Na sala de aula

Roteiro da Leitura

capa o crocodilo faminto

O crocodilo faminto

Aurélia Higuet
Anne Schneider
Tradução: Fernanda Marques Granato
Gênero: Livro ilustrado
Idade: 4 anos
Segmento: Educação Infantil
Tema: Animais

O crocodilo faminto narra, de maneira divertida e criativa, a história de um crocodilo em busca de um alimento para matar sua fome. Após explorar diferentes possibilidades de saciar sua fome, ele finalmente encontra seu alimento perfeito! Seria esse alimento uma maçã, uma tartaruga ou uma criança? Ui, que medo!

O roteiro a seguir sugere diferentes atividades e maneiras de trabalhar a história do livro, a fim de desenvolver possibilidades de aprendizagem para crianças entre 4 e 5 anos de idade.

Antes da leitura

,

Antes de realizar a leitura com as crianças, leia o livro e exercite diferentes tons e formas de expressão ver-bal ao ler as características e partes de cada animal. Por exemplo, na parte da rã, você pode fazer uma voz aguda; na parte do elefante, você pode fazer uma voz grossa: encontrar, para cada parte de cada animal, uma maneira de expressão. Experimente diferentes maneiras de ler e escolha como você vai expressar cada personagem para ler a história com as crianças.
Para o momento da história com as crianças, você pode orientá-los para que se organizem em uma roda, no chão, e, para introduzir o momento da leitura, você pode cantar uma música ou conduzir um momento de respiração e concentração com o grupo.

Inicie o momento de familiarização com o tema fazendo uma pequena brincadeira. Passe a mão na sua barriga e diga:

• Hummmm, que fome! Adoraria comer um/a (nome do seu alimento preferido). E vocês, estão com fome? O que gostariam de comer?

• Vocês gostariam de comer um ouriço? Que bicho é esse? Alguém conhece?

• E que tal comer um elefante?

Conforme as crianças responderem, provoque uma conversa a partir das características desses animais. Por exemplo, se uma criança disser que comeria um elefante, pergunte de qual tamanho ficaria sua barriga.

Se alguém disser que comeria um ouriço, pergunte o que aconteceria se ele ou ela engolisse esse animal cheio de espinhos. Diga que, no livro que será lido, aparecem muitos animais como os que foram citados.
Mostre-lhes a capa do livro. Leia o nome da autora, da tradutora e da editora, o título, a sinopse e pergunte:

• Por que o crocodilo está apontando para a boca dele?

• O que vocês acham que os crocodilos gostam de comer?

• Será que o crocodilo vai comer o menino?

Faça um mistério na página em que o crocodilo abre a boca para comer o menino:

roteiro ocrocodilo faminto 01

• O que será que está acontecendo nessa página?

• Por que estão todos com cara de assustados? Vamos descobrir?

As crianças podem falar sobre os animais que estão na página, levantar hipóteses sobre o que vai acontecer ou, ainda, não dizer nada, mas demonstrar atenção por meio de suas linguagens corporais e/ou expressões faciais. Siga a leitura para desvendar o mistério.

Durante a leitura

,

Realize a leitura modulando sua voz conforme orienta-do anteriormente. Para entreter a turma e tornar essa ocasião ainda mais divertida, você pode fazer pausas e “momentos de mistério” durante a leitura. Não pause esse primeiro momento para perguntas, mas deixe que a leitura flua sem interrupções. Ao finalizar essa etapa, volte em algumas partes do livro e faça perguntas aos estudantes como:

Dica

Existem duas possibilidades de leitura para essa história:

• Caso haja um exemplar do livro para cada criança, a leitura pode ser feita de maneira compartilhada, ou seja, cada criança acompanha a história no seu próprio livro.

• Caso haja apenas um exemplar, leia a história e garanta que todas as crianças consigam ver as imagens no livro.

• O que aconteceria se ele comesse o ouriço?

• Quantos dias ele precisaria para comer um elefante?

• Se ele quisesse comer a girafa, como faria isso acontecer?

Conte para as crianças que os crocodilos são carnívoros e se alimentam de uma variedade de animais vivos e mortos, como pássaros, peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios, répteis e insetos. 

Chame a atenção das crianças para as expressões faciais dos animais. Pergunte sobre quais emoções as crianças acreditam que eles estão sentindo em passagens como as apresentadas a seguir, e peça para desenvolverem suas opiniões. 

roteiro ocrocodilo faminto 02

Após a leitura

,

Após a leitura, deixe que todas as crianças vejam o livro (caso haja apenas um exemplar); peça-lhes que con-tem o que acharam da história e conduza uma conversa com o grupo sobre os pontos a seguir:

• Se quiséssemos contar essa história para um grupo de amigos e amigas sem ter lido o livro, como poderíamos fazer isso?

• Se vocês quisessem ser um dos personagens, quais seriam?

• Como poderíamos imitar a girafa? E o ouriço?

Possivelmente, as crianças desejarão mostrar como imitar os animais. Deixe que se expressem, fazendo um levantamento das maneiras pelas quais poderiam representá-los e realizando essas imitações.

ATIVIDADES

Peça de teatro: primeiras organizações

Faça uma lista, com o grupo, de todos os personagens que aparecem no livro e das características de cada um. As crianças também podem ser narradoras da história.
Converse com os estudantes para que possam escolher quais personagens gostariam de ser. Para contem-plar todo mundo, mais de uma criança pode ser o mesmo personagem simultaneamente, ou em sessões diferentes de apresentação para diferentes grupos de espectadores. Para que não ocorra a possibilidade de todos desejarem ser o crocodilo, é importante que cada um dos personagens seja valorizado.
Após a escolha dos personagens, ajude-as a construir como seria a representação de cada um deles. Realize ensaios com a turma e lembre-se: não é necessário que tudo fique perfeito, pois o mais importante é que as crianças se divirtam e se sintam seguras para representar personagens na frente de outras pessoas.

Peça de teatro: cenário

Mostre as ilustrações do livro novamente para as crianças e cha-me a atenção delas para alguns detalhes, como as escamas do crocodilo e do camaleão.

Dica

Para esta atividade, você precisará de papéis coloridos e, se possível, que combinem com as cores das ilustrações do livro. Também será necessário o uso de tesouras e cola.

roteiro ocrocodilo faminto 03

Mostre a eles que, ao pegarmos um pedaço de papel, dobrarmos e fazermos apenas pequenos recortes, ao retornarmos à posição inicial, o efeito dos recortes se parecerá com as escamas do crocodilo e do camaleão. Explique ao grupo que essa é uma técnica que eles podem usar, se desejarem, na atividade de colagem.

Mostre os dentes do crocodilo e pergunte para as crianças como elas poderiam fazer dentes com papel, tesoura e cola. Explique-lhes que também podem utilizar essa técnica, se quiserem.

roteiro ocrocodilo faminto 04

Convide-as a fazer colagens inspiradas nas ilustrações do livro. A ideia é que elas possam se inspirar nas imagens, e não reproduzi-las exatamente igual ao livro. Deixe que criem a partir das referências e materiais, permitindo que cada criança imprima sua personalidade na arte criada. Mantenha o livro disponível, para que possam consultar possibilidades de composições.

Ao final, exponha, com o grupo, as artes no espaço onde acontecerá a apresentação para compor o cenário da peça de teatro.

Peça de teatro: convites e apresentação

Converse com a turma para escolher qual grupo da escola vocês convidarão para assistir à peça de teatro que estão montando.

Escreva o convite com o grupo. É importante que as crianças possam ver o que você está escrevendo a partir do que elas narram. Faça intervenções como:

• Como devemos começar a escrita de um convite?

• Para qual evento queremos convidar o grupo? Como podemos escrever isso?

• As informações sobre o local, a data e o horário não podem faltar.

• Como devemos encerrar a mensagem de um convite?

Entregue o convite com o grupo.

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

Parangolés

Você já ouviu falar nos Parangolés, de Hélio Oiticica? Que tal se inspirar nessas obras de arte para fazer, de maneira simples e cheia de movimento, as roupas dos personagens da peça de teatro? A roupa de cada personagem pode ser composta de retalhos de tecidos das mesmas cores das ilustrações dos animais no livro. Exiba para os alunos o vídeo do site a seguir para que eles conheçam os parangolés.

Disponível em: https://linkja.net/HelioOiticica.

Dos professores

Hélio Oiticica

Leia um texto sobre a obra e vida de Hélio Oiticica, artista brasileiro conhecido por obras experimentais, e que propõem um forte vínculo e interação com o público.

Disponível em: https://linkja.net/ObraEVidaHelioOiticica

Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:

Referências

PAULO KUCZYNSKI ESCRITÓRIO DE ARTE. Hélio Oiticica.  

Disponível em: https://linkja.net/ExposicaoHelioOiticica. Acesso em: 12 nov. 2024.

plugins premium WordPress