Como é o interior da Terra? Como são formadas determinadas paisagens? Por que alguns lugares passam por tremores de terra e outros não? Em Terremotos, obra integrante da coleção Quero saber, essas e muitas outras perguntas são respondidas de forma objetiva, embasada e profundamente esclarecedora aos pequenos e curiosos leitores. Cuidando de um tema sensível, mas que desperta muitas dúvidas, a obra relaciona ilustrações e textos explicativos para conceituar a origem desse fenômeno, suas ocorrências históricas, formas de previsibilidade, orientações de ação e como, em momentos de vulnerabilidade, as comunidades podem se ajudar e se reconstruir, com soluções surpreendentes. Você imagina quantos conhecimentos científicos são mobilizados para responder a todas essas questões?
Além de contextualizar todos os conhecimentos que envolvem a temática de terremotos, a obra promove um aprofundamento nas questões relativas à formação terrestre, à capacidade humana de reinventar padrões de moradia e transporte, bem como expõe os avanços e as transformações que o conhecimento é capaz de proporcionar, demonstrando a capacidade de adaptação e aprendizagem dos seres humanos enquanto comunidade. Terremotos, e toda sua coleção, é uma leitura instigante, informativa e, sobretudo, um convite a conhecer sempre mais dos temas que nos rodeiam.
BNCC
Práticas de linguagem: Leitura/escuta
Unidades temáticas:
Ciências – Terra e Universo;
Geografia – Conexões e escalas;
Formas de representação e pensamento espacial;
História – As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
Objetos do conhecimento:
Pesquisa (EF35LP17);
Compreensão em leitura (EF03LP24);
Características da Terra (EF03CI07);
Paisagens naturais e antrópicas em transformação (EF03GE04);
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vivem (EF03HI02).