir de quatro anos, com reflexões sobre a importância de reconhecer as emoções, compreendê-las e lidar com elas.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
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Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
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Para a familiarização com o tema, faça um momento de diálogo com as crianças, introduzindo questões relacionadas às nossas emoções e, em especial, à raiva. Para isso, você pode iniciar com as seguintes perguntas:
• Vocês já sentiram raiva? O que aconteceu para vocês se sentirem assim?
• Quando vocês sentem raiva, o que dá vontade de fazer?
• E depois que a raiva passa, como vocês se sentem?
Permita que as crianças compartilhem suas experiências livremente, relatando situações e expondo as opiniões. Explore as reações típicas das crianças, ajudando-as a identificar como expressam a raiva, por exemplo: chorando, gritando, batendo os pés ou a porta. Incentive a reflexão sobre o alívio ou o arrependimento que pode surgir após momentos de raiva. Mostre para elas que a raiva é uma emoção como as outras e que não há problema em senti-la, mas é importante saber como lidar com ela, cuidando das nossas atitudes quando sentimos raiva.
Para a familiarização com a obra, incentive a leitura inferencial, na qual as crianças começam a antecipar a história e a se envolver com a narrativa antes de começar a lê-la, promovendo habilidades interpretativas. Para isso, mostre a capa e leia o título O leão furioso. Em seguida, faça-lhes estas perguntas:
• O que vocês acham que significa “furioso”? Como vocês imaginam que um leão furioso se comporta?
• Vocês já viram alguém que ficou muito bravo, igual a um leão rugindo?
• Olhando para a capa do livro, o leão parece furioso?
• O que será que deixará o leão furioso durante a história?
• Vocês acham que o leão vai precisar de ajuda para lidar com a raiva?
Estimule as crianças a refletirem sobre o título e o comportamento que associam a um leão que sente muita raiva e fica furioso. Convide a turma a observar as expressões do personagem e a relacioná-las às emoções. No desenho da capa, ele ainda não demonstra estar furioso, o que pode despertar a curiosidade sobre o que vai acontecer na história para deixá-lo assim. Nesse sentido, provoque antecipações sobre o desenvolvimento da narrativa, ajudando os estudantes a pensar no que pode acontecer.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EF07
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
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Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que
as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
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Experiências sensoriais
Quando o leão começa a ficar furioso, conforme ilustram as imagens a seguir, pergunte às crianças se já ouviram o rugido de um leão bravo e convide-as a tentar imitar esse som. Depois, proponha a elas que fechem os olhos e imaginem como seria encontrar o leão furioso: o que sentiriam? Medo? Curiosidade?
Dica
Faça a leitura do livro modelando a entonação e o ritmo. Use esses recursos para envolver as crianças na história e servir como modelo de leitura literária e em voz alta. No caso de O leão furioso, é interessante usar uma entonação que remeta à raiva, inclusive utilizando expressões faciais para reforçar essa ideia. Mais para o final do livro, essa entonação pode mudar, conforme o leão for conseguindo se acalmar.
Observação guiada pelas ilustrações
A ilustradora utiliza as cores e os traços para reforçar a ideia de raiva e fúria, usando, para isso, o vermelho e o preto. Durante a leitura, quando o leão ficar mais escuro e sua juba despenteada, pergunte aos estudantes:
• O que mudou nas cores e na aparência do leão? Como vocês acham que ele está se sentindo agora?
• Quando estamos bravos, nossa cara e nosso corpo também mudam? O que acontece com a gente?
• Por que vocês acham que a ilustradora escolheu essas cores e traços para o leão? Como as cores ajudam a contar a história?
Essas perguntas e estratégias ajudam as crianças a interpretar elementos visuais e compreender melhor como as emoções podem se manifestar, tanto na história quanto na vida real.
Mobilizando a curiosidade
Converse com as crianças sobre os leões: como vivem, rugem, alimentam-se e sua importância na natureza. Relacione essas informações com o comportamento do personagem.
Para saber mais
Os leões, vivendo em bandos, podem rugir juntos por até noventa segundos para marcar território. Até mesmo os filhotes, que ainda não conseguem rugir, miam para acompanhar os leões e as leoas.
Fonte: Proteção Animal Mundial (2021).
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
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Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
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Após a leitura, realize um novo momento de diálogo sobre as temáticas abordadas pelo livro. A conversa é dinâmica e deve ser guiada pelas reações da turma, mas algumas questões podem ajudar a conduzir o diálogo.
Explore a metáfora do leão como uma representação das emoções:
• Por que a autora escolheu um leão para falar sobre a raiva?
• O que isso nos ensina sobre emoções fortes, como a raiva?
No livro, o leão fica com tanta raiva, que “sai” de dentro dele, como uma metáfora, uma cópia dele, a fúria. Eles se estranham, até que começam a brincar e se divertir juntos, e o leão se acalma. Ajude as crianças a refletir sobre isso:
• O que vocês acham que é essa “fúria” que saiu de dentro do leão?
