Ir para o conteúdo
ViaLudica
  • Catálogo
  • Loja
  • Sobre nós
  • Blog
  • Contato
  • Catálogo
  • Loja
  • Sobre nós
  • Blog
  • Contato
cobra 2 1
cobra 2 1 1

Como formar o leitor na escola?  

Lendo histórias e conversando sobre elas em momentos de fruição!   
A leitura na escola vai muito além de decifrar palavras. Descubra como formar leitores autônomos, despertar emoções e tornar a literatura uma experiência enriquecedora desde os primeiros anos. 

A missão de todo professor, ao longo da educação infantil e dos anos iniciais, é formar leitores e escritores autônomos e competentes. Ou seja, estudantes que, ao final dessas etapas, sejam capazes de compreender o que leem, distinguir diferentes gêneros textuais e escolher suas próprias leituras de acordo com sua preferência. Além disso, devem conseguir produzir textos coesos e coerentes, considerando seu público e o objetivo da comunicação.  

Sabemos que, quanto mais assíduo e interessado for o leitor, maior será o seu repertório e conhecimento de mundo. Isso proporciona mais recursos, inspiração e criatividade para que se torne um escritor confiante. Daí a importância de sua formação na escola, por meio da leitura e escuta de histórias. Mas, de quais tipos de histórias estamos falando e que contribuem para esse processo?  

O papel da literatura na formação do leitor  

1

Nos últimos anos, a literatura passou a ser considerada como um fim em si mesma no ambiente escolar. Esse movimento acompanhou o avanço das práticas sociais de leitura e escrita na escola, com o uso de diversos gêneros textuais em propostas de atividades semelhantes ao que fazem os leitores e escritores do mundo fora dela.  

Hoje, o foco de atenção passou a ser a literatura e as aulas para ler, ouvir e conversar sobre o texto tornaram-se sistemáticas, acontecendo ora na sala de aula, ora no pátio ou jardim da escola ou, ainda, em bibliotecas criadas para receber os alunos. Além disso, os acervos foram ampliados e a mediação de leitura tornou-se ainda mais estratégica para engajar os alunos.   

A experiência da criança com a literatura deve ser prazerosa. Mesmo antes da alfabetização, o contato frequente com diferentes gêneros literários desperta sentimentos e emoções como alegria, medo, curiosidade e identificação. Vivenciar esses conceitos é fundamental para o desenvolvimento da escuta ativa, da empatia e da compreensão do mundo ao seu redor.

Dica para professores: crie uma rotina semanal de leitura em voz alta para os alunos. Isso fortalece o interesse e a conexão emocional com os textos.    

O que ler para cada faixa etária?  

2

A partir de 4 anos  

Coleção Emoções: Enfatiza a amizade e a gentileza.    

Chove lá fora: Aborda o tema meio ambiente de forma acessível para essa idade.  

Sugestão de mediação: Após a leitura, incentive as crianças a desenharem sua parte favorita da história ou criar oralmente um final alternativo. Essa prática estimulará a criatividade e a interpretação do texto. 

Dica extra: No catálogo da Editora Via Lúdica, há outros livros infantis recomendados para essa faixa etária que abordam esses e outros temas, como diferenças, emoções, imaginação e arte.   

A partir de 5 anos  

Lobo Breu: Auxilia na elaboração de medos infantis e inclui um roteiro de leitura para professores, com orientações como conduzir a aula antes, durante e após a leitura..  

A partir de 6 anos  

Cisco: Ajuda o leitor a elaborar o sentimento de exclusão.  

Coleção Profissões: Apresenta o cotidiano de diferentes profissões de forma acessível às crianças, com roteiros de leitura específicos para cada título.

A partir de 7 anos  

Minha timidez: Aborda o sentimento de autoestima e as diversas emoções.  

Alegria a cada passo: Explora os temas da amizade, imaginação e pertencimento. Inclui roteiro de leitura em Na Sala de Aula.  

Insetofonia: Explora o tema meio ambiente de modo apropriado para a idade.

A nova bicicleta: Explora a autonomia, aventura e criação de laços afetivos. Conta com um roteiro de leitura para estimular conversas sobre o repertório de cada aluno.  

Sugestão de mediação: Após a leitura de A nova bicicleta, peça aos alunos que compartilhem momentos em que aprenderam algo novo. Essa abordagem ajudará a estabelecer paralelos entre a história lida e suas vivências pessoais

Dica pedagógica: Após a leitura do livro Minha timidez, proponha uma roda de conversa sobre emoções e estratégias para lidar com momentos de insegurança.  

