Eu quero! é uma história que fala sobre a vontade de um filhote de fazer tudo aquilo que deseja e sobre o sentimento de compartilhar suas alegrias com quem gosta! Eu quero! fala sobre individualidade, coletivo, desejos e partilhas.
Neste roteiro você vai encontrar possibilidades de atividades para potencializar a experiência das crianças com esse livro. O roteiro é voltado principalmente para crianças de 4 e 5 anos de idade.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Para preparar o ambiente para a leitura, organize uma roda com almofadas, colocando uma para cada criança se sentar. No centro da roda, disponha um grande tecido no qual você poderá apoiar o livro, criando um espaço acolhedor e centralizado para o momento da leitura.
Para iniciar o momento de familiarização com o tema, faça algumas perguntas como:
Para dar início ao momento de familiarização com o tema, faça algumas perguntas relacionadas à temática da história, como:
• O que vocês gostam de fazer sozinhos e o que gostam de fazer com outras pessoas?
• Tem coisas que vocês querem fazer e as pessoas adultas não deixam?
Para saber mais
O animal da história é, provavelmente, um filhote de guepardo, devido à pelagem dessa espécie quando são filhotes. Para saber outras diferenças entre alguns felinos, visite as seguintes páginas, que estão disponível em:
https://linkja.net/GuepardoELeopardo
https://linkja.net/OncaPintadaLeopardoEGuepardo
Dedique sua atenção às respostas das crianças e, caso elas relatem que gostariam de fazer coisas sozinhas que não são possíveis para suas idades, intervenha explicando por que as crianças precisam de supervisão para a maioria das coisas que realizam. Explique que vocês irão ver mais sobre isso na história Eu quero!. Direcione a conversa de modo que todas as crianças que queiram falar tenham sua vez respeitada. Você pode selecionar um objeto, como uma pelúcia ou um chapéu, e fazer um combinado com a turma de que apenas quem está com o objeto na mão pode falar.
Para iniciar a familiarização da obra, mostre a capa do livro e pergunte:
• Que animal é esse?
• Ele é adulto ou filhote?
• Sobre o que será essa história?
• O título do livro é “Eu quero!”. O que será que esse filhote quer?
• Que título vocês dariam para um livro caso ele falasse sobre suas vontades?
Converse com as crianças a partir de suas respostas e diga que vocês descobrirão o que o filhote quer ao lerem a história. Em seguida, leia-a acompanhando com o dedo o nome da autora, da tradutora e da editora. Não é necessário fazer o movimento do dedo durante toda a leitura, porém, no momento de familiarização da obra, é interessante mostrar onde está cada uma dessas informações.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Um passeio contemplativo
Ao realizar a leitura, chame a atenção das crianças para as ilustrações. É importante que isso seja feito desde a capa, passando pelas primeiras páginas sem texto e durante todo o livro. No decorrer da leitura, relembre o nome da ilustradora, Susy Zanella, e faça perguntas que incentivem os alunos para que pensem como e com quais materiais é possível fazer ilustrações como as dela.
Dica
Essa história admite duas formas possíveis de leitura:
Caso haja um exemplar para cada criança, a leitura pode ser feita de maneira compartilhada, ou seja, cada criança acompanha a história no seu próprio livro.
Caso haja apenas um exemplar, leia a história e garanta que todas as crianças consigam ver as imagens.
A passagem do livro a seguir pode ser uma boa opção de realização desse exercício com as crianças.
A partir dessa imagem, você pode perguntar:
• Com que material vocês acham que Suzi fez essa ilustração?
• Com quais materiais que temos em nossa escola poderíamos fazer uma ilustração como essa?
Conhecendo mais sobre as emoções
Além das ilustrações, faça perguntas, no decorrer da leitura, a respeito das emoções do filhote, como as que aparecem nas imagens a seguir:
Nessas passagens, você pode perguntar quais emoções as expressões do filhote sugerem. Fale algumas possibilidades e deixe que as crianças desenvolvam seus pensamentos. Na segunda imagem, o filhote parece estar determinado, porém dificilmente alguma criança falaria sobre essa hipótese. Nesse caso, você pode sugerir essa palavra e desenvolver com as crianças uma conversa a respeito dela, por exemplo:
• Nessa (segunda) imagem, o filhote parece estar bravo, porém acredito que ele esteja determina-do a se sujar. Vocês sabem o que é estar “determinado”?
Explique aos estudantes que estamos determinados quando temos um objetivo a cumprir e não deixamos que nada atrapalhe essa realização. No caso, o filhote estava determinado a se sujar mesmo que alguém dissesse a ele que não poderia fazer isso.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
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Inicie o diálogo após ter lido a história, proporcionando algumas problematizações e provocações:
• O filhote fez tudo o que queria, mas se sentiu sozinho. Por que vocês acham que isso aconteceu?
• O filhote construiu uma torre e a derrubou. O que poderia ter acontecido se outro filhote a tivesse construído e o primeiro filhote a tivesse derrubado?
É fundamental que esse momento estimule as crianças a refletirem genuinamente sobre as atitudes do filhote, abrindo, assim, caminhos para que analisem também suas próprias realidades.
Caso algum estudante compartilhe situações reais que já experienciou, aproveite esse momento para dialogar com as crianças sobre a situação e falar sobre respeito e empatia.
