A história de As coisas de que mais gosto, escrita por Sepideh Sarihi e ilustrada por Julie Völk, é uma sensível reflexão sobre o significado de memórias e a importância das coisas que amamos. A narrativa segue uma menina que, ao se mudar para outro país, é desafiada a escolher o que levar consigo. A pequena protagonista enfrenta a dificuldade de deixar para trás itens e pessoas queridas, como sua cadeirinha de madeira, o motorista do ônibus e sua amiga. Apesar da tristeza, ela encontra consolo na ideia de que o mar, que adora, estará sempre presente em sua vida.
O livro é uma ode à resiliência e à capacidade de adaptação. Através de uma linguagem simples e ilustrações delicadas, a obra transmite a mensagem de que, mesmo diante das mudanças, o que realmente importa é o amor e a memória afetiva que carregamos.
As ilustrações de Julie Völk complementam a história com um toque de ternura, reforçando a sensação de calor e conforto que a narrativa proporciona. Uma leitura que, com certeza, toca o coração de crianças e adultos, lembrando-nos da importância das pequenas coisas que tornam a vida especial.
BNCC
Práticas de linguagem: Leitura/ Escuta, Análise linguística e Oralidade.
Objetos de conhecimento: