Uma criança se desloca pela cidade e todos os dias acaba fazendo uma pergunta para o mundo ao seu redor: Vamos brincar de oi e tchau? Nesse ir e vir, fica a reflexão: será que notamos as pessoas que passam por nós ou estamos vivendo mais de forma autocentrada? A narrativa nos conduz a esses diferentes trajetos e caminhos de uma criança em busca de conexão. Neste encontro, você aceitaria o convite à brincadeira ou seguiria seu caminho?
Unindo texto e ilustração, os encontros e desencontros da vida são narrados de maneira lúdica, por meio de atos simples e generosos como dar oi e tchau para um familiar, um animal e até para um estranho gentil. Assim caminhamos no cotidiano do pequeno protagonista, explorando o significado dos cumprimentos e das despedidas, sempre do ponto de vista da criança. É um jogo divertido, mas também permeado de sentimentos intensos, como alegria, surpresa e saudade, temas esses que fazem parte do cotidiano de todos nós e são de extrema importância na construção de uma comunidade. É no caminho conjunto que nos tornamos seres mais empáticos. Estão prontos para caminhar ao lado do protagonista?
BNCC
Práticas de linguagem: Análise linguística/semiótica
Unidades temáticas:
Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo;
História – Mundo pessoal: meu lugar no mundo;
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo e Ensino Religioso – Manifestações religiosas
Objetos do conhecimento:
Formas de composição de narrativas (EF01LP26);
O modo de vida das crianças em diferentes lugares (EF01GE01);
Situações de convívio em diferentes lugares (EF01GE03);
Às diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade (EF01HI02); (EF01HI03);
A escola e a diversidade do grupo social envolvido (EF01HI04);
A vida em família: diferentes configurações e vínculos (EF01HI07);
Sentimentos, lembranças, memórias e saberes (EF01ER05); (EF01ER06).