Após a conversa, dê-lhes uma pista do produto final das atividades e convide-os a fazer um minilivro. Para tanto, você pode dizer o seguinte:
• O que acham de registrarmos nossos gostos em um livro?
ATIVIDADES
Minilivro – Miolo
Para esta atividade, é necessário que você prepare pequenos livros para cada criança. Basta dobrar ao meio uma folha de algum material firme, como papel panamá, para a capa, e 2 ou 3 folhas para o miolo. Você também pode realizar essa parte com as crianças.
Conte-lhes que produzirão um minilivro que registrará os momentos de que mais gostam na escola – podem ser situações em que façam coisas sozinhas ou acompanhadas – e, ao final, poderão levar esse material para casa para compartilhar essas alegrias com seus familiares.
Organize um momento com propostas simultâneas, para que seja possível estar com uma criança por vez, enquanto o restante do grupo esteja concentrado em outras atividades. Nessa ocasião, a ideia é que as crianças possam narrar para você o que mais gostam de fazer na escola e com quem, para que você possa registrar esses relatos no minilivro. Você também pode deixar com que realizem escritas espontâneas – caso queiram – e te contem o que escreveram. Dessa forma, as crianças entrarão em contato com a função social da língua escrita por meio de uma vivência que atribuirá sentido às palavras, proporcionando o entendimento de que a escrita serve para registrar ideias, sentimentos e experiências.
As crianças podem fazer ilustrações que componham o que disseram ou podem colar fotografias delas mesmas realizando as atividades que optaram colocar no minilivro.
Minilivro – capa
Para esta atividade, você precisará de tinta guache; rolinhos para espalhar a tinta; e pincéis. Separe folhas de diferentes árvores e plantas que se transformarão em carimbos ou planeje um momento para encontrar essas folhas com a turma.
Dica
Vocês produzirão, assim, as capas dos livros. É importante que a capa seja feita à parte da atividade do dia anterior, para não manchar o que já tiver sido feito, para que, após seca, seja anexada ao minilivro.
Chegou o momento de produzir a capa do minilivro. Mostre às crianças duas ilustrações do livro Eu quero!, que servirão de referência para a pintura.
Essa atividade deve ser feita em algumas etapas (no mesmo dia ou em dias diferentes):
1. As crianças devem pintar o fundo da capa com as cores que desejarem. Ofereça-lhes a tinta guache e o rolinho e deixe que soltem a criatividade.
2. Quando o fundo da capa estiver seco, convide-as a encontrar folhas diversas pela escola.
3. Para fazer a pintura da primeira imagem, as crianças devem posicionar a folha como quiserem na capa do minilivro e passar o rolinho com tinta por cima. Quando elas tirarem a folha, o contorno da folha da árvore ficará marcado.
4. Para fazer a pintura da segunda imagem, as crianças devem pintar a folha da árvore e carimbá-la na capa do minilivro.
Você pode ensinar as técnicas aos estudantes, permitindo que eles escolham livremente ou direcionando-os a utilizar apenas uma das formas de pintura.
Minilivro – compartilhamento
Com os minilivros prontos, organize uma roda com as crianças e convide-as para compartilhar com a turma suas produções. Retome com o grupo o que aprenderam nesses últimos dias: pensar sobre sentimentos e emoções; fazer os próprios livros e suas ilustrações; e compartilhar com as pessoas queridas o que fizeram e o que gostam de fazer na escola.
Em seguida, explique que eles devem levar os minilivros para casa para compartilharem com seus familiares o que gostam de fazer na escola, com quem gostam de realizar essas atividades e como produziram seus próprios livros.
Dos estudantes
Dos professores
Veja possibilidades de como fazer o carimbo e o decalque com as folhas. Para isso, acesse as imagens que estão nos links a seguir:
https://linkja.net/CarimboFolhas
https://linkja.net/DecalquesFolhas
Para saber mais sobre algumas habilidades necessárias para a autonomia das crianças, leia o seguinte artigo, que está disponível em:
https://linkja.net/HabilidadesAutonomiaCrianca
Referências
COMO SÃO fabricados os livros. Produção: Manual do Mundo. [S. l.: s. n.], 27/09/2014.
Disponível em: https://linkja.net/ComoSaoFabricadosOsLivros. Acesso em: 12 nov. 2024.
HSU, Agnes. Nature Watercolor Spray Art: Fun Watercolor Painting Idea For Kids. [S. l.], 17 jul. 2022.
Disponível em: https://linkja.net/PinturaAquarelaNatureza. Acesso em: 12 nov. 2024.
NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Qual é a diferença entre o guepardo e o leopardo?. National Geographic, [S. l.], 29 dez. 2022. Disponível em: https://linkja.net/GuepardoELeopardo. Acesso em: 12 nov. 2024.
REIS, Yasmin Godoi dos. Qual a diferença entre: onça-pintada, leopardo e guepardo?. PostGEAS – USP, [S. l.], 6 nov. 2023. Disponível em: https://linkja.net/OncaPintadaLeopardoEGuepardo. Acesso em: 12 nov. 2024.
THE CREATIVITY PROJECT. Decalque de folhas. imagem.
Disponível em: https://linkja.net/DecalquesFolhas. Acesso em: 12 nov. 2024.