• Por que vocês acham que a “fúria” estava dormindo e só acordou quando o leão ficou muito bravo?
• Vocês já se sentiram como se a raiva fosse tão grande que parecia outra pessoa dentro de vocês?
Ao conduzir a reflexão sobre a metáfora da fúria, incentive as crianças a explorar livremente suas percepções e experiências, validando cada resposta como uma visão única sobre o tema. As crianças podem associar a fúria a algo grande ou assustador, que surge dentro delas, muitas vezes de maneira inesperada. Elas podem imaginar que a fúria estava “dormindo” porque a raiva nem sempre está pre-sente, mas aparece em momentos de frustração ou provocação. Explique que a fúria pode simbolizar os sentimentos intensos que todos têm e que, às vezes, parecem maiores do que nós.
Introduza a ideia de como lidar com as emoções mais intensas, conectando a história ao tema do autoconhecimento e da aceitação das emoções:
• O que aprendemos com o leão sobre a raiva? Será que ela é sempre ruim, ou pode nos ensinar alguma coisa?
• O que vocês acham que podemos fazer para lidar melhor com a raiva quando ela aparece?
Abra espaço para sugestões das crianças e introduza a ideia de estratégias para controlar as emoções, como respirar fundo, pedir ajuda ou conversar.
ATIVIDADES
Histórias cheias de emoção
Apresente às crianças a ideia de que podemos usar palavras para descrever como o leão se sentiu em di-ferentes partes da história. Mostre-lhes exemplos:
“Quando o leão estava rugindo muito, ele estava furioso. Que outras palavras vocês acham que podemos usar para descrever isso?”
É possível que elas respondam que ele estava irritado, bravo e zangado. Faça o mesmo para outros momentos da história, como quando o leão ficou calmo e quando estava brincando. Registre as palavras sugeridas pelas crianças, agrupando-as por emoções (exemplos: palavras para raiva, palavras para calma, palavras para diversão). Proponha às crianças que usem alguns desses termos para criar pequenas histórias sobre o leão. Elas podem inventar novos episódios, como outras aventuras do leão com a fúria. Convide-as a contar suas histórias em voz alta para a turma, reforçando a conexão entre as emoções e a narrativa.
Essa é minha fúria
Proponha às crianças que desenhem suas próprias “fúrias” usando materiais como lápis de cor, tinta, carvão ou colagem. Incentive-as a escolher cores e formas que representam como imaginam suas fúrias, exemplos:
Cores fortes para raiva, linhas bagunçadas para confusão, conforme viram na juba do leão). Faça uma ex-posição na sala com os desenhos das “fúrias” criadas e peça às crianças que expliquem o significado de suas escolhas.
Oficina: lidando com as emoções
Organize um momento, em formato de oficina, em que as crianças contem para suas famílias a história do livro e o que sabem sobre a raiva, uma emoção que todos sentem e com a qual podemos aprender a lidar. Oriente que apresentem as “fúrias” desenhadas e proponha, na sequência, uma atividade em que famílias e crianças criem uma “Caixinha para acalmar a fúria”. Forneça-lhes uma pequena caixa de papelão, revistas e materiais como papéis, canetas, lápis e tesoura. Oriente cada criança e sua família a personalizar a “Caixinha para acalmar a fúria” usando desenhos, colagens ou palavras que representem formas de lidar com a raiva (ex.: contar até dez, ouvir uma música calma, abraçar um objeto macio). No final da oficina, as famílias podem apresentar sua caixinha para o grupo, explicando o significado de suas escolhas.
Dos estudantes
O Leãozinho
O Leãozinho é uma famosa música do cantor Caetano Veloso. A letra e a melodia trazem um clima suave e delicado, que contrasta com a visão de um leão furioso, como o do livro. Nessa versão ao vivo, Caetano canta com seu filho, Moreno Veloso.
Dos professores
Como trabalhar as emoções na escola
Conheça doze maneiras de ajudar as crianças a identificar suas emoções, ensinando um vocabulário emocional, como as emoções funcionam, entre outras estratégias.
Referências
BORYGA, Andrew. 12 maneiras de ajudar os alunos a identificar suas emoções. PORVIR, 2023.
Disponível em: https://linkja.net/identificaremoçoes. Acesso em: 3 dez. 2024
ANIMAIS fantásticos: descubra 8 fatos sobre os leões. Proteção Animal Mundial, 2021. Disponível em: https://linkja.net/leoes. Acesso em: 3 dez. 2024.
O LEÃOZINHO. Caetano Veloso et al. [S. l.: s. n., 2018]. 1 vídeo (2 min. 49). Disponível em: https://linkja.net/leaozinho. Acesso em: 3 dez. 2024.