Na sala de aula

ROTEIRO DE LEITURA

capa cisco

Cisco

Debby Peeters
Debby Peeters
Tradução: Fernanda Marques Granato
Gênero: Livro ilustrado
Idade: 6 anos
Segmento: Educação Infantil
Tema: Amizade

Cisco é um cachorrinho minúsculo, mas ávido por chamar a atenção e ser notado. Para atingir seu objetivo, ele decide morder todos que se aproximam dele! Embora esse método cause mais confusão do que reconhecimento, é por meio de suas travessuras que Cisco aprende uma importante lição sobre carinho e aceitação. Esse livro oferece uma visão delicada sobre o valor da paciência, do amor e da amizade.

Neste roteiro, você encontrará possibilidades e caminhos para a mediação com crianças a partir de 5 anos, a fim de potencializar ainda mais essa leitura.

Antes da leitura

,

Para esta leitura, recomendamos a formação de uma roda com as crianças sentadas no chão, com almofadas, tapetes e outros elementos que proporcionem um ambiente confortável.

Para a familiarização com o tema, proporcione um momento de diálogo com as crianças, introduzindo questões sobre paciência, afeto, amor e amizade, que serão trabalhadas na leitura. Esses temas podem ser abordados de formas diferentes, a depender da idade das crianças e do contexto nos quais se encontram. Você pode iniciar a leitura com as seguintes perguntas:

• Vocês acham que todo mundo tem um jeito especial de demonstrar carinho e amor?

• Qual é o jeito de vocês?

• Como vocês fazem novos amigos?

É esperado que as crianças respondam que cada pessoa tem um jeito de demonstrar carinho, exemplificando com demonstrações de afeto de familiares, amigos e deles próprios, como abraços, beijos, palavras e pre-sentes. Mostre que não existe um jeito único de fazer isso, e que as pessoas são diferentes e se sentem à vontade de formas diversas. Dependendo das respostas e da faixa etária dos estudantes, este pode ser um bom momento para indicar que precisamos respeitar o corpo das outras pessoas e o nosso próprio corpo, estabelecendo e considerando os limites de cada um.

Para as crianças menores, talvez ainda seja complexo refletir sobre como fazem amigos. Então, ajude-os pensando em como se comportam ao conhecer outras crianças em diferentes contextos da vida, como a escola, a rua/condomínio, a igreja/centro/templo, parques/praças e outros espaços de sociabilidade infantil. Faça a mediação desse momento tomando cuidado para que todas as crianças consigam se expressar, ouvir seus colegas e respeitá-los.

Para a familiarização com a obra, mostre-lhes sua capa e quarta capa e leia o seu título, Cisco. A seguir, faça as seguintes perguntas:

• Por que será que esse livro se chama Cisco? Será o nome de alguém?

• Quem será o personagem principal desse livro? Ele está aqui nas ilustrações da obra?

• Como vocês acham que esse cachorro é?

É esperado que as crianças identifiquem o cachorro como Cisco, o personagem principal. Caso não cheguem a essa conclusão, espere que descubram isso na leitura da obra. De toda forma, peça para que descrevam o cachorro, tanto em relação à cor e ao tamanho, quanto inferindo seus sentimentos e personalidade.

Durante a leitura

,

Dica

Faça uma primeira leitura completa do livro, modelando a entonação e o ritmo de leitura. Use esses recursos para envolver as crianças na história e servir como modelo de leitura literária em voz alta. Na sequência, faça uma releitura da obra na qual se convide mais a participação das crianças, fazendo perguntas para elas e solicitando sua opinião sobre a história e as ilustrações.

Para engajar na narrativa

Pause em momentos de “tensão” (como as mordidas e a confusão que Cisco causa) e pergunte às crianças o que acham que vai acontecer em seguida. Isso as incentiva a perceber a construção narrativa e a ter um olhar mais atento aos desdobramentos da história, criando expectativa até o momento em que Cisco aprende sobre carinho e aceitação.

Observação detalhada das imagens

Antes de virar algumas páginas, peça para que as crianças observem bem as ilustrações e descrevam o que estão vendo. Incentive-as a comentar os detalhes: as expressões e movimentos de Cisco, as cores utilizadas na ilustração e como os personagens ao redor dele reagem a tudo isso. Isso desenvolve a leitura visual e a atenção aos detalhes e escolhas da ilustradora.

Perguntas para refletir,

Você pode, também, aproveitar o momento em que Cisco morde as pessoas para conversar com as crianças sobre a forma como nos relacionamos e como podemos demonstrar afeto e interesse por outras pessoas. Veja, a seguir, al-gumas questões que podem ser feitas nesse momento da leitura:

Para saber mais

Desperte a curiosidade das crianças com informações sobre como os cachorros se comunicam usando o corpo, como estas, fornecidas por uma profissional em problemas comportamentais de cães (CRMV SP, 2010):

• Os cães abanam o rabo por felicidade e levantam as orelhas por desconfiança.

• Se a respiração vai de ofegante à boca fechada, isso indica que o cão pode estar em desconforto, enquanto o oposto pode ser aumento de felicidade.

• O rabo, talvez, seja a parte mais expressiva do corpo do cachorro: quando ele está feliz e descontraído, geralmente balança o rabo em círculos ou de um lado para o outro.

• Por que vocês acham que Cisco está mordendo as pessoas? O que ele está tentando dizer?

• Vocês acham que morder é uma boa maneira de chamar atenção? O que mais ele poderia ter feito?

• Como vocês acham que as outras pessoas estão se sentindo quando Cisco as morde?

É esperado que as crianças demonstrem empatia por Cisco, respondendo que ele quer carinho e atenção, mas também a maneira como ele faz isso é errada, porque incomoda e machuca os outros. Os estudantes podem indicar outras formas de Cisco chamar a atenção, como ajudar as pessoas ou elogiá-las.

roteiro cisco

Após a leitura

,

Após a leitura, realize um novo momento de diálogo sobre as temáticas abordadas pelo livro. Para isso, você pode utilizar algumas questões:

• Como vocês acham que Cisco se sentiu quando ninguém o notou?

• Vocês acham que Cisco aprendeu algo importante no final?

• De que maneiras bacanas podemos mostrar aos outros que queremos carinho e atenção?

Faça a mediação da conversa para mostrar aos alunos que Cisco encontrou uma amiga justamente quando parou de tentar chamar a atenção de formas que incomodavam as pessoas, e que ele, enfim, ficou feliz por ter alguém com quem compartilhar seus dias.

ATIVIDADES

Cisco em movimento

Narre novamente a história de Cisco, pedindo para as crianças usarem seus corpos para representar as ações e emoções do personagem. Por exemplo:

1. Quando Cisco fica triste por não ser notado, peça para que as crianças façam uma expressão corporal de tristeza.

2. Quando Cisco morde os outros, elas podem fazer movimentos rápidos e enérgicos (controlados, sem tocar nos colegas) para representar essa ação.

3. Quando Cisco aprende sobre carinho e amor, as crianças podem fazer gestos de abraço e afeto, usando corpo para expressar calma e acolhimento.

Durante essa atividade, tire fotos das crianças fazendo as expressões. Se elas já estiverem em fase de reconhecimento das letras, imprima as fotos e oriente cada criança a escrever uma legenda com o nome do sentimento representado na imagem. Elas podem fazer uso da escrita espontânea, ou seja, de forma livre e sem medo de errar.

As cores de Cisco

Entregue uma folha em branco para cada criança e peça para que recontem a história de Cisco apenas com ilustrações, utilizando tinta e se inspirando na técnica utilizada pela ilustradora ao longo do livro. Incentive-as a usar as cores para representar as emoções de Cisco na cena (por exemplo, vermelho para raiva; azul para tristeza; amarelo para alegria). Para inspirar os estudantes, mostre-lhes outras produções da ilustradora Steffie Padmos, chamando a atenção para o uso das cores nas ilustrações dela.

Disponível em: https://linkja.net/SteffiePadmos.

Cisco em exposição

Monte um espaço dedicado à exposição das ilustrações das crianças na escola, com uma área para cada uma de suas obras. Inclua as fotos das crianças fazendo expressões corporais e, ao lado dessas imagens, as ilustrações que criaram inspiradas na história de Cisco. Convide as famílias dos estudantes e a comunidade escolar para visitarem a exposição. Coloque as legendas ao lado de cada imagem e deixe espaços para que outras pessoas insiram legendas também. Crie uma “caixa de recados” na qual os familiares e visitantes poderão deixar mensagens sobre as produções, reforçando o acolhimento e o reconhecimento do trabalho das crianças.

Para ampliar o repertório

Dos estudantes

Faça a ambientação dos momentos de produção pós-leitura com a música “Amigo, estou aqui”, do desenho Toy Story.

Disponível em: https://linkja.net/AmigoEstouAqui.

Dos professores

Confira esta conversa entre professores e pesquisadores sobre a importância do afeto nas salas de aula, promovida pelo Canal Futura.

Disponível em: https://linkja.net/AfetoSalasDeAula

Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:

Referências

AFETO nas Salas de Aula. Produção: Canal Futura. [S. l.], 23/01/2019. Disponível em: https://linkja.net/AfetoSalasDeAula. Acesso em: 8 out. 2024.

AMIGO estou aqui. Produção: Disney Jr. Brasil. [S. l.: s. n.], 04/06/2024. Disponível em: https://linkja.net/AmigoEstouAqui. Acesso em: 8 out. 2024.

Incluir como penúltima referência:

PADMOS, Steffie. Portfólio de ilustrações. Disponível em: https://linkja.net/SteffiePadmos. Acesso em: 25 nov. 2024.

PETMAG. Especialista explica linguagem corporal do cão. CRMV/SP, [S. l.], 14 abr. 2010.

Disponível em: https://linkja.net/LinguagemCorporalCao. Acesso em: 28 out. 2024.

plugins premium WordPress