Chapeuzinho Vermelho é um clássico conto de fadas que encanta gerações com sua simplicidade e riqueza simbólica, narrando
a jornada de uma garotinha a caminho da casa de sua avó. Ao atravessar o bosque, ela encontra um lobo astuto, que a engana e a leva pelo caminho errado. A história é contada de maneira poética, com um texto que flui quase musicalmente, utilizando quebras de linha e espaçamento cuidadoso para criar ritmo.
O roteiro de leitura a seguir apresenta atividades e propostas lúdicas para explorar essa história com crianças de 3 a 6 anos.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI03EF07
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EF01
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF01
Antes de começar a leitura de Chapeuzinho Vermelho, faça uma conversa introdutória para conectar as crianças com o tema dos contos clássicos e explorar o que elas já conhecem. Isso ajudará a criar um clima de curiosidade e aproximação com a história. Sugerimos que você faça as seguintes perguntas para elas:
• Vocês já ouviram falar de contos clássicos, como os de príncipes, princesas ou animais falantes?
• De quais desses contos vocês mais gostam? Por quê?
• E sobre a Chapeuzinho Vermelho, alguém já ouviu essa história?
• O que vocês acham que faz com que as histórias clássicas venham sendo contadas para tantas crianças ao longo dos anos?
Essas perguntas incentivam as crianças a compartilhar suas experiências com contos de fadas, mencionando histórias conhecidas como Cinderela, Os três porquinhos ou João e Maria. Durante a conversa, quem já conhece Chapeuzinho Vermelho pode contar o que se lembra dessa história, destacando momentos favoritos ou partes que acham mais assustadoras. A reflexão final sobre o valor dos contos clássicos permite às crianças verem Chapeuzinho Vermelho como uma história especial, com lições e aventuras que vêm sendo passadas de geração em geração.
Essas histórias, originadas quando a oralidade prevalecia, nos conectam com nosso lado mais sensível e humano, trazendo lições e reflexões sobre nossa essência. Contos como Chapeuzinho Vermelho abordam temas universais, como coragem e segurança, ajudando as crianças a refletir sobre o mundo e as escolhas.
Para introduzir a história e despertar a curiosidade das crianças, comece com uma breve conversa com elas, explorando a capa do livro e alguns elementos da história. Faça perguntas simples para estimular o interesse e a imaginação delas, como as propostas a seguir:
• O que vocês veem nesta capa? O que essa mão com a manga vermelha parece estar fazendo?
• Alguém aqui conhece a história da Chapeuzinho Vermelho? O que vocês sabem sobre ela?
• Por que vocês acham que ela é chamada de “Chapeuzinho Vermelho”?
Essas perguntas aquecem a imaginação das crianças, ajudando-as a antecipar o tema da história e a pensar nas possíveis aventuras de Chapeuzinho.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI02EF04
Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
EI03EO04
Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03EO04
A leitura é uma ferramenta poderosa para desenvolver a imaginação, a empatia e o senso crítico nas crianças. Ao se envolverem com a história de Chapeuzinho Vermelho, elas podem refletir sobre os sentimentos e atitudes dos personagens, além de explorar as consequências de suas escolhas.
Durante a leitura ou em uma releitura, a análise dos gestos, cores e emoções presentes na narrativa oferece uma conexão rica e profunda com a trama, permitindo que os pequenos interpretem e expressem as nuances da história.
Mãos e gestos
As ilustrações desse livro trazem mãos que representam diferentes personagens e situações da história. Convide as crianças a observar atentamente cada gesto, discutindo, juntos, o que cada posição de mão simboliza. Questione-as se elas conseguem identificar quem as mãos representam em cada cena e incentive-as a imitar os gestos, explorando como a expressão corporal pode contar uma história. Para isso, faça estas perguntas para elas:
• O que vocês acham que essa posição da mão está tentando mostrar?
• Quem vocês acham que essa mão representa na história? Chapeuzinho, a Vovó ou o Lobo?
• Por que vocês acham que a mão está apontando para essa direção?
• Vocês conseguem imitar esse gesto com as próprias mãos?
Essa abordagem ajuda as crianças a desenvolver a percepção de linguagem não verbal e a interpretar emoções e intenções por meio de gestos.
Cores e representação emocional
O uso de cores no livro vai além de ilustrá-lo, servindo como um recurso expressivo para criar atmosferas e emoções. As páginas inteiras preenchidas por uma única cor (como o verde, o vermelho, o preto e o marrom) podem ser exploradas com as crianças, e o professor pode lhes perguntar o que cada cor as faz sentir ou imaginar. Por exemplo, pergunte a elas o que o vermelho representa e o que o verde ou o preto evocam no contexto da floresta e do Lobo. Você pode fazer estas perguntas para os estudantes:
• Por que vocês acham que essa página é toda vermelha? Como isso faz com que vocês se sintam?
• O que a cor verde representa na história? Será que é um lugar seguro, ou perigoso?
• Qual cor representa o Lobo na história? E o Caçador?
As crianças podem responder que a página vermelha representa o capuz da Chapeuzinho ou que ela traz uma sensação de perigo ou urgência. Quanto ao verde, podem vê-lo como um lugar seguro, com árvores e plantas, mas também podem associá-lo ao perigo, por ser onde o Lobo aparece. Em relação ao Lobo e ao Caçador, elas podem associar o Lobo a cores escuras, como preto ou marrom, devido à cor do pelo do animal.
Esse foco nas cores ajuda as crianças a entender como as escolhas visuais podem intensificar sentimentos e significados na narrativa.
Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor."
EI02EF04
Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
EI02CG05
Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02CG05
Após a leitura do livro, abra um espaço para refletir, com as crianças, sobre a história e seus ensinamentos. Esse momento é importante para ajudá-las a compreender os sentimentos dos personagens e a se conectarem com as lições que o conto traz. Inicie essa conversa com perguntas que incentivem as crianças a falar sobre suas impressões, sentimentos e ideias. Aqui estão algumas sugestões de perguntas:
• O que vocês acharam da história? Qual foi a parte de que mais gostaram?
• Como vocês acham que a Chapeuzinho se sentiu quando encontrou o Lobo?
• Se vocês fossem a Chapeuzinho, o que fariam ao ver o Lobo na floresta?
• O que a história nos ensina sobre confiar em estranhos? Por que precisamos ter cuidado?
• Vocês acham que Chapeuzinho aprendeu algo importante no final? O que vocês acham que ela aprendeu?
Aproveite a leitura para ressaltar a importância de tomar cuidado e pedir ajuda quando algo parece assusta-dor ou estranho, assim como a Chapeuzinho poderia ter feito. Use exemplos simples, perguntando como as crianças se sentiriam ao andar sozinhas ou se alguém desconhecido se aproximasse. Esse é um bom momento para reforçar, de maneira acolhedora, lições sobre segurança e confiança.
Ambientação sonora de Chapeuzinho Vermelho
Convide as crianças a explorar a história por meio de sons e ritmos, representando o ambiente e os acontecimentos sem falas. Explique aos estudantes que o conto Chapeuzinho Vermelho não é apenas sobre o que os personagens dizem, mas também sobre os sons do ambiente, como o som das folhas da floresta, os passos cuidadosos de Chapeuzinho e o vento. Para isso, propomos que você faça estas perguntas às crianças:
• Quais sons ouviríamos no percurso da floresta?
• Como soaria o vento entre as árvores?
• Que sons ouviríamos ao caminhar sobre folhas secas?
• Quais sons haveria na casa da Vovó?
Utilizando objetos simples, como caixas, folhas secas, chocalhos e papel amassado, ou até mesmo por meio de sons orais, as crianças podem recriar o universo sonoro da história. Organize os sons conforme a sequência da narrativa. Elas podem fechar os olhos enquanto o professor narra e coordena os sons.
Essa atividade sonora ajuda as crianças a criar um repertório sensorial da história, que será incorporado nas propostas a seguir.
Preparando o cenário de Chapeuzinho Vermelho
Nesta atividade, as crianças criarão os cenários principais da história de Chapeuzinho Vermelho com pinturas feitas com suas próprias mãos. Esses cenários servirão como pontos de parada para a encenação na atividade seguinte, intitulada “Explorando o conto com espaço e movimento”.
1. Criando os cenários: as crianças usarão suas mãos para pintar os três locais da história: o caminho da floresta, a casa da Vovó e a toca do Lobo.
2. Montagem para a encenação: após as pinturas secarem, os cenários serão posicionados pela sala, representando as paradas que Chapeuzinho visita: a floresta no início, a toca do Lobo no meio e a casa da Vovó no final.
Explique para as crianças que, na próxima atividade, cada uma dessas paradas será usada como parte da encenação, ajudando-as a se lembrarem do que acontece em cada lugar.
Materiais:
– Tintas guache de várias cores;
– Pincéis, esponjas e rolos de pintura;
– Papel grande para cada ponto da história (pode ser papel kraft ou cartolina).
Explorando o conto com espaço e movimento
Recontar a história com espaço e movimento é uma forma envolvente de explorar Chapeuzinho Vermelho, incentivando as crianças a usar o corpo e o ambiente para vivenciar a narrativa.
Após transformar a sala de aula em um cenário interativo com paradas que representam locais importantes da história do livro, narre esse conto guiando as crianças em cada parada. Em cada ponto, pause a leitura para interagir com o ambiente e estimular o envolvimento com os personagens e cenários. As interações com personagens podem ser desta forma:
• No caminho da floresta: as crianças podem imitar animais ou caminhar cuidadosamente, como se estivessem junto a Chapeuzinho.
• Na toca do Lobo: faça uma pausa e peça aos estudantes que imaginem o suspense ao se aproximarem do Lobo; um colega pode até interpretar esse personagem.
• Na casa da Vovó: incentive as crianças a observar como Chapeuzinho se sentiria — surpresa ou curiosa —, convidando-as a interpretar emoções e a descobrir cada detalhe da história.
Dos estudantes
A Raposa e o Pássaro (The Fox and The Bird) é um curta inspirador que traz sons da floresta que inspiram as crianças a mergulhar em um ambiente natural e imersivo. Esse vídeo pode ser usado como um repertório de sons para ambientar atividades ligadas à natureza.
Dos professores
O vídeo Segni mossi, macro micro mostra uma abordagem de corpo, arte e movimento que pode servir de inspiração para as propostas “Preparando o cenário de Chapeuzinho Vermelho” e “Explorando o conto com espaço e movimento”. A proposta incentiva uma vivência livre e corporal na qual as crianças criam e, ao final, podem até desconstruir o que fizeram, o que é parte do processo criativo mostrado no vídeo.
Clique para imprimir o seu roteiro de leitura:
Referências
SEGNI mossi, macro micro. Produção: Segni Mossi. YouTube: [s. n.], 2014. Disponível em: https://linkja.net/SegniMossiMacroMicro. Acesso em: 3 nov. 2024.
THE FOX and the Bird. Direção: Fred; Sam Guillaume. YouTube: [s. n.], 2021. Disponível em: https://linkja.net/ARaposaEOPassaro. Acesso em: 3 nov. 2024.