A partir de 8 anos  

A menina com quatro nomes: Aborda o tema da adoção, família, diferenças e respeito. O roteiro de leitura auxilia na mediação do tema em sala de aula.  

Sugestão de discussão: Incentive os alunos a refletir sobre o conceito de identidade e pertencimento a partir da história da personagem.  

A partir de 9 anos

IRENE RI: Explora a estrutura dos palíndromos de maneira lúdica, incentivando a imaginação e o jogo com as palavras.  

A leitura e o desenvolvimento do pensamento crítico  

3

Além de formar leitores autônomos, a leitura na infância contribui diretamente para o desenvolvimento do pensamento crítico. Ao entrar em contato com diferentes histórias, personagens e narrativas, a criança aprende a interpretar situações, questionar contextos e desenvolver opiniões próprias.  

No ambiente escolar, os professores podem incentivar esse processo propondo discussões sobre as histórias lidas. Perguntas abertas, debates sobre os temas abordados e incentivo à argumentação ajudam os alunos a aprofundar a compreensão leitora e conectar o conteúdo literário à sua realidade.  

Dica para professores: após a leitura de um livro, incentive os alunos a formular perguntas sobre a história. Questões como “O que você faria no lugar do personagem?” ou “Essa história poderia ter um final diferente?” ajudam a estimular o pensamento crítico.  

Conclusão 

A formação do leitor é um processo contínuo, que começa cedo e deve ser incentivado diariamente. A leitura infantil não apenas amplia o repertório literário, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a compreensão leitora e a escuta ativa.  

Para apoiar professores nessa jornada, a Editora Via Lúdica oferece um catálogo repleto de livros infantis, além de roteiros de leitura e sugestões de mediação.  

Acesse nosso catálogo e encontre histórias que transformam vidas!  

LIVROS COM 35%OFF

Por Mônica S. Gouvêa, Educadora
Editora Via Lúdica

Destaques

Mergulhe nos conteúdos imperdíveis da literatura infantil! Não perca as novidades que tornam a leitura uma aventura fascinante.

regiane

Formação de Leitores

A curadoria como ponto de partida para formar leitores

Como formar leitores no mundo da pressa e da distração? A curadoria literária pode ser o primeiro passo para encontros potentes com a leitura. Qual o papel das editoras e escolas na missão de formar leitores com senso estético?

Regiane Boainain

high angle view of female teacher teaching schoolkids and sitting on floor of school library

Formação de Leitores

Como formar o leitor na escola?  

A leitura na escola vai muito além de decifrar palavras. Descubra como formar leitores autônomos, despertar emoções e tornar a literatura uma experiência enriquecedora desde os primeiros anos. 

Mônica S. Gouvêa

mae lendo com bebe em casa

Formação de Leitores

Aprendendo com as crianças: três caminhos para gostar de ler

As crianças nos ensinam a ler sem pressa, a explorar histórias livremente e a redescobrir o prazer da leitura.

Renata Coelho

Artigos

Explore nossos artigos envolventes, que trazem reflexões sobre o mundo da literatura. Cada texto é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre diversos gêneros. Venha se inspirar e transformar a leitura em uma verdadeira aventura!

Ver tudo
  • julho 14, 2025

A curadoria como ponto de partida para formar leitores

Como formar leitores no mundo da pressa e da distração? A curadoria literária pode ser o primeiro passo para encontros potentes com a leitura. Qual o papel das editoras e escolas na missão de formar leitores com senso estético?
Leia mais
  • maio 8, 2025

Como formar o leitor na escola?  

A leitura na escola vai muito além de decifrar palavras. Descubra como formar leitores autônomos, despertar emoções e tornar a literatura uma experiência enriquecedora desde os primeiros anos. 
Leia mais

Quer ficar por dentro das

novidades da Via Lúdica?

  • Catálogo
  • Loja
  • Sobre nós
  • Blog
  • Contato
  • Catálogo
  • Loja
  • Sobre nós
  • Blog
  • Contato
  • Catálogo
  • Loja
  • Sobre nós
  • Blog
  • Contato
  • Catálogo
  • Loja
  • Sobre nós
  • Blog
  • Contato
Facebook Instagram Linkedin

Editora Via Lúdica | CNPJ 47.661.609/0001-75

Al. Santos, 122, Cj. 903. Cerqueira Cesar. São Paulo – SP 01418-000.

2025© Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress