De quem são essas orelhas? é um livro que convida os pequenos leitores a observar fotografias de diferentes animais e tentar adivinhar a quem pertencem as orelhas curiosas. Peludas, compridas, listradas, pequenas ou grandes, cada uma tem suas particularidades. A obra desperta o olhar investigativo e aproxima as crianças da fauna de maneira lúdica e cativante.
Este roteiro apresenta propostas para crianças de um a três anos, com atividades que ampliam o repertório a partir da leitura, envolvem a sonoridade e exploram o sentido da audição por meio de brincadeiras e experiências ativas.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI01EF09
Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
EI02EF01
Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF01
Para familiarizar as crianças com o tema do livro, utilize as mãos para imitar diferentes tipos de orelhas de animais: levantando os dedos para simular as grandes orelhas de um coelho, dobrando as mãos sobre a cabeça para representar as pequenas e redondas de um urso, fazendo pontas com os dedos para imitar as de um gato, abrindo as mãos ao lado da cabeça para simular as grandes orelhas do elefante. Enquanto brinca com os gestos, instigue a curiosidade com perguntas como:
• O que será isso?
• Parece com alguma parte do corpo de um animal?
• Que bicho pode ter orelhas assim?
Dica
Como educadores, precisamos estar preparados para receber crianças que apresentam dificuldades ou deficiências no sistema de audição, garantindo que todas participem ativamente das atividades. Na obra explorada neste roteiro, falaremos sobre orelhas, o que naturalmente envolverá atividades e discussões sobre sons e ritmos. Para estimular crianças que tenham alguma deficiência auditiva, podemos utilizar gestos claros, expressões faciais e contato visual para apoiar a comunicação, além de explorar vibrações e materiais sonoros variados, respeitando sensibilidades individuais.
Ritmos corporais, como batidas de mãos e pés, também são ótimas formas de engajamento, pois podem ser percebidos pelo tato e pela vibração. Além disso, é essencial garantir que a criança consiga visualizar claramente os movimentos dos lábios, já que a leitura labial é fundamental para muitas delas. Portanto, evite segurar o livro ou qualquer outro objeto na altura da boca e fale de maneira clara, articulando bem as palavras para facilitar a compreensão.
Para ideias e reflexões sobre como trabalhar musicalização com crianças com deficiência auditiva, recomendamos o vídeo de Patrícia Salviano: Como musicalizar crianças com deficiência auditiva.
Disponível em: https://linkja.net/musicalizar-criancas-deficiencia-auditiva-YouTube.
Deixe as crianças tentarem reproduzir os gestos e as incentive a criar novas formas de representar orelhas. Essa brincadeira sensorial e corporal torna a introdução ao tema mais envolvente, despertando a imaginação e preparando os pequenos para descobrir as orelhas dos animais no livro.
Em seguida, apresente o livro às crianças e mostre sua capa, destacando a imagem e o título da obra. Pergunte:
• Que parte do corpo dos animais é essa que aparece na capa?
• De qual bicho é essa orelha da capa?
Explique que este livro traz fotografias de animais com o foco em suas orelhas e que, ao longo da leitura, vocês irão descobrir a quem pertencem. Incentive a observação e a curiosidade com perguntas como:
• Será que todas as orelhas são do mesmo tamanho?
• Algumas são peludas? Outras são lisas?
• Para que vocês acham que servem as orelhas dos animais?
• Elas são parecidas com as nossas?
Esse momento inicial de conversa e interação é fundamental na Educação Infantil. Os bebês e as crianças estão desenvolvendo a linguagem; por isso, tudo que é conversado amplia seu repertório e incentiva a linguagem, além de estimular a atenção e a observação desde os primeiros anos de vida.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI01EF04
Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.
EI02EF03
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura
de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-
-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
EI02EF03
Durante ou após a leitura, algumas potencialidades do livro podem ser discutidas e destacadas com as crianças.
Dica
Como se trata de um livro de perguntas e adivinhações, é importante dar uma pausa entre as perguntas e as imagens que revelam os animais para que as crianças pensem em hipóteses. Mesmo que elas não saibam o nome exato, podem fazer associações com os animais que são semelhantes e estão presentes no repertório delas. Acolha as respostas e incentive a interação com a leitura, para então revelar de quem são as orelhas.
Diversidade das orelhas no Reino Animal
As orelhas dos animais variam em forma, tamanho e textura, e essa diversidade pode ser um tema de observação para as crianças. Algumas são grandes e eretas, como as do coelho, enquanto outras são peque-nas e redondas, como as do coala. Além disso, há orelhas peludas, lisas ou com padrões diferentes, como as da zebra. Durante a leitura, incentive a comparação entre elas:
• Qual dessas orelhas parece maior?
• Qual será mais macia?
• Será que todas servem para a mesma coisa?
Essas perguntas, além de ampliar o repertório visual, aumentam o vocabulário das crianças, fazendo com que comparem, observem com cuidado e entendam as peculiaridades de cada animal.
Mamíferos
Todos os animais apresentados no livro são mamíferos, o que possibilita trabalhar essa classificação com as crianças. De maneira simples e adaptada à idade, é possível conversar sobre o que caracteriza um mamífero, como a presença de pelos no corpo, a amamentação dos filhotes e a necessidade de manter a temperatura corporal. Inclusive, vale falar que nós, seres humanos, também fazemos parte desse grupo, apesar de não termos tantos pelos quanto os animais do livro.
Para saber mais
Coelhos
As orelhas compridas dos coelhos auxiliam na audição e na regulação da temperatura corporal. Já as patas dianteiras são curtas e fortes para escavar, enquanto as traseiras são longas e musculosas, o que os ajuda a saltar. A expectativa de vida média de um coelho varia de oito a doze anos, com alguns podendo viver até quinze anos. Eles têm um sistema digestivo sensível e devem comer principalmente feno de capim e vegetais folhosos. Uma curiosidade interessante é que os coelhos têm uma visão de quase 360 graus, o que lhes permite detectar predadores de todos os lados, inclusive de trás (Flipar – Correio Braziliense, 2025).
Raposas
Embora as raposas se assemelhem em aparência a um cão, uma das curiosidades sobre elas está em seu crânio, que é distinto por ser mais achatado, e seu focinho é peculiarmente pontiagudo, assim como as orelhas, que, embora diferindo em tamanho de acordo com a espécie, são verticais e também pontiagudas. Outra das peculiaridades das raposas que permite distingui-las é a presença de manchas escuras ou negras em forma triangular entre os olhos e o nariz. A cauda das raposas é única, pois é grossa, com muita pelagem, e ocupa cerca de um terço do comprimento total do corpo, o que a torna bastante longa, dando ao animal uma aparência maior. Em alguns casos, elas a utilizam para regular a temperatura corporal, quando vivem em áreas frias, por isso a envolvem em torno de seus corpos.
De acordo com o Zoológico de San Diego, na Califórnia, cada zebra tem um padrão único de listras. Assim como as impressões digitais humanas, não há duas iguais. Ainda existem diferenças entre as espécies. O artigo Listras de Zebras, publicado na revista científica norte-americana Current Biology (2020), indica que as listras são largas nas zebras das planícies e das montanhas, principalmente na parte traseira do corpo. Já na zebra-de-grevy, as marcações são mais finas em todas as partes. Ao longo dos anos, surgiram várias hipóteses sobre a função das listras nas zebras, e uma das teorias mais aceitas atualmente é que essas listras podem ser uma adaptação antiparasitária. Ou seja, serviriam para espantar moscas e mutucas (Redação – National Geographic Brasil, 2023).
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI01ET05
Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
EI02TS03
Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02TS03
Ao finalizar a leitura do livro De quem são essas orelhas?, permita que as crianças ou os bebês explorem o livro com calma. Eles podem olhar as ilustrações, tocar nas páginas e interagir livremente com o material. Durante esse momento, pergunte de forma descontraída:
• Quais orelhas vocês acharam mais interessantes?
• Qual foi o animal mais difícil de reconhecer a orelha? O coala? Ou o leão?
• Onde está o animal que tem a orelha listrada?
• Será que essa orelha escuta bem o som da floresta?
• O que vocês acham que esses animais escutam com suas orelhas?
Essas perguntas ajudam as crianças a se conectar com o conteúdo e desenvolver sua curiosidade sobre as diferentes orelhas e os animais apresentados no livro
ATIVIDADES
Que som é esse?
Para estimular a escuta atenta e o raciocínio, desafie as crianças a identificar sons de diferentes animais e objetos. Com os olhos fechados, elas podem tentar adivinhar de onde vem cada som, promovendo uma conversa sobre como as orelhas ajudam a perceber o mundo ao nosso redor. Procure fazer sons com os quais elas já estão familiarizadas, como usar instrumentos que elas conhecem (tambor, chocalho, pandeiro), simular batidas na porta ou sons de alguém tomando uma sopa (ao raspar uma colher em um prato), além de imitar sons de animais.
A ideia é que as crianças percebam que os sons fazem parte do nosso cotidiano, mas que, às vezes, quando usamos todos os sentidos juntos, não damos o devido valor. Com os bebês, não é necessário tapar os olhos; e, com as crianças de dois a três anos, sugira que elas mesmas fechem os olhos para aguçar sua audição. Outra possibilidade é que a pessoa que fará os sons fique escondida atrás da porta da sala, ou os itens fiquem cobertos por um tecido ou atrás de um papelão, para que as crianças não vejam quais objetos serão utilizados.
Após a brincadeira de adivinhação, convide a turma a produzir melodias e utilizar os materiais da atividade para brincar de fazer música.
Orelhas superpotentes
Para dar asas à criatividade, proponha que as crianças criem orelhas superpotentes. Elas podem ser inspiradas em seus animais favoritos ou podem ser completamente diferentes e inusitadas. Utilize materiais diversos, como papel, lã, feltro e outros itens. Elas terão a oportunidade de explorar as formas e texturas das orelhas, escolhendo o animal de que mais gostaram no livro para representar.
Por fim, com um elástico delicado ou fitas, é possível amarrar as orelhas ao redor da cabeça das crianças ou amarrar uma em cada orelha.
Para finalizar essa atividade, convide as crianças a brincar e fingir que são os animais presentes no livro, dando foco para as orelhas e para os movimentos que cada animal pode fazer. Por exemplo: o coala se agarra nos galhos das árvores, a raposa salta para pegar suas presas, assim como o coelho salta para fugir de seus pre-dadores, o leão anda imponente pela savana e a zebra corre pelo mesmo habitat.
Caixinhas sonoras
Para estimular e aguçar a audição, convide as crianças a colocar suas orelhas superpotentes, pois assim poderão ouvir os sons mais secretos que sairão das “Caixinhas sonoras”. As caixinhas sonoras são pares de caixas que contêm os mesmos itens no interior e fazem barulho.
As caixinhas devem ter o mesmo tamanho, uma sugestão é utilizar caixas ou potinhos de iogurte. Em seguida, coloque dentro delas itens que fazem barulhos diferentes – por exemplo: feijão, arroz, sal, pedrinhas, borracha – e tampe-as.
Para as crianças maiores, proponha um jogo da memória auditiva e faça as caixinhas duplicadas com o mesmo conteúdo para que produzam o mesmo som. O objetivo é que as crianças unam as caixinhas que produzem sons iguais, como um jogo da memória, porém com foco na sonoridade. Com os bebês, a exploração dos objetos sonoros pode ser mais livre, com foco no manuseio dos materiais e na criação de melodias a partir deles.
Dos estudantes
Para ampliar o repertório auditivo e musical das crianças, sugerimos a seleção dos melhores trechos de Passarinho, que som é esse?, do famoso Castelo Rá-Tim-Bum, que apresenta o som de diversos instrumentos musicais.
Disponível em: https://linkja.net/passarinho-que-som-e-esse-YouTube.
Dos professores
Outras possibilidades de brincadeiras sonoras com percussão para ampliar o repertório dos professores são apresentadas a seguir.
Atividades de percussão corporal, do canal Patrícia Salviano.
Disponível em: https://linkja.net/atividades-de-percussao-corporal-YouTube.
Jogo do Tum Pá, Barbatuques, do canal Juliano Brune.
Disponível em: https://linkja.net/jogo-do-tum-pa-barbatuques-YouTube.
Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:
Referências
ELIAS MOISÉS. Passarinho, que som é esse? (Todos os instrumentos). Elias Moisés, 17 out. 2017. 1 vídeo (29 min).
Disponível em: https://linkja.net/passarinho-que-som-e-esse-YouTube. Acesso em: 6 mar. 2025.
FLIPAR. Mitos e curiosidades sobre os coelhos. Correio Braziliense, jan. 2025.
Disponível em: https://linkja.net/mitos-curiosidades-coelhos. Acesso em: 6 mar. 2025.
JULIANO BRUNE. Jogo do Tum Pá. Juliano Brune, 30 set. 2013. 1 vídeo (2 min).
Disponível em: https://linkja.net/jogo-do-tum-pa-barbatuques-YouTube. Acesso em: 6 mar. 2025.
PATRÍCIA SALVIANO. Atividades de percussão corporal. Patrícia Salviano, 8 jun. 2021. 1 vídeo (5 min).
Disponível em: https://linkja.net/atividades-de-percussao-corporal-YouTube. Acesso em: 6 mar. 2025.
PATRÍCIA SALVIANO. Como musicalizar crianças com deficiência auditiva. Patrícia Salviano, 12 set. 2023. 1 vídeo (8 min).Disponível em: https://linkja.net/musicalizar-criancas-deficiencia-auditiva-YouTube. Acesso em: 18 mar. 2025.
REDAÇÃO, National Geographic Brasil. Cinco curiosidades sobre as zebras que você não sabia. National Geographic Brasil, 31 jan. 2023. Disponível em: https://linkja.net/curiosidades-zebras-NationalGeographic. Acesso em: 6 mar. 2025.
ROMERO H., Nick A. Curiosidades sobre as raposas. Perito Animal, 24 maio 2022.
Disponível em: https://linkja.net/curiosidades-raposas-PeritoAnimal. Acesso em: 6 mar. 2025.