Jornada na Terra ao centro de si é uma história em quadrinhos que se aprofunda na personagem Rosa, de O Pequeno Príncipe, clássico francês de Antoine de Saint Exupéry. O próprio gênero literário traduz aos leitores os sentimentos da jovem Rosa em cada momento da história.
A transição imagética entre os quadrinhos deixa evidente o espaço em que a narrativa está acontecendo. Percebe-se ainda que é estabelecida uma comunicação efetiva entre o texto, as ilustrações da obra e o leitor, principalmente no que se refere ao estado de espírito e às intenções da protagonista.
A obra, parte integrante da Coleção B612, guia os leitores à compreensão dos pensamentos mais íntimos de Rosa. Ela se sente solitária, triste, abandonada, insatisfeita e temerosa. Por outro lado, há uma reação, quando a jovem mergulha em si mesma e resgata a autoestima. A obra tem total sinergia com os dilemas vividos na adolescência, período da vida de intensa busca pela consolidação da própria identidade. O trabalho com o gênero literário “história em quadrinhos” foi pensado para ser desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, em composição com outros três livros literários de outros gêneros, com o apoio de três livros de experiências: para o professor, para o estudante e para a família.
Prática de linguagem: Leitura/Produção de texto.
Objetos de conhecimento: